- meionews 🌎
- Posts
- sustentabilidade em jogo
sustentabilidade em jogo
Literalmente! Sabia que até os jogos digitais podem contribuir para a conscientização sustentável? Vem que o meionews te explica
O que você vai ler hoje:
🔌 Futuro elétrico avança devagar no Brasil: apenas 1% dos carros saíram da tomada
🎮 Salve o planeta jogando: Fortnite lança batalhas climáticas
📱 Destaque da rede vizinha
⛪ Vaticano coloca em prática legado ecológico do Papa Francisco
Futuro elétrico avança devagar no Brasil: apenas 1% dos carros saíram da tomada
TECNOLOGIA
Mesmo com milhões em investimentos, incentivos de aplicativos e campanhas que prometem um futuro mais limpo, os carros elétricos ainda não conquistaram espaço no Brasil. Hoje, representam apenas 1,3% da frota de 1,5 milhão de veículos cadastrados em plataformas de transporte como Uber e 99.
A promessa era de uma revolução verde, silenciosa e veloz. Mas, na prática, a mobilidade elétrica no Brasil ainda engatinha e segue presa na tomada🔌.
Desde 2022, a 99 aposta na Aliança pela Mobilidade Sustentável, reunindo 23 parceiros e anunciando mais de R$ 330 milhões para acelerar a transição. Além disso, motoristas recebem subsídios, apoio para instalar carregadores residenciais e até bonificações nas corridas feitas com elétricos.
Os desafios, no entanto, continuam: alto custo de compra, falta de infraestrutura pública, dúvidas sobre revenda, tempo de recarga e autonomia limitada. Para motoristas, isso significa contas que nem sempre fecham no fim do mês; para passageiros, tarifas que ainda não refletem os benefícios prometidos. Enquanto Europa e China já tratam os elétricos como rotina, por aqui o futuro segue em modo teste.
Salve o planeta jogando: Fortnite lança batalhas climáticas
MEIO AMBIENTE
O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, acaba de lançar um novo mapa que convida os jogadores a se tornarem "Guardiões do Futuro" em uma jornada coletiva de proteção do planeta. Essa iniciativa inédita da Fundação Grupo Boticário visa ampliar a conscientização ambiental, transformando cada partida em um gesto simbólico e prático de cuidado com o meio ambiente.
O novo mapa apresenta sete ilhas temáticas, cada uma afetada por um evento climático extremo diferente, como enchentes, secas, incêndios florestais e deslizamentos. Os jogadores são desafiados a realizar tarefas como despoluir rios, restaurar encostas e recuperar recifes de corais, promovendo soluções baseadas na natureza.
O mapa traz elementos exclusivos: o robô Boti Bot, que orienta os jogadores com dicas de preservação, e capivaras, que surgem como mascotes simpáticos em algumas etapas e na comunicação visual da campanha.
O QG arborizado da Fundação, serve como zona de respiro antes que os times, compostos por até oito pessoas, retornem às missões
🗨️ Ao integrar questões ambientais em um jogo amplamente acessado por jovens, a Fundação Grupo Boticário busca despertar a próxima geração para a importância da preservação ambiental.
Destaque da rede vizinha
Vaticano coloca em prática legado ecológico do Papa Francisco
MEIO AMBIENTE
O Vaticano inaugurou o Borgo Laudato Si’, em Castel Gandolfo, transformando em prática os princípios defendidos pelo Papa Francisco em sua encíclica de 2015. Com 22 hectares, o espaço funciona como exemplo de sustentabilidade: estufas com energia solar, irrigação inteligente, coleta de água da chuva e política de “zero plástico”.
O centro é um laboratório vivo de práticas ambientais. Jovens, refugiados, pessoas em situação de vulnerabilidade e até executivos podem aprender técnicas de agricultura orgânica🌿, vinificação, colheita de azeitonas e gestão sustentável. As atividades incluem também workshops, visitas guiadas e treinamentos práticos sobre gestão de recursos naturais e produção agrícola sustentável.
A produção da horta, das vinhas e do pequeno rebanho bovino será vendida localmente, garantindo autonomia financeira💰 ao projeto.
Inaugurado pelo Papa Leão XIV, o espaço reforça que fé e ecologia podem caminhar juntas. O Borgo Laudato Si’ busca apresentar práticas sustentáveis replicáveis, servindo como referência concreta de agricultura ecológica e gestão ambiental dentro do Vaticano.





