- meionews 🌎
- Posts
- Sonhe, sonhe, sonhe...
Sonhe, sonhe, sonhe...
Você já foi criança um dia, cheia de sonhos e esperanças. Então nesse dia das crianças, liberte a sua criança interior, sonhe alto, aproveite as pequenas coisas, seja grato. A é feita de momento!
Não adianta chorar sobre o óleo derramado
MUNDO
(Imagem: G1 / Reprodução)
Mais uma catástrofe ambiental para a nossa conta. No último sábado, (dia 02 de outubro), houve um rompimento no oleoduto localizado na costa da Califórnia. Mais de três mil barris, o que seria em torno de 474 mil litros de petróleo, foram lançados ao mar. A cidade mais afetada foi Huntington Beach que fica a aproximadamente 65 km da capital, Los Angeles.
Além de causar a morte de vários peixes e pássaros, as algas também ficaram cobertas de óleo, uma investigação para descobrir a causa do rompimento está em aberto, e foi solicitado pela deputada republicana Michelle Steel, ao presidente Joe Biden ajuda financeira para reparar esse incidente. Ajuda aí Biden.
Mas o que exatamente acontece quando cai óleo no mar? Listamos abaixo algumas consequências disso:
O óleo impede que a luz do sol penetre, atrapalhando a fotossíntese das algas e fito plânctons;
O óleo pode intoxicar os animais afetando diretamente seu sistema nervoso;
As aves que entram em contato sujam suas penas de óleo, o que prejudica seu equilíbrio térmico, que pode levar à morte;
Os humanos também podem ser afetados, se por acaso ingerirem um animal infectado pelo óleo pode causar sufocamento, falta de ar, irritação nos pulmões e danos neurológicos.
A prefeita de Huntington Beach, disse em entrevista que esta catástrofe ambiental, está em vias de se tornar um verdadeiro desastre ecológico.
Para se ter noção: O maior desastre da história dos Estados Unidos em uma plataforma, aconteceu em 2010, causando a morte de 11 pessoas, e o derramamento de 750 milhões de litros de petróleo.
A área afetada se estende do píer da cidade até Newport Beach, um lugar frequentemente visitado por banhistas e surfistas. De acordo com o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, está proibida a pesca neste local. Até porque, agora os peixes não só estão mortos, mas contaminados.
O que foi mais relevante no mundo?
Botando o pé na estrada
BRASIL
(Imagem: Edson Lopes Jr | SECOM)
Andar a pé não faz bem só para o ambiente, também é bom para a saúde. Pesquisas indicaram que nessa pandemia as pessoas optam mais por sair a pé.
Vamos de números... No ano passado 41% dos paulistas saíram a pé, já em 2021 este número subiu para 57%. Mas, ao mesmo tempo, o uso de transporte coletivo diminuiu.
Por que isso aconteceu? Acredita-se que o medo da contaminação e a dificuldade econômica contribuíram para essa mudança de meio de transporte.
Não é surpresa para ninguém que a economia não vai nada bem, os preços estão muito altos, para salários muito baixos. E este foi um fator decisivo para as caminhadas. Afinal de contas, andar não custa nada.
Apesar de ser um meio de transporte muito utilizado, o ônibus e outros transportes públicos, se tornaram uma referência de disseminação do vírus, já que várias pessoas utilizam o veículo todos os dias, o que torna a contaminação mais perigosa. Use máscara, hein?
Além de tudo isso, ainda tem o fato de o combustível ter aumentado nos últimos tempos, devido ao preço do barril de petróleo e a alta taxa da cotação do dólar os preços estão lá em cima. O que colabora para a decisão geral de deixar o carro na garagem e ir a pé. Gasolina a 7 reais não é brincadeira.
O que foi mais relevante no Brasil?
O poder da reciclagem
INOVAÇÃO
(Imagem: Molécoola | Reprodução)
Fazer o bem e ainda pagar mais barato? Uma startup brasileira chamada Molécoola fez um aplicativo que permite ao usuário trocar materiais recicláveis por pontos, que podem ser usados para resgatar produtos.
O objetivo?Estimular a coleta seletiva e o descarte ecologicamente correto dos resíduos, além de empregar e treinar pessoas em situações de vulnerabilidade social e econômica.
É preciso se cadastrar no site ou no aplicativo da startup, e levar os materiais para um posto de coleta, que pode estar em supermercados e varejos.
Como funciona?A embalagem deve estar limpa e seca, e separada em categorias vidro, plástico, papel, metal, entre outros. Cada material gera uma pontuação diferente, e posteriormente pode ser revertida em produtos, descontos, benefícios e serviços de empresas parceiras, sem necessidade de gastar dinheiro. Faz bem para o mundo e para o seu bolso.
O aplicativo também disponibiliza dicas de reciclagem, separação correta do lixo, e até treinamentos mais especializados.
Quais materiais eu posso levar?
Vidro: Garrafas de cerveja, potes de conserva.
Papel: Caixas de papelão, cadernos, folhas de desenho,o rolo do meio do higiênico, jornal, revistas.
Plástico: Embalagens de salgadinho, garrafa pet, sacos plásticos, frascos de shampoo.
Metal: Latas de refrigerante e cerveja, latas aerossol vazias.
Eletrônicos: Celulares, tablets, impressoras, notebooks, secador de cabelo, aspiradores de pó.
Eletrodomésticos: Geladeiras, microondas, fogão, máquina de lavar.
Outros: Caixas laminadas, como leite e suco, pilhas e baterias (exceto de níquel-cádmio), óleo de cozinha, lâmpadas (exceto fluorescentes tubulares).
Quais materiais eu não posso levar?
Lixo orgânico: Resto de comida, cascas de frutas e legumes, cascas de ovo.
Rejeitos: Lenços, papel higiênico, camisinha, absorventes e guardanapos de papel.
Outros tipos de papel: Carbono, celofane, encerados ou plastificados, fotografias.
Madeira: Móveis em geral, como cadeiras, mesas, camas.
Outros: Isopor, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos, roupas e tecidos.
As estações de troca existem em São Paulo, Distrito Federal e Espírito Santo! Já estamos ansiosos para as estações de coleta chegarem no Brasil todo!
Faça sua própria horta orgânica
COMECE POR VOCÊ
(Fonte: Imagem| Reprodução)
Você sabia que o agrotóxico mais usado atualmente no Brasil, está envolvido de alguma maneira em pelo menos 503 mortes infantis por ano? Você sabia que no ano de 2017 foi calculado o uso de mais de 550 mil toneladas de agentes químicos em plantações?
Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: Faça sua própria horta orgânica.
Não precisa ser nada muito elaborado, um potinho com terra e umas sementes já são um ótimo começo.
Será uma opção muito mais saudável e muito mais gostosa, além da prática da jardinagem ser terapêutica. Você pode montar a sua horta de acordo com os seus próprios gostos, e existem muitas dicas para iniciantes na internet (Veja aqui!).
E não se esqueça de postar uma foto no Instagram, usando a hashtag #HortaEmCasa e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!