- meionews 🌎
- Posts
- Setembro ta aí
Setembro ta aí
4 meses para acabar o ano! Já fez suas metas e objetivos para finalizar 2022 com chave de ouro? Ainda está em tempo! Tire o dia de hoje para se organizar, mas antes, bora de notícias!
Banheiro sustentável utiliza areia em vez de água
MUNDO
Faça suas necessidades em paz…rs
Batizada de Sandi, a solução sustentável para países de baixa renda que sofrem com a falta de saneamento básico foi desenvolvida pelo o jovem designer Archie Read. O vaso sanitário é feito de areia ao invés de água, e deve ter capacidade de 30 litros de resíduos líquidos, o que equivale em média excrementos de até três dias para uma família de sete adultos. Muita coisa, né?
O protótipo de Read seguiu os seis princípios fundamentais da metodologia do design total: a necessidade e o problema do usuário, a especificação da aparência do produto, o design conceitual, os detalhes, os processos de fabricação e a parte de vendas após a produção.
Como funciona?
Sem custos operacionais, o vaso funciona por meio de uma descarga mecânica, que utiliza uma esteira transportadora que move os resíduos do vaso sanitário para um armazenamento que fica abaixo do corpo.
Depois de fixá-lo no chão, o produto deve ser preenchido com areia e já estará pronto para uso. Ao encher o corpo, o material deve se mover para dentro de uma tigela, assim, o usuário libera seus excrementos e, ao utilizar a descarga, espera que a areia empurre a sujeira para dentro da escotilha que passa pelo armazenamento abaixo.
Além disso, o designer colocou uma divisória para separar o líquido do sólido, pensando que o usuário pode utilizar as fezes como adubo, uma vez que não estarão contaminados com urina.
Estações do metrô do RJ terão máquinas para coleta de recicláveis
BRASIL
A sustentabilidade sendo inserida no nosso dia a dia… Para ampliar a coleta de recicláveis, 20 máquinas Retorna Machines serão instaladas em diferentes estações do metrô no Rio de Janeiro para a coleta de embalagens de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida. As máquinas foram instaladas em pontos estratégicos das estações para incentivar a população a descartar corretamente embalagens recicláveis, fomentando a educação ambiental e a economia circular. Maravilha pessoal!
Já quer participar né? É fácil! É necessário que o usuário crie uma conta digital Triciclo pelo site ou aplicativo. A conta é gratuita e vai contabilizar tricoins, pontos do programa de coleta que podem ser trocados por benefícios. Para acumular pontos, basta depositar as embalagens na máquina. Tecnologia aliada a sustentabilidade a gente vê por aqui!
Deve estar se perguntando os benefícios ne? Bom, os pontos gerados pelo descarte correto de embalagens podem ser trocados por:
Créditos para desconto na conta energia;
Recarga de celular;
Transporte público.
Além disso, é possível resgatar os tricoins, em dinheiro, por meio da conta do Pag Bank.
A instalação das máquinas Retorna Machine é uma parceria entre a Ambipar Triciclo, Braskem e o MetrôRio.
Parte do material coletado será destinado às empresas da Ambipar para o processo da logística reversa. Os resíduos de polietileno (PE) e polipropileno (PP) serão encaminhados à Braskem, que ficará responsável pelo encaminhamento dessas embalagens para a reciclagem e transformação em resinas recicladas pós-consumo. Projetos como esse deveriam se estender para todo o Brasil, concorda?
Foi aqui que pediram cosméticos sustentáveis?
PATROCINADO
Foi.. foi aqui e em todo lugar que nós vamos!
Você já reparou que quando anda cheirosa e com o cabelo naquele brilho todo mundo te pede indicação?
Por aqui não é diferente… Optamos por Humà Cosmética e por onde andamos falamos da marca, pela qualidade do produto (óbvio), mas também por ser uma empresa que acredita que o processo de busca pela beleza tem que ter forte comprometimento com a saúde.
Os produtos Hummá são compostos de ingredientes de origem e tecnologia vegetal e utilizam nas embalagens processos e matérias de mínimo ou nenhum impacto ambiental.
Bora falar um pouco da linha que estamos usando por aqui!?
Shampoo Utopia HUMÀ para cabelos secos, foi desenvolvido com extrato de linhaça e complexo Bio restore, ativos que repõe todos os elementos necessários para um fio saudável. Limpa os fios delicadamente mantendo a umectação natural. Recupera a hidratação e proporciona maior suavidade ao cabelo. Tudo isso sem tirar a leveza, maciez e balanço natural.
Condicionador Utopia HUMÀ para cabelos secos, foi desenvolvido com extrato de linhaça e complexo Bio restore, que são fontes de lipídeos com a ceramidas, que está presente no óleo de linhaça e ajuda a formar uma capa protetora nas fibras capilares, mantendo as cutículas seladas. A vitamina E também está presente nesses ativos uma poderosa combatente da quebra dos fios. Age na fibra capilar para repor os nutrientes perdidos por causa do ressecamento. Oferece hidratação deixando os cabelos flexíveis, macios e com brilho.
Os benefícios são visíveis!!
Grupo constrói abrigos para cães de rua com outdoors reciclados
INSPIRE-SE
Por mais ideias assim…
A Tailândia, assim como muitos países, tem um grande número de cães de rua, os quais ficam expostos a condições climáticas diversas, a acidentes e a abusos. Segundo uma pesquisa do Departamento Tailandês de Desenvolvimento Pecuário de 2016, a população desses animais, nessa nação, era de 750 mil indivíduos. Aqui no Brasil também não fica para trás nesses números, né?
Pensando em ajudar esses bichinhos que ficam vagando pelas ruas, sobrevivendo a duras penas, o grupo comunitário tailandês, Stand for Strays, criou abrigos funcionais feitos de outdoors reciclados. A estrutura é simples, mas protege os animais tanto da chuva quanto do calor intenso. Simples para uns, essencial para outros…
O único problema encontrado pelo estudante são os custos de produção, que se apresentaram quatro vezes maiores do que os planejados. Custando 72 dólares por unidade, ele planeja conseguir investimentos de empresas do segmento para a iniciativa realmente sair do papel e receber mais visibilidade. Bora investir gente… ideia boa é ideia colocada em prática!