Sempre agradável

Quase boa tarde assinantes do meio news! Como somos sempre agradáveis, semana que vem não precisa abrir seu e-mail no feriadão.. Enviaremos a meio news na segunda-feira! Fiquem atentos!!!

Mc vegano feliz? 

MUNDO

(Imagem: EuroNews | Reprodução) 

Quem disse que veganos não podem comer McDonald's? A rede de fast food com sede nos Estados Unidos lançou no Reino Unido e na Irlanda, o McPlant Burger, um hambúrguer totalmente à base de plantas. Os veganos agradecem por essa novidade. Afinal quem não gosta de um hambúrguer?

O sanduíche ficará alguns dias como teste, e se for sucesso a receita será compartilhada para as filiais do mundo todo. Ansiosos? 

Boatos de que levou nada menos do que três anos para aperfeiçoar a receita, sendo que o hambúrguer é feito de ervilha, côco, batata e suco de beterraba. Será que vai parecer com o gosto de carne? 

O McPlant também será preparado separadamente, para que não haja nenhum risco de contaminação. 

  • Mas como assim contaminação? Calma que não é esse tipo de contaminação que você está pensando, é só uma precaução para que o sanduíche vegano não entre em contato com nenhum tipo de produto de origem animal.  

A "carne" do sanduíche vegano, você já ouviu enunciado mais contraditório? (risos), é feita pela Beyond Meat, exclusivamente para o nosso amado fast food, e ainda leva a certificação da Sociedade Vegetariana. 

E ainda não acabou, a Beyond Meat e o McDonald's fizeram um acordo em fevereiro para produzir o McPlant, e explorar maneiras de desenvolver mais produtos veganos, desta vez inspirados em frango, porco e ovos. Podemos esperar por mais novidades veganas. Vamos ver o que mais vem por aí. 

Você sabia que esse não foi o primeiro hambúrguer de planta? Já teve o hambúrguer plant-based PLT (planta, alface e tomate), porém não era tecnicamente vegano, por ser feito com queijo e maionese. Ele foi testado no Canadá, mas foi removido de menu e não há possibilidade de retorno. 

O McPlant também foi lançado na Áustria, Suécia e Dinamarca porém não é totalmente vegano, tendo na sua composição queijo e maionese. Vale a pena lembrar para que você fique atento sobre a preparação do hambúrguer. Verifique antes se é realmente vegano.

O que foi mais relevante no mundo?

Cada gota conta…

BRASIL

(Imagem: EuroNews | Reprodução) 

Por que desperdiçar a água que cai do céu? Foi aprovado em uma sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, um projeto de lei que prevê a instalação de um sistema de coleta de água da chuva. O objetivo, além de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, é reduzir os impactos causados pela crise hídrica.

  • Se você ainda não está por dentro: Crise hídrica é como os especialistas estão chamando esse período de seca dos reservatórios de água do país, que estão em níveis cada vez mais baixos, acarretando não só a falta de água, mas também de energia elétrica.

A instalação desse recurso será feita em reformas de prédios já existentes e obrigatório em novas construções, a fim de que o projeto já tenha um sistema de captação de água. 

A água da chuva será usada para fins diversos e os parlamentares pensam que a utilização dela será muito importante para a economia do Estado em demanda de água, mas também seria um ótimo benefício já que economizar esse bem precioso é algo de extrema importância ambiental.

Ainda sobre a crise hídrica…

BRASIL

(Imagem: R7 | Reprodução) 

Energia importada, isso existe? Sim, existe e pode ser a nossa alternativa para essa crise. O Brasil pode ter que importar energia elétrica da Argentina para combater a falta de água nos reservatórios. Essa importação será em caráter extraordinário, já que depois da avaliação dos especialistas, ficou claro que a situação atual é crítica.

Até teve uma leve melhora devido ao aumento das chuvas, mas ainda não é o cenário ideal. A autorização foi dada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na noite do dia 22 de outubro (sexta-feira). 

  • Pausa para explicação: O CMSE é responsável pelo monitoramento da situação energética do país, incluindo geração, transmissão e distribuição. Dentro desse comitê existe o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ufa!

Nessa mesma reunião, o comitê acrescentou ainda que haverá um aumento na restituição da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), já que houve uma aplicação do Fator de Corte de Perdas Regulatórias no Custo Total de Geração da Roraima Energia, após a interrupção do suprimento importado da Venezuela. O que?

  • Para simplificar:  Teve um aumento de gastos totais no custo de geração de energia depois do cancelamento de contrato de importação de energia da Venezuela, ou seja, perdendo a fonte de energia importada tivemos um gasto a mais na geração de energia a diesel. E agora com a parceria da argentina haverá um reembolso do custo perdido. 

Vamos torcer para essa parceria funcionar!

O que foi mais relevante no Brasil?

É hora do chá

INOVAÇÃO

(Imagem: thegreenestpost | Reprodução) 

Sabemos que o couro sintético já existe mas não é feito de chá. Dois jovens brasileiros, é Brasil..Sil..Sil.., desenvolveram couro vegetal a partir de chá preto adoçado e fermentado, o kombucha. 

Os dois, Gislaine Lau e Felipe de Carvalho Ishiy, são estudantes de design na Universidade Federal do Paraná, e pelo seu projeto eles foram premiados com o iF Design Talent Award 2021, um prêmio alemão, parece que o jogo virou, não é mesmo? Que é considerado o Oscar do design. 

O couro vegetal foi feito como o Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes, que o utilizaram para revestir uma poltrona metálica. Ele é feito fermentando o chá preto e se mostrou resistente, durável e é claro ele é compostável.

  • Compostável é tudo aquilo que é orgânico e que pode ser usado para fertilizar e nutrir o solo

É uma ótima alternativa ao couro animal, o que, no mundo da moda, é um empecilho, visto que há um crescimento cada vez maior da indústria pet-friendly. 

  • Mas o couro sintético já existe. Sim, é verdade, o couro sintético já existe, mas é feito de de PVC, um laminado derivado de petróleo. E mesmo não prejudicando tanto o meio ambiente, é menos resistente e menos durável, o que leva a mais e mais produção e descarte, estimulando a extração de petróleo.

O couro vegetal já é sucesso, tanto que a invenção já está sendo implementada nos Estados Unidos. Agora, os jovens estão se dedicando a criar outros protótipos de produtos feitos com o couro de kombucha, a fim de investir na produção em escala. Aguardem pela nova linha de bolsas e carteiras feitas de chá! 

Coletar água da chuva

COMECE POR VOCÊ

Você sabia que: o projeto de lei para coleta de água só está em vigor em São Paulo? Você sabia que a crise hídrica vem se agravando nos últimos anos e a possibilidade de falta de água é real?

Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: coletar água da chuva

Use baldes, latas, potes, o que tiver na sua casa e ao seu alcance, na próxima chuvinha encha bastante os seus recipientes. Vale ressaltar que a água da chuva pode ser levemente ácida, então não a utilize para consumo, banho ou higiene pessoal. A água da chuva servirá para limpeza interna ou externa, regar plantas e descarga dos banheiros.

E não se esqueça de postar uma foto no instagram, usando a hashtag #AguaDaChuva e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!