- meionews 🌎
- Posts
- Semana do Halloween 👻
Semana do Halloween 👻
Seja na doçura ou travessura o importante é espantarmos as bruxas de atitudes não sustentáveis e os fantasmas do greenwashing. Bom dia.
O que você vai ver hoje?
⛽Ceará esgota estoque de hidrogênio verde que nem começou a ser produzido
🚘Milão, uma das cidades mais poluídas da Europa, pretende proibir trânsito de carros
♻️99 pop e Starbucks no caminho da sustentabilidade; confira as iniciativas
Ainda nem a ser produzido, e já acabou: hidrogênio verde
BRASIL

(Imagem | Getty Images)
🌱O que parecia uma fantasia cinematográfica se tornou real no Ceará: durante a FIEC Summit (um evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará), a gigante da siderurgia, Arcelor Mittal, se comprometeu na compra e aplicação de hidrogênio verde em suas operações.
Contextualizando: o hidrogênio produzido no Ceará encontra-se no Complexo de Pecém e tem um grande potencial de produção e de tornar a região referência mundial nesse âmbito. Quando a siderúrgica firma o compromisso de fazer a transição energética, isso significa a utilização de praticamente todo o combustível que é produzido no local.
Porque o hidrogênio verde? Primeiramente porque o hidrogênio é um combustível universal e a sua produção de forma “verde” compreende a utilização de fontes de energia renovável, como a eólica e a solar, que são abundantes no Ceará. ☀️
Isso tudo significa, para o empresariado local, que a produção do combustível verde deve aumentar e alavancar o Ceará historicamente no processo de reindustrialização com energia limpa.
💲Durante o evento, além de anunciar a colaboração financeira na iniciativa sustentável, o posicionamento da gigante da siderurgia ainda tem o potencial de ser exemplo para grandes indústrias, focando a descarbonização.
Assuntos relacionados:
Milão, uma das cidades mais poluídas da Europa, pretende proibir trânsito de carros
MUNDO

(Imagem | Eurodicas Turismo)
👣Por ser uma das cidades mais movimentadas da Itália, Milão propôs uma proibição de circulação de automóveis no seu centro. De acordo com o prefeito, Giuseppe Sala, a iniciativa é para reduzir a poluição na metrópole.
São cerca de 1,4 milhões de pessoas circulando pela cidade. Se a iniciativa for aprovada, ela entrará em vigor já em 2024, e a fiscalização será feita por meio das câmeras de vigilância.
Por que essa adoção radical? A qualidade do ar de Milão é uma das piores da Europa. Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) compreende que uma média de longo prazo segura não pode ser superior a 5 μg/m3 (microgramas por metro cúbico), a metrópole possui quase quatro vezes mais, cerca de 19,7 μg/m3. 🌫️🚘
A mudança então, tende a ser histórica para melhorar a qualidade do ar da cidade, mas também vem sendo considerada como absurda. Entretanto, as autoridades locais estão estudando as possibilidades e ruas de bloqueio principalmente nas localidades que são mais apropriadas para pedestres.
🚫A proibição ainda isenta moradores locais, parques de estacionamento, táxis e transportes públicos. Quem desrespeitar a medida será multado.
Apesar de histórico para a cidade e a região, a proibição não é novidade na Europa, uma vez que Estocolmo também anunciou medidas parecidas para o bloqueio de trânsito de carros em seu centro, e Paris deve adotar a mesma medida para os Jogos Olímpicos de 2024.
Trazendo para o nosso contexto, já imaginou se São Paulo resolve colocar em prática essa ação? Fica a reflexão.
Assuntos relacionados:
Mais empresas no caminho da sustentabilidade: 99 pop, Starbucks e BYD
ESG

(Imagem | Aliança pela Mobilidade Sustentável)
Buscando minimizar a emissão de gases efeito estufa, a 99 pop e o Starbucks buscaram alternativas para os seus produtos: enquanto a primeira vem testando veículos elétricos, a segunda estuda abandonar a utilização de copos de plástico.
99 pop e carros da BYD
🚙A 99 pop anunciou recentemente a utilização de mil novos carros elétricos e híbridos rodando por São Paulo. E, para ampliar ainda mais a iniciativa, o novo BYD Dolphin vai ser testado durante um mês para uma possível implementação futura.
Isso significa a ampliação de opções mais sustentáveis para o transporte de passageiros. A iniciativa é da Aliança pela Mobilidade Sustentável, que tem como líder a 99 e parceria com outros 13 players do mercado.
Os testes com o novo veículo já começaram e toda semana será escolhido um motorista parceiro para realizar as corridas. O principal objetivo é verificar se o carro é uma boa opção para o transporte de pessoas. 🚦
Starbucks e os copos icônicos 🥛

(Imagem | Parade)
Por sua vez, a Starbucks quer tirar de circulação seus copos inconfundíveis de plástico descartável. A iniciativa vem de acordo com um movimento de mercado em que os clientes cobram ações das empresas para minimizar os impactos ambientais.
E com isso, sabemos que o plástico é um dos maiores poluidores do mundo. Até 2030 a empresa pretende abandonar o plástico descartável e os testes com copos de papel já começaram na Starbucks na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. ☕
Ainda, a ideia é usar copos de plástico reutilizáveis que podem ser levados para casa ou deixados para serem reutilizados, ou copos de papel. O modo como o café é servido também sofreu alterações para minimizar a criação de resíduos.
O objetivo de ambas empresas é minimizar a emissão de gases efeito estufa, buscando alternativas para os seus produtos.
Assuntos relacionados: