- meionews 🌎
- Posts
- Um voto de confiança 🤞
Um voto de confiança 🤞
As pesquisas podem gerar medo e desconfiança, mas são a partir delas que conseguimos desenvolver a humanidade e proteger o meio ambiente. Inspire-se e apoie!
Startup desenvolve embalagens à base de folhas secas
INSPIRE-SE
Imagem | Sacolas Releaf Paper
🍂Um dos grandes problemas da limpeza urbana, além do lixo descartado em locais incorretos (cof, cof 😠), também é a quantidade de folhas de árvores no chão, principalmente em épocas de seca e durante o outono.
Elas geram um grande volume de resíduos orgânicos que poderiam ser reaproveitadas em compostagens, como adubos em canteiros, como enfeites e pasmem: como base de embalagens!
🎁A startup ucraniana Releaf Paper se especializou em fabricar essas embalagens a partir da coleta e tratamento das folhas. Antes de virar embalagens, as folhas passam por um processo químico e são transformadas em papéis recicláveis que podem variar de 70 a 300 gramas.
Isso os torna especiais para confecção de embalagens, principalmente voltados para e-commerce. O melhor de tudo é que as embalagens depois de usadas podem ser recicladas, diminuindo ainda mais os impactos ao meio ambiente.
Contextualizando: a confecção de papel depende do corte de árvores e a utilização de muita água. De acordo com a WWF Brasil, para fabricar uma tonelada de papel é necessário derrubar pelo menos 50 eucaliptos, gastar 100 mil litros de água e consumir 5 mil KW/h de energia.
♻️Mas, para a produção de uma tonelada de papel reciclável, nenhuma árvore precisa ser derrubada, o gasto de água diminui 2 mil litros e o consumo de energia cai pela metade.
O que achou dessa iniciativa? Projetos como esse se baseiam em pesquisas científicas e inovadoras para transformar alguns processos. De acordo com o fundador da startup, Valentyn Frechka, foram anos de pesquisa até encontrar uma alternativa mais ecológica à celulose tradicional.
Por isso, inspire-se nesta iniciativa e apoie a pesquisa para o desenvolvimento sustentável!
Assuntos relacionados: