Trintou bb

E aleluia a vacina chegou para quem tem 30 anos. Você aí já vacinou? Pega só esse conselho do meio news: vacina boa é aquela que tem! Bora de notícias sobre a sustentabilidade

Más notícias para a frozen

MUNDO

O tal do IPCC...De acordo com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), um estudo realizado por centenas de cientistas com relatórios do mundo todo mostra um aumento significativo nas ondas de calor, secas e alagamentos em torno de dez anos. Pode parecer que ainda tem muito tempo, mas os efeitos já começaram. Não reparou que tá um calorzinho, não?

Por que isso está acontecendo? Somos nós!! De acordo com os pesquisadores, essas mudanças climáticas são resultado das ações humanas. Falando em má notícia… já não tem jeito, o nível do mar vai continuar a subir não importa o que façamos, o que significa que as consequências já são um fato.

Maaaas...Nem tudo está perdido. Os pesquisadores conseguiram restringir os dados a uma tabela de monitoramento

  • Por que isso é bom? Porque assim é mais fácil saber qual é o problema e qual grau de negatividade para o planeta

De acordo com eles, o gás mais poluente é o metano. (Quem está com a mão amarela?- rs).

Para combater esse gás é preciso diminuir a emissão de indústrias de petróleo, gás, da agricultura e do cultivo de arroz.

De acordo com o relatório, essa é a previsão da situação aqui na América do Sul

  • Crescimento na duração das secas no Nordeste brasileiro;

  • Aumento no número de dias secos e na frequência das secas no norte da Amazônia brasileira;

  • Número de dias com temperaturas máximas superiores a 35°C na Amazônia aumentarão;

  • Crescimento de secas agrícolas e ecológicas no sul da Amazônia brasileira e em parte do Centro-Oeste;

  • Crescimento da seca, da aridez e/ou das queimadas no sul da Amazônia brasileira e em parte do Centro-Oeste.

A esperança é a última que morre.

O que mais tem de interessante no mundo?

Para onde vai o seu chinelo? 

BRASIL

A famosa marca de chinelos de dedos Havaianas, juntamente com uma startup especializada em resíduos, a TrashIn, anunciou em junho um projeto de um programa global: Havaianas ReCiclo

  • Objetivo: Dar fim correto aos seus antigos pares de havaianas. 

  • Compromisso: Conscientizar seu consumidor sobre a importância do descarte correto dos produtos e garantir seu acesso a essas soluções sustentáveis

A iniciativa foi elaborada como uma solução sustentável aos produtos da marca de sandálias e chinelos, minimizando seus impactos no meio ambiente e estimulando transformações sociais, por meio da economia circular. 

“Qual a importância da economia circular?”

Apenas 3% das 80 milhões de toneladas de resíduos que o Brasil produz são reciclados. Isso responde muita coisa, né?

Nas lojas físicas da Havaianas é possível encontrar as devidas urnas coletoras, que mais tarde serão esvaziadas pela TrashIn, para o devido tratamento de reciclagem para as sandálias.

As havaianas depositadas lá terão 2 destinos:

  •  Serão transformadas em pneus, tapetes de playground, e muito mais.

  • Aquelas que estiverem em bom estado, são doados ao Instituto Tiago Camilo

Toda a rota logística do programa foi pensada para ser carbono zero, de modo que o processo de transporte dos resíduos dos pontos de coleta até as cooperativas de reciclagem não emita gases de efeito estufa.

Obs: As havaianas recusam imitação, mas nós não. Se toda marca quiser imitar, vamos amar - risos 

O que mais tem de interessante no Brasil?

Salvem as nossas abelhas!

INOVAÇÃO

Uma startup israelense, a Beewise, desenvolveu uma colméia computadorizada com inteligência artificial, a fim de monitorar até 2 milhões de abelhas em 24 diferentes colônias. A empresa já arrecadou US$ 40 milhões em financiamento de investidores privados. 

  • Contextualizando: É de conhecimento geral que as abelhas estão sumindo no mundo todo. O número de abelhas caiu drasticamente por causa da agricultura, uso de pesticidas, pragas e mudanças climáticas. 

Como funciona:

O equipamento tem um tamanho de trailer de carga e  por dentro é equipada com um braço robótico que desliza entre favos de mel e é dotado de visão computacional e câmeras. As aberturas com códigos de cores nas laterais permitem que as abelhas entrem e saiam.

Olha que frase ousada do presidente-executivo da Beewise: "Qualquer coisa que um apicultor faria, o mecanismo robótico pode imitar".

Você concorda? Me diz no direct do instagram! 

A invenção vai minimizar o risco de colapso das colméias, inspecionar favos de mel, e relatar riscos de doenças, envenenamento por pesticidas ou qualquer coisa que ameace a saúde da colônia. 

Obs: Por último, mas não menos importante, é preciso lembrar da posição das abelhas no ecossistema, pois são essenciais para a polinização das plantas.

“E por que preciso da polinização das plantas?”

Heeey brooo, Você não come feijão, frutas e  verduras? Não toma leite e se alimenta de algum tipo de carne? Pois é! Todos esses alimentos vêm, de alguma forma, das plantas.

Se queremos mel, temos que cuidar de quem o faz.

Você não tem mais desculpas!

PATROCINADO

Eu  não posso acreditar que você ainda não aderiu aos cosméticos sustentáveis!

Veja bem:

  • De acordo com o panorama de 2019 o Brasil é o quarto país no ranking de maiores consumidores de produtos de beleza e higiene, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Japão.

  • Estima-se que a produção de cosméticos convencionais utiliza mais de 10 mil substâncias químicas em seus processos, os chamados POP’s (Poluentes Orgânicos Persistentes), que demoram muito tempo para se decompor e podem se acumular no organismo humano.

  • 80% do volume de shampoos, sabonetes e condicionados líquidos não passa de… água

Água.. Isso mesmo! Pra que pagar por água se você tem em casa?

Por isso, bora de cosméticos sustentáveis que são muito mais concentrados, naturais, veganos e não testado em animais!

Por isso, apresentamos a vocês a Da horta Cosméticos, uma empresa de Diamantina (Minas Gerais) que produz cosméticos com todas as características citadas acima!⠀

Eles possuem Shampoo, Condicionador, Sabonete, Sabonete de Argila, Creme, Bálsamo Facial e muito mais!⠀

Você sabia que a sua primeira escova de dentes ainda existe?

COMECE POR VOCÊ

As escovas dentes devem ser trocadas a cada três meses, mas elas demoram 500 anos para se decompor. São mais de 21 bilhões por ano de escovas descartadas.

Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: tenha sua escova de dentes sustentável!

Várias marcas de produtos de sustentabilidade, já promoveram a sua própria escova de bambu. Então adquira a sua! 

E não se esqueça de postar uma foto no Instagram, usando a hashtag #EscovaDeMadeira e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!

Vendedor de frutas em semáforo recolhe uma tonelada de lixo do rio.

PRÊMIO BOM EXEMPLO

Fogões, sofás e outros móveis são encontrados em rios e lagos, o que prejudica não só a vida aquática, como o meio-ambiente num todo.

Dois anos atrás Diego Saldanha teve uma ideia, ele criou uma ecobarreira no rio Atuba, em Colombo, cidade de Curitiba, para diminuir a poluição daquele ecossistema. Desde 2017 uma tonelada e meia de resíduos já foram retidos.

O homem já recolheu mais de três toneladas de resíduos desde que sua criação começou a funcionar. Quer saber mais sobre essa história? Vamos contar tudo no nosso Instagram.