- meionews 🌎
- Posts
- Um mar de possibilidades 🏄🏼♀
Um mar de possibilidades 🏄🏼♀
Boom dia! Já pensou que um novo dia abre portas para um milhão de novas possibilidades? Tudo é renovável! Bora pra mais um dia de luta, mas antes, vem cá pra eu te contar umas notícias 😉
Boa-fé presumida no comércio do ouro é vetada pelo STF

Vem aí uma nova fiscalização para o comércio de ouro no Brasil.
Sabe aquele jeitinho brasileiro da boa-fé presumida? Bem, no caso do ouro, ela era adotada desde 2013 e a venda do material era bem “tranquila”: o comércio da boa-fé retirava a responsabilidade do vendedor e do comprador de comprovarem a legalidade do metal, já que não era obrigatório a validação das informações.
Segundo especialistas, a prática estimulava o garimpo e comércio ilegal. De acordo com um estudo do Instituto Escolhas, mais da metade do ouro que foi comercializado no Brasil de 2015 a 2020, ou seja, cerca de 339 toneladas, tinha indícios de ilegalidade.
Mas sabe quais as consequências disso? Danos ambientais e humanitários principalmente em comunidades indígenas.
Este fato motivou a urgência em adotar medidas para limitar esta prática. No último mês, Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a prática da boa-fé presumida e agora recentemente, os demais ministros confirmaram a decisão.
Além disso, eles deram um prazo de 90 dias para o Governo Federal adotar novas medidas para o comércio do ouro. O Palácio do Planalto, por sua vez, informou que irá publicar uma medida provisória.
Assuntos relacionados: 👇
Pneus sustentáveis e borracha natural alternativa: as apostas da Bridgestone

O descarte inadequado dos pneus gera muitos impactos negativos para o meio ambiente devido ao seu tempo elevado de deterioração. Isso porque eles foram pensados para serem duráveis e seguros.
Mas já pensou se existisse um pneu com as mesmas características que o original, porém feito com materiais recicláveis e renováveis?
Vamos voltar ao problema: mundialmente estima-se que o mundo descarte entre 1 bilhão a 1,8 bilhão de pneus por ano. Um número assustador que causa poluição do solo, da atmosfera e desequilíbrio nos ecossistemas.
Século 21 e inovações: pensando nisso, a Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus anunciou a produção de uma série de pneus compostos por 37% de materiais reciclados e 38% de materiais renováveis.
E tem mais! Os materiais reciclados vêm de garrafas de plástico para criar borracha sintética e aço reciclado. Além disso, o pneu é o primeiro a utilizar borracha natural derivada de uma nova fonte: um arbusto do deserto conhecido como Guayule e que pode ser facilmente cultivado.
A Bridgestone investiu 10 anos e mais de US$ 100 milhões em pesquisa e desenvolvimento do arbusto como alternativa sustentável e tem como meta a produção comercial da borracha natural até o final da década.
Assuntos relacionados: 👇
Causa animal: decisão liminar proíbe a exportação de animais vivos em navios

Mais uma vitória para as causas animais!
No último mês, a 25ª Vara Cível de São Paulo acatou o pedido do Fórum Nacional de Proteção Animal para a proibição da exportação de animais vivos através de navios e embarcações. O pedido foi protocolado em 2017 e a decisão liminar ainda precisará ser analisada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
A prática é cruel e traz muito sofrimento aos animais que ficam confinados por meses nas embarcações.
Vejamos: em média, o Porto de Santos embarca cerca de 27 mil bois que são distribuídos em aproximadamente 675 caminhões com 40 animais cada. A grande maioria sai do interior do estado e percorrem uma longa viagem de no mínimo 4 horas em pé, sem descanso, comida e água.
Chegando no porto, aqueles que não se machucaram no caminho são encaminhados ao navio e de lá são confinados e atravessam o alto mar por no mínimo 15 dias.
Um relatório produzido pelo Ministério da Agricultura analisou as principais embarcações que saem e chegam no Brasil e descobriu-se que uma das principais utilizadas não possui a mínima infraestrutura para o transporte dos animais.
Portanto, essa sentença é de fato uma vitória que reconhece a dignidade e os direitos dos animais.
Assuntos relacionados: 👇
Expedição marítima que recicla plástico do Grupo L’Occitane aporta no Brasil

Uma embarcação promissora desta vez, eu prometo!
Conheça a Plastic Odyssey, uma iniciativa empolgante que recolhe materiais de plástico, em um barco, e que são transformados em utensílios, móveis, materiais de construção e até biocombustíveis. A embarcação é uma criação de Simon Bernard, engenheiro e oficial da marinha francesa, apoiado e patrocinado pelo Grupo L’Occitane, e pretende percorrer 30 portos, em três continentes.
Relembrar é viver - e se assustar: o Brasil lança, anualmente, cerca de 3,44 milhões de toneladas de plástico ao mar. Cada brasileiro joga, em média, 16 quilos de plástico no oceano.
Pensando nisso, que tal ajudar o meio ambiente e reciclar esse material? O projeto Plastic Odyssey estará no porto do Recife, na ilha do Recife Antigo, até 22 de maio, onde receberá pessoas para conhecer as máquinas que fazem esse lindo trabalho de picotar, lavar e tratar o plástico para reciclagem.
No Brasil, a iniciativa ainda vai treinar 10 pessoas que se tornaram multiplicadores da ideia para conscientizar e mudar o hábitos de comunidades vulneráveis.
E tem mais: além da embarcação, a L’Occitane também age recolhendo embalagens de cosméticos usadas para a reciclagem. Em todas as lojas há um ponto de coleta em que você pode deixar o seu potinho vazio.
Assuntos relacionados: 👇