- meionews 🌎
- Posts
- Vai que...
Vai que...
Boa tarde assinantes do meio news... Já tem programação para o final de semana? Para puxar assunto com o crush, compartilhe essa newsletter com ele(a) e já garante o date! Sustentabilidade + Crush = ❤
Olha a energia sustentável de novo!
MUNDO
(Fonte: EGAT)
Mais notícias sobre energia verde, só porque todo mundo adora. A Tailândia inaugurou uma grande usina de energia hídrica e solar, no reservatório localizado em Sirindhorn, na província de Ubon Ratchathani, que fica a aproximadamente 660 quilômetros da capital, Bangkok.
As placas fotovoltaicas foram instaladas sob a superfície da água, assim enquanto a energia solar é captada durante o dia, à noite as turbinas convertem a energia cinética das águas em energia elétrica.
Quer saber direitinho como funciona a hidrelétrica e a solar? Clica aqui.
A usina híbrida e flutuante tem o tamanho de 70 campos de futebol, são 145 mil painéis instalados que geram energia suficiente para abastecer três províncias localizadas ao leste da Tailândia. É muita coisa!
O que mais foi destaque no mundo?
Nem tudo são flores
BRASIL
(Fonte: REUTERS)
Mais uma vez estamos aqui pra falar do desmatamento. No dia 18 de novembro (quinta-feira) foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a taxa de desmatamento da Amazônia. E tá preocupante, hein? SOS
O sistema utilizado para essas medições é o sistema Prodes, que são satélites que monitoram o desmatamento por corte raso na Amazônia Legal desde 1988. No período de 01 de agosto de 2020 até 31 de julho de 2021 (um ano), foram contabilizados cerca de 13.235 km2 de corte raso. O que equivale a pelo menos três campos de futebol.
O que é corte raso? Significa cortar rente ao solo, ou seja, é cortar a vegetação sem arrancar as raízes.
Para colocar tudo em estatística, teve um aumento de 21,97% em relação ao ano passado, que pode parecer pouco, mas que foi o maior desmatamento desde 2006. Continuando nas porcentagens, as áreas desmatadas correspondem a 87,25% dos Estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Mato Grosso. Deu para assustar agora né?
Um pouco de história: para não dizer que não passamos a informação toda, em 1995 teve a maior taxa 29.059 km2, em 2004 teve o segundo maior pico com 27.772 km2, a partir de 2005 as taxas foram caindo, e no período entre 2009 e 2018, o valor ficou estabilizados em 7.000 km2.
Estamos muito perto de um ponto sem possibilidade de retrocesso! E quando isso acontecer vamos nos encontrar em um processo de degradação que não poderá ser revertido ou sequer parado.
O que mais foi destaque no mundo?
Reciclagem a todo o vapor
INOVAÇÃO
(Fonte: Google)
Todo mundo quer uma decoração moderna e bonita, mas e se ela também for sustentável? A empresa Vasap Design está fabricando vasos de jardim a partir de plástico reciclado.
O plástico utilizado é o polietileno, que é o mais comum hoje em dia. Eles utilizam um processo industrial de rotomoldagem para transformar os resíduos de plástico em um novo produto.
Roto… o quê? O processo de rotomoldagem consiste em rotacionar o resíduo em um molde, sendo que ele pode ser aquecido ou não.
A marca tem planos de expansão para 2021, sendo uma matéria prima de vasta opções de modelagem, a empresa pretende produzir outros objetos de decoração e móveis de jardim.
Os vasos são vendidos em todo o Brasil, em lojas de revenda, de móveis ou marketplace. E esse ano A Vasap Design abriu sua primeira loja em Campinas, interior de São Paulo.
Chama o Bombeiro
COMECE POR VOCÊ
Você sabia que: em 2020 foram contabilizados mais de 200 mil focos de incêndio? Você sabia que só no Pantanal houve um aumento de 200% de queimadas?
Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: Chama o Bombeiro
Nós sabemos que você não pode combater queimadas, mas você pode chamar os bombeiros para apagar o fogo. Não jogue bitucas de cigarro pela janela, ajude a conscientizar as pessoas ao seu redor sobre o assunto, não fique calado.
E não se esqueça de postar uma foto no instagram, usando a hashtag #SemQueimada e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!
E o Oscar vai para…
Prêmio bom exemplo
(Fonte: Google)
Se você acha que é tarde demais para ser eco-friendly, dá uma olhada nessa história. Ana Maria Primavesi, natural da Áustria, sobreviveu à Segunda Guerra Mundial após ser presa em um campo de concentração, casou-se com um russo e veio para o Brasil.
Aqui ela utilizou seu conhecimento sobre agricultura orgânica e conseguiu plantar o primeiro trigo brasileiro de qualidade, mesmo em um solo ácido e pobre. Ela foi referência em agroecologia, foi professora na universidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e escreveu o livro Manejo Ecológico do Solo.
Aos 92 anos ela ganhou o prêmio One World Award, considerado o Oscar da agricultura orgânica que reconhece ativistas de todo o mundo. Infelizmente, Ana veio a falecer em 2020 por problemas cardíacos.
Fica aqui a nossa homenagem a essa mulher incrível, jamais será esquecida!