Um lugar de mato verde...

Vou confessar para vocês: durante a semana é tudo que queremos... Aquele visu para as montanhas rs. Enquanto não chega no final de semana para matarmos nossa vontade, bora saber sobre as notícias!

Biofilme aderente usa suor do corpo para gerar energia

MUNDO

Tecnologia pode ser usada para alimentar dispositivos eletrônicos “vestíveis”.

Aposto que isso já aconteceu com você: sai de casa apressado para academia e ao pegar seu relógio inteligente – que monitora os batimentos cardíacos, os passos e calorias – percebe que o dispositivo está quase sem bateria :( .

Mas calma aiii, isso era um problema, agora não mais, pois com o próprio suor do corpo o relógio pode ser recarregado. Já pensou? 

Parece coisa do futuro, né? Mas, na Universidade de Massachusetts Amherst (UMass Amherst), nos Estados Unidos, isso já é possível. Santa tecnologia! 

A tecnologia foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da universidade, que aproveitou a “enorme e inexplorada fonte de energia” que é a evaporação. 

Mas como funciona? Basicamente, foi criado um biofilme que converte a umidade da pele em eletricidade, sendo capaz de fornecer energia contínua e estável e pode ser usado como um adesivo aplicado diretamente na pele, como um band-aid.

“Esta é uma tecnologia muito empolgante”, diz Xiaomeng Liu, estudante de pós-graduação em engenharia elétrica e de computação na Faculdade de Engenharia da UMass Amherst e principal autor do artigo. “É uma verdadeira energia verde e, ao contrário de outras fontes chamadas de ‘energia verde’, sua produção é totalmente verde.”

Mais uma prova que muito estudo aliado a inovação e tecnologia gera resultados incríveis! Por aqui, seguimos ansiosos para conhecer esse produto!

Fumaça de fogo na Amazônia chega ao Sul e Sudeste do Brasil

BRASIL

No bicentenário da independência, o país é coberto por fumaça das queimadas da maior floresta tropical úmida do planeta.

Não foi só a Esquadrilha da Fumaça que coloriu o céu nos 200 anos da Independência do Brasil. Infelizmente, né?  A cidade de Rio Branco, capital do Acre, está coberta por cinza, mas, diferente das acrobacias aéreas, esta não é nada agradável aos olhos ou à saúde. Trata-se de fumaça das intensas queimadas que ocorrem neste momento na Amazônia e que já cobre mais de 5 milhões de km² do Brasil. Sim, eu disse milhões…

Nas redes sociais circulam imagens de uma Rio Branco escurecida e há relatos sobre o ar sufocante. Não é à toa que, neste feriado (7), foi detectado que a cidade chegou a um pico de 347 microgramas por metro cúbico (µg/m³) de material particulado.

Presta atenção nesses dados impactantes:

  • O nível de poluição do ar é 13 vezes superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

  • Desde 1º de janeiro até 4 de setembro, a Amazônia teve 58 mil focos de queimadas. O registro supera em 20% o mesmo período de 2021. 

A camada de fumaça do fogo começou pelo Norte do Brasil e se espalhou por cidades do Sul e Sudeste, inclusive São Paulo, e chegou até a Bolívia. Ainda que o aspecto não seja visível a olho nu, como o ocorrido em 2019, a nuvem de fumaça é acompanhada por imagens de satélite disponibilizadas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pelo serviço de monitoramento Copernicus, da União Europeia.

O corredor de fumaça é consequência do desmatamento e das queimadas que ocorrem na Amazônia. Em agosto foram registrados 33.116 focos de calor no bioma: é o maior número desde 2010.

Nem só de notícias boas vive a nossa newsletter, né pessoal ?

Humá Cosmética: aquela empresa fora da curva

PATROCINADO

Que você já conhece a Humà e suas linhas de produtos eu já sei, até porque você é um leitor assíduo da nossa newsletter, né? Mas vocês entendem o porquê a marca tomou tanto cuidado na hora de escolher a embalagem de alumínio?

Bora conhecer as  10 razões pelas quais o alumínio é uma escolha de embalagem popular para muitos:

  1. A embalagem de alumínio oferece uma ótima oportunidade para se afastar do plástico. O alumínio é 100% reciclável e reutilizável e é a embalagem mais reciclada da Europa;

  2. Ao contrário de outras embalagens, o alumínio e outros produtos metálicos podem ser reciclados para sempre sem se degradar. De fato, estima-se que 80% de todos os produtos metálicos produzidos no mundo ainda estejam disponíveis para uso;

  3. O alumínio é mais leve do que o plástico ou o vidro, o que não apenas facilita o transporte, mas também economiza dinheiro no transporte, reduzindo sua pegada de carbono;

  4. A embalagem de alumínio oferece uma tela em branco. Se você está procurando uma impressão completa, uma etiqueta ou apenas um logotipo em relevo na tampa, a marca de sua embalagem de alumínio pode ser alcançada facilmente, oferecendo à sua embalagem um acabamento exclusivo sob medida;

  5. O forro na tampa de um frasco de alumínio possui baixa taxa de transição de umidade e protege o produto interno dos elementos reativos do ar, ajudando a reduzir a perecibilidade, mantendo seu produto fresco por mais tempo.

  6. O alumínio é inquebrável;

  7. É um ótimo escudo protetor para o seu produto com seu exterior rígido;

  8. Produtos em embalagens metálicas são vistos como de maior qualidade e luxuosos, tornando-os mais atraentes para os consumidores;

  9. O alumínio é um metal que não enferruja, pois não possui teor de ferro, o que o torna adequado para produtos à base de água e para embalagens para a indústria cosmética;

  10. Também é barato, especialmente quando comparado a outras opções de embalagem do gênero.

Agora tudo ficou mais claro, né? Ficamos impressionados como a Humà Cosmética investiu tanto na qualidade dos produtos, nas escolhas das embalagens e no propósito e valores da marca! Somos apaixonados! 

Se você ainda não conhece.. é a sua chance!

Inspire-se

O dispositivo finlandês que permite obter até 10 mil litros de água potável por dia da água do mar

INSPIRE-SE

A água potável está se tornando um recurso cada vez mais precioso e, nos próximos anos, será cada vez mais difícil tê-la disponível para as necessidades da crescente população mundial. Na verdade, isso já acontece no presente, né? Estamos em uma condição de seca, com água salgada penetrando no fluxo de córregos de água doce, cuja vazão diminuiu consideravelmente devido à ausência de precipitação.

A situação não muda muito se formos para o outro lado do mundo. O continente africano enfrenta a desertificação do seu território, com áreas inteiras outrora florescentes e luxuriantes agora reduzidas a uma extensão estéril de areia.

Pensando em como resolver o problema de abastecimento de água potável, nasceu na Finlândia a empresa Solar Water Solutions , que há alguns anos se dedica à criação de usinas de dessalinização de água do mar econômicas e de baixo impacto ambiental. Seria incrível, né?

O projeto mais ambicioso visa justamente o Quênia, um dos países que mais sofre com a sede de água potável: uma rede de usinas de dessalinização de água salobra capaz de converter entre 7.000 e 10.000 litros de água do mar por dia em água potável.

Trata-se de uma central de baixo custo (não há custos operacionais nem para aquisição de baterias) e emissões zero, pois utiliza energia solar para funcionar, composta por cerca de 200 unidades de dessalinização espalhadas pelo município de Kitui: será capaz de fornecer água potável água para mais de 400.000 quenianos a partir do próximo ano. Projetos que salvam vidas…literalmente!