- meionews 🌎
- Posts
- Um feriadinho faz bem
Um feriadinho faz bem
Hoje é quarta, mas sua cabeça está lá na sexta. Não precisa fingir, nós sabemos que mesmo não tendo a folia, você adora essa data. Entrando no clima, temos até notícia hoje da terra do carnaval, RJ!
Coalas em Apuros
Mundo
Triste saber que o declínio é mais rápido que a ascensão. A Austrália colocou o coala na lista de animais vulneráveis, ou seja, que estão em risco de extinção.🐨
O sumiço dos coalas se deve a doenças, mas principalmente à destruição de seu habitat, que sofreu com desmatamentos, incêndios e secas.
A listagem, teoricamente, deveria ser para que a espécie se torne uma prioridade acima de outras que não estão tão vulneráveis. No ano passado, uma pesquisa apontou que se não houver uma intervenção, os coalas serão extintos em 2050. E não está longe.
Os coalas foram de não listados até vulneráveis em menos de dez anos, e especialistas estão preocupados com seu declínio rápido. É pouco tempo para se acabar com uma espécie inteira.
Estima-se que os incêndios em 2019 e 2020 mataram 5 mil coalas e devastaram 24% de seu território só no país de Nova Gales do Sul. Um grupo de conservadores dos animais afirmaram que agora pode haver apenas 50 mil exemplares de sua espécie.Poxa vida :(
As mudanças climáticas também podem ser um fator agravador dessa situação, já que podem acarretar a diminuição do seu alimento, as folhas de eucalipto, e agravar os incêndios. Sendo assim, atenção redobrada com isso!
Mentira tem perna curta
Brasil
O nariz do Bolsonaro vai crescer - rs. Na última quinta-feira (dia 17/02), o presidente Bolsonaro fez uma declaração à imprensa diretamente de Budapeste, ao lado do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. De acordo com ele, o Brasil não destrói a Amazônia.🤡 Engraçado se não fosse trágico.
Ele comentou que o assunto “Amazônia” surgiu em uma conversa com o presidente húngaro, János Áder. Que, aliás, se tornou uma cobrança intermitente das outras nações desde a ascensão de Bolsonaro à presidência.
Além das cobranças, vem também muitas críticas, já que o presidente não adotou políticas ambientais para a proteção da Amazônia. Ao contrário, a floresta vem batendo recordes de desmatamento. O prêmio não vai agradar ninguém.
No ano passado teve muitos pontos negativos, um deles foi o movimento deliberado de segurar o lançamento de dados de desmatamento para que saísse depois da COP26. Os números foram os maiores desde 2006!
Ainda de acordo com nosso presidente, a Amazônia teve 63% de seu território preservado, sendo que o desmatamento que ocorreu no ano passado foi o maior em 10 anos. Onde está essa área preservada?
Não para por aí! Se você acha que a virada do ano foi boa para a Amazônia, errou. Janeiro teve recorde de desmatamento que superou todas desde 2016, o ano em que o Inep começou a medir.
A disputa pelo nariz maior segue: Pinóquio ou Bolsonaro? risos
Girl Power
ESG
Onde é que estão as mulheres?👩 Dentro dos conselhos de administração de uma empresa. O número de mulheres representam 14%, uma melhora desde o ano passado que era de 11,5%. Mas ainda é pouco.
Um grupo de empresas e especialistas dizem que esse ritmo ainda está muito lento e que devem ser tomadas medidas para a inclusão das mulheres nos conselhos. Feminismo on.
Se continuar assim, o número de homens e mulheres só será equivalente daqui a trinta anos. Grandes gestores estão reclamando que o número está muito abaixo do esperado e o andamento continua muito decepcionante. Ai não dá!
Pensando nisso o Programa Diversidade em Conselho (PDeC), que é sustentado por empresas como B3, IBGC, IFC, WCD e SpercerStuart, publicou uma carta aberta para estimular os conselheiros e controladores dos conselhos administrativos das empresas listadas a incluir mais mulheres. Dá neles.
Tempo foi uma questão essencial, já que em abril começam as assembleias de acionistas que é onde irão decidir os novos membros do conselho. As mulheres não podem ficar de fora.
As empresas, segundo a administradora do PDeC, Adriana, devem incluir o aumento da diversidade como um compromisso formal, com metas claras, e não somente uma promessa oral ou uma boa intenção. Queremos ação.
No ano passado a PDeC publicou uma carta no mesmo tom, e teve uma resposta positiva, apesar de tudo, então esperaremos por mais boas notícias!
Pão de Açúcar verde
Inovação
E o Rio de Janeiro continua lindo ☀. Quem aí é do Rio ou já foi visitar, com certeza já andou de bondinho. Imagina que incrível se ele não prejudicasse o meio ambiente? Pois é real.
O teleférico do Rio de Janeiro vai começar a operar com energia renovável através do Mercado Livre de Energia, e espera-se que sirva de exemplo para outras atrações turísticas.
Mercado Livre de Energia: Também conhecido por Ambiente de Contratação Livre (ACL), é um tipo de espaço de negociação, onde as empresas podem negociar energia elétrica, por meio de contratos.
Mesmo já gastando uma quantidade relativamente pequena de energia, o bondinho vai entrar no mercado e comprar energia proveniente de fontes renováveis, o que ainda vai contribuir para diminuir a emissão de carbono. Só pontos positivos até agora.
Essa não vai ser a única iniciativa verde do parque, além de neutralização de carbono, os projetos incluem uso de painéis solares e sistema regenerativo elétrico, gestão de resíduos sólidos, recuperação e futura conservação da pista Claudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca, além de um projeto de preservação ambiental do MONA (Monumento Natural dos Morros Pão de Açúcar e Urca). Grandes planos! Já estamos ansiosos.
E para alegrar seu dia: O título desta notícia não tem nada a ver com mofo - rs (entenderam? pão + verde = pão mofado - rs)
Se todo mundo ajudar não vai faltar
Inspire-se
Pra quem não está sabendo… Na terça-feira (dia 15/02) tiveram fortes chuvas na região de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A enxurrada levou carros, destruiu lojas e casas. Mais de 180 pessoas morreram, pelo menos 89 ainda estão desaparecidas e mais de 850 estão recebendo ajuda em abrigos de emergência. Tragédia.
Pensando nisso, muitos sites estão recebendo doações. E nós do Meio News vamos te ajudar a doar.
O que posso doar?
Itens de limpeza e higiene pessoal
Água potável.
Colchões e cobertores
Máscaras e álcool em gel
Roupas e agasalhos
Alimentos não perecíveis.
Dinheiro
Onde doar?
Cidade de Petrópolis
Todas as Paróquias recebem roupas e itens de higiene
Centro de Cultura de Pedro do Rio
Centro de Defesa de Direitos Humanos, no Centro
Centro de Defesa dos Direitos Humanos: Rua Monsenhor Barcelar 400, Centro
Igreja Batista Atitude: Rua Quissamã 777
Igreja Católica de São Francisco de Assis: Rua João Xavier, Moinho Preto
Igreja Lagoinha, no Quitandinha
Igreja Metodista Central, na subida da Rua Teresa
Igreja Missões Evangelística Vinde Amados Meus: Rua Bernardo de Vasconcelos 604 , Cascatinha.
Igreja Semeando Avivamento: Rua Dr. Thouzet 10, Quitandinha
OAB: Rua Marechal Deodoro 229, sobreloja, Centro
Pronto Socorro do Alto da Serra: Rua Teresa 1.839, Alto da Serra
Shopping Tarrafas, em Itaipava
Cidade do Rio de Janeiro
Câmara de Vereadores, na Cinelândia
Posto da PF no Santos Dumont
Sede da OAB: Avenida Marechal Câmara, 210
Sede da Ação da Cidadania: Rua da Gamboa, 246, Santo Cristo
Sede da Cedae: Avenida Presidente Vargas, nº 2655
Sede da Seap, na torre da Central do Brasil
Sede da Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá
Sede da ACRJ – Rua Candelária, nº 9 – Centro – no hall de entrada, de 10h às 16h
Outros estados podem fazer doações em dinheiro para o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, segue dados para depósito:
Banco do Brasil
Agência: 2885-1
Conta: 127599-2
CNPJ 27.219.757/0001-27
Vamos ter empatia! Qualquer ajuda é válida!