Sorria, você está sendo filmado

É segunda-feira mas não se desanime, sorria mais. Um sorriso transforma o seu humor. Se não acordou bem hoje, faça você mesmo desse, um bom dia.

Eu sei que existe uma ilha…

MUNDO

(Fonte: Forbes)

Se você não conhece o bilionário Richard Branson, a gente te apresenta. Ele é o fundador da Virgin Galactic, uma empresa de voos espaciais. Sim, nós estamos falando de foguetes e espaço sideral. Fornece voos para turistas e lançamentos para missões espaciais. O homem é chique demais.

Como todo bom bilionário, fundador de alguma empresa extraordinária, ele tem uma ilha particular, a Necker Island, considerada uma das mais sustentáveis do mundo (tem nada de sonífera - rs). Localizada nas Ilhas Virgens Britânicas, foi adquirida em 1970, e é onde o empresário reside até hoje O que tem na ilha:

  •  Diversos meios de preservação ambiental;

  •  Carros elétricos;

  •  Energia solar e eólica;

  •  Programa de preservação de espécies selvagens ameaçadas de extinção. 

Todas essas mudanças na ilha foram feitas em 2017, depois da passagem do furacão Irma, que devastou o lugar. Já que era necessário começar do zero, o bilionário viu a possibilidade de transformar a ilha e investir em ações mais sustentáveis e ecológicas. A meta é que a Necker Island se torne carbono zero até 2030.

  • Pausa para o contexto: carbono neutro ou carbono zero é algo que emite zero por cento de gás carbônico, o famoso CO2.

E não para por aí... ele ainda decidiu inovar na fabricação de uniformes espaciais, foram feitos de garrafas plásticas recicladas e resíduos marítimos. Elas foram feitas em parceria com especialistas da marca Oceanя que transformam resíduos em roupas ecologicamente corretas. 

O uniforme sustentável foi responsável por evitar que quase 20 mil garrafas plásticas fossem para aterros sanitários. E o processo de reciclagem ainda requer 86% menos água e 70% menos energia do que o processo de fabricação de poliéster comum. 

O que mais tem de interessante no mundo?

Fernando de Noronha voando mais uma vez 

BRASIL

(Fonte: Rotanoronha)

Você que já é assinante assíduo do Meio News deve lembrar que nós já te contamos coisas ótimas sobre esse arquipélago maravilhoso. Se você não lembra, não faz mal, trouxemos aqui uma notícia ótima que vai compensar o estresse da segunda-feira e relembrar que todos nós temos o compromisso de fazer do nosso mundo um lugar melhor. Vamos lá! 

A Gol linhas aéreas fez um anúncio, no dia 10 de agosto desse ano, dia do 518° aniversário de Fernando de Noronha. Pela primeira vez no Brasil, todos os voos de ida e volta da companhia, da ilha até Recife vão ser carbono neutro! 

Essa é uma parceria entre a Gol e a MOSS, que é uma plataforma de crédito de carbono. 

Zoom in: Créditos de carbono são certificados emitidos para a empresa ou para a pessoa responsável por reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Eles são usados como moeda entre os países para atingir a meta de redução de gases, além de contribuir para a sustentabilidade no mundo todo. 

Por isso, todos os passageiros têm o direito de resgatar com a MOSS o certificado relativo ao seu voo, e ainda recebem um convite para participar dessa causa. Os clientes serão capazes de comprar o MCO2 para ajudar a neutralizar outras rotas. E isso já está acontecendo desde o dia 5 de junho deste ano. #MeuVooCompensa 

Mais da metade da emissão de gases de Fernando de Noronha vem do transporte aéreo, já que é o principal meio de entrada. Quem aí lembrou que se trata de uma ilha? A Gol, hoje, é autora de um voo por dia, ida e volta, e ela ainda explicou que a cada viagem são liberados em média 14,18 toneladas de gás carbônico. 

Da uma olhada na declaração dela:

  • "... a cada 25 idas e voltas garantiremos um hectare de Floresta Amazônica preservada. Só no primeiro semestre de 2021, a Gol transportou 35 mil passageiros para Noronha, além de 89 mil quilos de cargas diversas e essenciais".

Mandaram bem nessa, né?

O que mais tem de interessante no Brasil?

Sustentabilidade ecológica 🤝 social

INOVAÇÃO

(Fonte: Ciclovivo)

Dois jovens designers industriais do Quênia fundaram uma startup sustentável para que aqueles que precisam de prótese, tenham uma opção viável e de baixo custo. Fabian e Simon criaram a Projeto Circleg, que fabrica prótese de perna a partir de resíduos plásticos reciclados. 

E não é que os jovens são mesmo o futuro?

Dá uma olhada nessa estatística: 1 em cada 10 pessoas tem acesso a próteses e dispositivos de assistência adequados. 

A inspiração deles é em utilizar as suas habilidades para ajudar as pessoas, causando um impacto positivo nelas mesmas e no meio ambiente, visando a inclusão social. O seu objetivo é tornar as próteses acessíveis a todos. 

Essa é uma iniciativa que aborda não só a sustentabilidade ecológica, mas também a sustentabilidade social que é a preocupação e cuidado do bem-estar das pessoas, e a geração de empregos nos países menos desenvolvidos. E para ajudá-los é preciso compartilhar a sua história.

  • Eles ainda declaram: "Quanto mais as pessoas souberem sobre os desafios do cuidado protético e os problemas que muitos amputados enfrentam em suas vidas, mais consciência é criada e mais prosperaremos em uma sociedade inclusiva."

Incrível né?! Você pode ajudar divulgando essa iniciativa para outras pessoas ou doando diretamente no site. Saiba um pouco mais sobre o projeto!

OLHA A ONDA, OLHA A ONDA …🌊

PATROCINADO

Imagina uma empresa que possui uma equipe preocupada com sustentabilidade, que possui produtos veganos, hipoalergênicos, produtos de limpeza ecológico, produzidos 100% a partir de ingredientes naturais. Parece um sonho? Sim, mas é a realidade.

Conheça a ONDA ECO: Mais que uma marca de  produtos de limpeza ecológicos, um movimento.

A empresa é formada por uma onda de pessoas preocupadas com o meio ambiente e defensoras da sustentabilidade. Os seus produtos oferecem diversas soluções diferentes para a limpeza da sua casa como:

  • Lava Roupas, Multiuso, Limpa Vidros, Lava Louças, Água Perfumada de passar, entre outros...

Tem como melhorar? Sim.

As embalagens dos produtos de limpeza ecológica possuem o Selo Eu Reciclo, pois são feitas de plástico reciclado, retirado do litoral e dos oceanos. ISSO MESMO, DO OCEANO.

Contextualizando:

Segundo o Estudo da Oceana, o Brasil é responsável por pelo menos 325 mil toneladas de embalagens plásticas descartáveis que são levadas a partir de fontes terrestres tais como lixões a céu aberto e descartes inadequados.

A empresa realiza a coleta de lixo através de cooperativas parceiras e produz as próprias embalagens a partir da resina do plástico coletado. Além da reutilização, existem pontos de coleta para o retorno de nossas embalagens. A famosa economia circular que tanto amamos.

Vale ressaltar: A cada 25 embalagens de 500 ml ou de 15 de 1 l equivale a 1 kg de plástico reciclado reciclado do litoral e do oceano.

ONDA ECO: Uma empresa que se preocupa com o processo do começo ao fim. Entre nessa onda e faça eco com a gente!

Siga eles no Instagram. Limpe sua casa sem sujar o planeta!

Comece por você 

Você sabia que uma pessoa sozinha, ao longo de 5 anos pode descartar em média 3.650 canudos? São 730 canudos por ano e por pessoa! É muita coisa.

Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: tenha o seu próprio canudo sustentável!

Ou simplesmente não use canudo de plástico. Tente outras opções, são tantas hoje em dia, vidro, metal, papel, a escolha é sua.

E não se esqueça de postar uma foto no Instagram, usando a hashtag #SemCanudo e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!

Sonhadoras Afegãs criam ventilador pulmonar para salvar pacientes com COVID-19

PRÊMIO BOM EXEMPLO

Cinco jovens afegãs, alunas do ensino médio, com idades entre 15 e 19 anos, tiveram a oportunidade de participar da Equipe de Robótica para Meninas Afegãs, e elas se juntaram para criar um ventilador pulmonar de baixo custo para ajudar os pacientes acometidos pelo Corona.

O dispositivo ainda não é capaz de substituir um ventilador profissional, mas pode ser usado como pré-tratamento, aumentando as chances de sobrevivência.

Quer saber a história completa? Hoje às 17 horas, iremos postar no Instagram tudo sobre esse projeto incrível. Clique aqui e siga a gente no Insta.