- meionews 🌎
- Posts
- Vai até dia 28 ou 29? 🗓️
Vai até dia 28 ou 29? 🗓️
Hoje poderia ser o último dia de fevereiro, mas esse ano temos mais um dia no mês. Por isso, deixamos aqui um questionamento: o que fazer no dia 29 que só se repetirá daqui a 4 anos?
O que você vai ver hoje?
🚸 Ilha Marajó: entenda melhor os acontecimentos e a situação atual
🌡️Mais perto do sol: Complexo do Alemão ganhará observatório do clima
☀️Marco histórico: Brasil bate recorde na produção de energia renovável
☕Servindo sustentabilidade: café brasileiro é o queridinho da nova legislação de exportação da UE
Ilha Marajó: entenda melhor os acontecimentos e a situação atual
BRASIL
Images | Isto É - Mulher
🏝️Nos últimos dias a Ilha do Marajó tem tomado conta dos assuntos em destaque na mídia por causa de um assunto nada legal: denúncias de exploração sexual de menores na região. Entretanto, o assunto também se rodeou de fake news e por isso, trouxemos algumas atualizações de fontes confiáveis para vocês.
Contextualizando: as denúncias de abusos na Ilha do Marajó chegaram à mídia em 2022 por meio de falas da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. À época, ela não possuía provas e o caso foi tratado como fake news, cabendo uma indenização de R$ 5 milhões à população da Ilha.
Um pedido de socorro: entretanto, na última semana o assunto voltou à tona depois da música “Evangelho de Fariseus”, da cantora gospel Aymeê, viralizar na internet e falar explicitamente sobre o arquipélago e os crimes contra os direitos humanos que lá estavam acontecendo.
🔞A cantora se apresentou em um reality show góspel e após a música afirmou que na Ilha existiam casos de pedofilia, venda de órgão e prostituição de menores. Porém, após a repercussão, 13 promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, responsáveis pelas investigações e denúncias do arquipélago, negaram a existência de crimes relacionados a tráfico de órgãos.
Organizações que atuam há décadas na região, como o Observatório do Marajó e a Cooperação da Juventude Amazônica para o Desenvolvimento Sustentável, também se pronunciaram destacando o potencial destrutivo da divulgação de verdades e mentiras associadas.
🗣️De acordo com as organizações, “vincular de maneira indevida o arquipélago do Marajó com a chaga da exploração sexual infantil é uma distorção sem precedentes. Fato este que gera pânico e vulnerabiliza ainda mais toda a comunidade local”.
Desafios da região: cabe destacar que a região passa por desafios estruturais, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), falta de políticas públicas eficazes, pobreza e falta de acesso a serviços básicos. Essa realidade sim coloca as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Dados: apesar da negativa das autoridades competentes, expandindo o assunto para a situação do Estado, os dados do Ministério Público Federal mostram que o Pará registra cerca de cinco casos de abuso e exploração sexual infanto-juvenil por dia, número muito acima da média nacional.
🚨Outros dados do levantamento dos Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais Brasileiras mostraram que entre 2019 e 2020, o nordeste somou 1.079 pontos de vulnerabilidade.
Portanto, a situação da Ilha do Marajó é grave e preocupante, colocando em risco uma população de mais de 500 mil habitantes. Porém, verdade seja dita: é necessário analisar com cautela todas as notícias que saem na mídia para não reforçarmos a desinformação e aumentar a vulnerabilidade do arquipélago.
Assuntos relacionados:
Festa sustentável: empresa faz gestão de resíduos em eventos
PATROCINADO

Já pensou aproveitar uma festa ou um evento corporativo com a certeza que todos os resíduos sólidos gerados terão uma destinação correta?! Essa é a proposta da Boomerang para solucionar esse problema que é tão presente em nossa sociedade.
Quando pensamos em grandes eventos, também já imaginamos a quantidade de lixo que será gerado, né?! E muitas vezes esses materiais que são recicláveis são levados aos aterros sanitários e não às cooperativas ou indústrias de transformação de materiais recicláveis.
A Boomerang atua na gestão dos materiais descartados em grandes eventos, separando os recicláveis e os orgânicos para dar uma destinação correta a eles. Até mesmo madeira, óleo, lona, eletrônicos, carpete e tecidos ganham destinação adequada com a empresa.
Toda a logística de sustentabilidade para grandes eventos também é feita por eles para maior efetividade na gestão e destinação dos resíduos. Com isso, eles recolheram em 2023 impressionantes 691 mil quilos de resíduos.
Além disso, a Boomerang marcou presença em 2023 nos show do Coldplay, Taylor Swift, no festival The Town, no carnaval de rua do Rio de Janeiro, na maratona do Rio de Janeiro, entre outros grandes eventos de nível nacional.
Exemplos como o da Boomerang mostram como é possível alinhar a sustentabilidade a qualquer área da sociedade, basta organização, dedicação e empenho. Conheça mais as iniciativas da empresa:
Mais perto do sol: Complexo do Alemão ganhará observatório do clima
CLIMA
Imagem | Ciclo vivo
☀️Um dos maiores conjuntos de favelas do Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão, localizado na zona norte e um dos cinco pontos mais quentes da cidade, ganhará uma unidade do observatório do clima. Isso significa um monitoramento mais de perto das altas temperaturas da região.
O objetivo principal da iniciativa é coletar dados do calor para a elaboração de políticas públicas que ajudem a população a passar por esse fenômeno cada vez mais comum no RJ e no mundo.
🌡️O projeto marca uma colaboração entre a prefeitura e as organizações locais, como a ONG Voz das Comunidades, com pesquisadores, estudantes e população. A prefeitura pagará uma bolsa-auxílio para aqueles que colaborarem com a medição das temperaturas de diferentes pontos da comunidade.
A iniciativa no Complexo do Alemão será o piloto para viabilizar a expansão para outros pontos da cidade, como o Complexo da Maré, Pavuna, Irajá, todos na zona norte do Rio, e Campo Grande, na zona oeste da cidade. Os resultados obtidos serão apresentados aos países que compõem o G20 durante uma reunião que acontecerá em novembro na capital.
Assuntos relacionados:
Marco histórico: Brasil bate recorde na produção de energia renovável
VOCÊ SABIA?
💧A produção de energia do Brasil em 2023 bateu um recorde histórico, sendo que 93,1% de tudo o que foi produzido veio de fontes renováveis. Ao todo, o país gerou no ano passado 70.206 megawatts médios de energia a partir das suas usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa.
Os dados foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que analisa o fornecimento de energia no Brasil desde 2013.
Servindo sustentabilidade: café brasileiro é o queridinho da nova legislação de exportação da UE
ESG
Imagem | Um só planeta
☕Os amantes de café podem comemorar: o produto está entre as seis commodities agropecuárias do Brasil analisadas em uma pesquisa do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) que estudou quais delas estavam em maior conformidade com a nova legislação da União Europeia (UE).
Contextualizando: a nova política da UE proíbe a importação de bens oriundos de áreas desmatadas. Além disso, ela exige que os exportadores se adaptem, até o fim deste ano, às regras e comprovar que os estoques não saíram de áreas desmatadas depois de 2020.
🥩Entre as commodities analisadas, a carne bovina se destacou como a pior. A pesquisa também estudou os impactos da soja, dendê, madeira e cacau. O resultado mostrou que o café se destaca, mas é uma parte pequena na pauta de exportação brasileira, compreendendo cerca de 2,154%. Fica pouco abaixo da carne, com 2,795%.
Ainda segundo dados de 2023 da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o principal produto exportado é a soja, com 15,674% do total.
🚛Essa situação deixa o setor cafeeiro pronto para comercializar de forma imediata com a União Europeia, porém sugere que a produção de carne bovina leve mais tempo para adaptação ou seja transferida para a comercialização em mercados paralelos.
O “índice de probabilidade de conformidade”, ou seja, o quanto cada commodity se adequa à nova legislação, atingiu 89% para o café. A soja ficou em 64%, a madeira em 46%, o dendê em 44%, o cacau em 33% e a carne bovina em 30%.
Assuntos relacionados: