volta ao mundo em 3 notícias

ultimamente as news têm sido bem rapidinhas, né? Mas, só porque elas estão curtas, não significa que não vamos loooonge ao redor do mundo ;)

Brasil dá passo importante com o primeiro centro de hidrogênio verde do país

BRASIL

O Brasil inaugurou seu primeiro Centro de Hidrogênio Verde no campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, um marco importante na transição para uma economia de baixo carbono.

Com um investimento de R$ 27 milhões, o centro conta com laboratórios e áreas de pesquisa focadas no hidrogênio como alternativa energética limpa. 🌱 

A iniciativa é uma parceria entre a UNIFEI, a Fapepe e o H2Brasil, fruto da cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável.

☀️ Alimentado por três usinas solares, o centro consegue produzir 60 metros cúbicos de hidrogênio por hora, suficiente para abastecer até 100 veículos movidos a hidrogênio diariamente.

💧 O diferencial do projeto é o hidrogênio verde, produzido a partir da água usando energia solar, sem recorrer a fontes poluentes, como o gás natural.

Além de gerar hidrogênio verde, o centro promove pesquisas e intercâmbio de informações com universidades brasileiras e alemãs, e oferece cursos de capacitação na área.

Copenhague realiza a semana de moda mais sustentável do mundo

MODA

Photo: Acielle/Styledumonde

Em meio ao glamour e ao consumo rápido do setor, a Semana de Moda de Copenhague (CPHFW) ganhou destaque global com uma proposta ousada: sustentabilidade no centro da passarela.

Desde que Cecilie Thorsmark assumiu como CEO em 2018, o evento se transformou, adotando regras concretas para garantir práticas de menor impacto ambiental.

Ao contrário das semanas de moda tradicionais, a CPHFW exige que todas as marcas participantes:

♻️ Desenvolvam uma estratégia de sustentabilidade, proibindo a destruição de roupas não vendidas e promovendo a transparência sobre a durabilidade das peças;
👗 Adotem práticas de produção conscientes, desde a escolha dos materiais até o ciclo de vida do produto.

O evento se destaca por exigir critérios mínimos de diversidade e igualdade, além de incentivar o consumo consciente. Copenhague prova que é possível repensar a moda e minimizar seu impacto ambiental, atraindo tanto marcas jovens quanto um público internacional que valoriza autenticidade e o design nórdico minimalista.

Barcelona transforma frenagem de metrô em energia para recarregar carros elétricos

ENERGIA

Barcelona está mais uma vez surpreendendo com inovações sustentáveis no transporte público. A cidade ampliou o uso da energia gerada pela frenagem de seus trens para recarregar veículos elétricos na superfície, por meio do projeto MetroCHARGE.

🚆⚡O sistema transforma a energia gerada nas freadas dos trens em eletricidade. A eletricidade gerada é redistribuída para alimentar 33% do consumo do metrô e também para os carregadores de carros elétricos espalhados pela cidade.

Isso resulta em uma redução de 3.885 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a retirar 2.000 carros movidos a combustão das ruas. 🌱

💡 Além disso, Barcelona instalou 15 pontos de carregamento ultrarrápido e 5 centrais solares fotovoltaicas, criando uma rede de energia limpa e eficiente.💰 A economia gerada pelo projeto ajudará a recuperar o investimento de 7,8 milhões de euros em até cinco anos, criando uma fonte adicional de receita para a cidade.

O modelo é inovador e sustentável, e pode ser replicado por outras cidades em busca de soluções energéticas inteligentes e de baixo impacto.