Expectativas estão sendo criadas...⌛

Em meio a um 2023 de mudanças climáticas absurdas, a COP28 começará neste dia 30 de novembro com muitas expectativas. Acompanhe com a gente!

O que você vai ler hoje?

🍃O que esperar da COP28 para o Brasil e para o mundo?
💡Google aposta na inteligência artificial para deixar cidades do Brasil mais sustentáveis 
🌍Pautas que impactam, preocupam e inspiram o ecossistema mundial

O que esperar da COP28 para o Brasil e para o mundo?

CLIMA

Imagem | Portal Ivest4News

🌎Nesta quinta-feira (30) começa a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28, e vai até o dia 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. O Brasil estará presente e promete muitas cobranças aos chefes de estado.

  • Mas o que é? De modo geral, o encontro reúne países e líderes de todo o mundo para discutir e apresentar soluções para minimizar os efeitos do aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas. A conferência então é um ponto de encontro formal de todo o mundo para discussões, palestras, acordos e negociações referentes ao clima.

Nesse contexto, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, afirmou que o Brasil irá para cobrar medidas eficazes para combater as mudanças, e não para ser cobrado. Isso porque o país tem tomado a frente nas ações de proteção do meio ambiente, já que “os mais interessados em proteger a floresta, a biodiversidade, os povos originários e o nosso regime de chuvas somos nós”, disse ela em discurso. 🌳

  • Curiosidade: o Brasil já é líder das COPs desde o seu início, já que a primeira conferência aconteceu Cúpula da Terra no Rio de Janeiro, em 1992. Desde então, o país sempre tem apresentado posição de destaque e na abertura em 2023 haverá um discurso do presidente Lula.

☀️Com isso, espera-se que o Brasil leve soluções aos países e líderes presentes, com o objetivo de apresentar alternativas para o desenvolvimento sustentável, destacando práticas já adotadas na agricultura nacional, as estratégias de reflorestamento, produtos de baixo carbono e as energias renováveis.

Assuntos relacionados:

Google aposta na inteligência artificial para deixar cidades do Brasil mais sustentáveis 

BRASIL

Imagem | Exame

🌐Inteligência artificial, fontes de energia renovável e reciclagem são algumas das iniciativas que o Google está adotando no Brasil para diminuir o impacto que as grandes cidades têm no planeta.

  • Contextualizando: a estratégia chega após uma pesquisa que mostrou amadurecimento dos consumidores quanto às pautas de ESG, sendo que 83% valorizam empresas e marcas ligadas à agenda. Com isso, o objetivo é gerar ainda mais engajamento pelo público.

🚦Um dos objetivos do Google é apoiar no planejamento e administração das cidades por meio de dados e apresentação de soluções sustentáveis. Uma dessas soluções é o projeto Green Light que otimiza os semáforos e melhora o trânsito das cidades.

  • Mas qual o impacto? A adoção do semáforo inteligente organiza os cruzamentos otimizando o trânsito e permitindo a diminuição na emissão de CO2. Testes já mostraram uma redução potencial das paradas dos veículos em 30% e a redução das emissões nos cruzamentos em mais de 10%.

Esse projeto já está presente em 70 cruzamentos no mundo, incluindo o Rio de Janeiro, onde também a gigante da internet pretende trabalhar com o Centro de Operações do Rio, o COR-Rio e a plataforma de dados Environmental Insights Explorer (EIE) para identificar oportunidades de redução de gases efeito estufa e poluição.

💡Com isso, a ideia é apresentar soluções mais sustentáveis às cidades, com utilização de energia limpa, transportes mais sustentáveis e construções com maior eficiência energética.

  • Coleta de recicláveis: o Google ainda desenvolveu um mecanismo dentro do Google Maps que pode mostrar os principais pontos de coleta de lixo reciclável no Brasil

Assuntos relacionados:

Pautas que impactam, preocupam e inspiram o ecossistema mundial

MOMENTO 2 EM 1

🌐Confira nosso giro pelo mundo e saiba como as pautas ambientais vêm sendo trabalhadas:

Antártida em risco 🐧

Imagem | Um só planeta

Enquanto no Brasil as pautas ambientais estão gerando soluções a todo vapor, ao redor do mundo nosso ecossistema vem sendo cada dia mais ameaçado: o maior iceberg do mundo se solta pela primeira vez em décadas ameaçando toda a biodiversidade da Antártida

Com quase 4 mil km² de extensão e um trilhão de toneladas, cerca de três vezes o tamanho da cidade de Nova York, ele vem se movimentando rapidamente e um dos medos dos cientistas é que ele fique encalhado na ilha da Geórgia do Sul, gerando ameaça para a vida selvagem da Antártida.

  • Contextualizando: o local é conhecido por ser o lar de uma rica fauna de pinguins, aves marinhas e focas que se reproduzem e se alimentam naquelas águas. Se o iceberg encalhar lá, barraria o acesso dos animais. 🌊

Portugueses dando exemplo ☀️

Em contrapartida à uma notícia que pode ser extremamente prejudicial à Antártida, nossos companheiros portugueses vêm dando exemplo na criação e utilização de energia renovável

Entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro de 2023, Portugal produziu energia renovável mais do que suficiente para atender todo o país, o que significa que os combustíveis fósseis não teriam sido necessários e o valor das taxas pagas pelos consumidores diminuíram drasticamente. 

🌬️As usinas de energia fósseis estavam à disposição para serem utilizadas quando necessário, mas durante seis dias os ventos sopraram favoráveis às fontes de energias eólica, solar e hidroelétrica.

Esse é um passo enorme em direção à meta do país de emissões líquidas zero de carbono até 2050. Com isso, as fontes de energia fóssil estão sendo armazenadas para utilização somente em momentos de emergência ou grande precisão

Assuntos relacionados: