• meionews 🌎
  • Posts
  • Se prepare, lá vem aqueles assuntos difíceis

Se prepare, lá vem aqueles assuntos difíceis

É pessoal... nem todo dia é dia de ler notícia boa, não é mesmo? Mas por favor, não se desanime, dias melhores virão, rs. Pegue seu cafezim e pão de queijo e bora se informar!

‘Ruralômetro 2022’: 2 em cada 3 deputados federais atuam contra o meio ambiente

BRASIL
Imagem: Midia Ninja

O aplicativo que nós amamos mais que o Instagram (olha que é difícil), rs 

Pelo menos 351 deputados federais votaram medidas contra o meio ambiente, os povos tradicionais e os trabalhadores rurais na atual legislatura – o que representa 68% da Câmara, ou 2 em cada 3 deputados. É sobre isso e NÃO ta tudo bem…rs

A conclusão é do Ruralômetro 2022, ferramenta de monitoramento dos deputados federais lançada nesta semana pela Repórter Brasil.

A plataforma online revela quais são os deputados federais que mais prejudicaram o meio ambiente, os indígenas, os quilombolas e os trabalhadores rurais. Eu disse que nem todos os dias são de glória, né? 

Para classificar o desempenho de cada político, foram analisadas 28 votações nominais e 485 projetos de lei que abordam temas como: acesso a benefícios sociais, legislação trabalhista, fiscalização ambiental, economia sustentável, proteção a indígenas e quilombolas, dentre outros.

As informações são consultadas de forma simples, rápida e gratuita, e ajuda os eleitores a escolher seus candidatos nas eleições deste ano. Então, por favor, pesquisemmmmmm…

Ponto de atenção: Sabemos que muitos se preocupam em quem votar apenas na hora de decidir o presidente do Brasil, porém, temos que ter a consciência que na hora de tomar decisão para votar em senadores, deputados e governador também é de EXTREMA importância. 

Designer cria vestido vegano de alta costura feito de resíduo de grãos de cacau

MUNDO
Imagem: Um Só Planeta

Mulheres que me orgulham :)

A designer Iris van Herpen é conhecida por sua capacidade de misturar tecnologia e moda. Em sua nova empreitada, fez uma parceria com a empresa de sorvete Magnum (só nós que amamos?), que quer ser mais sustentável, para criar um vestido de alta costura feito de grãos de cacau e impresso em 3D. Cho ca da!

As cascas, orgânicas e veganas, são resíduo da produção de chocolate. Depois de impresso, o vestido é finalizado a mão com um tecido leve (organza) reciclado.

A peça foi apresentada no Elysée Montmartre durante a Semana de Moda de Paris e faz parte da coleção chamada Meta Morphism. Achei chique, tá?

Segundo o site SpringWise, a Magnum está no início de uma nova parceria de longo prazo com o Leeds Institute of Textiles and Colour focada em economia circular. Com isso, os resíduos produzidos pela marca de sorvetes formarão a base para uma fonte de material para a indústria da moda. Incrível! 

Onda Eco: Pode limpar a casa mas não precisa sujar o planeta

PATROCINADO

O movimento que a gente gosta! 

Hoje o Meio Sustentável veio aqui te informar 3 tipos de poluição que você pode combater usando a Onda Eco!

Poluição hídrica:

Sem a Onda Eco: Acontece com a presença de plástico e de resíduos industriais vindos de detergentes não biodegradáveis e uso intensivo de herbicidas e fungicidas.

Com a Onda Eco: A Onda Eco tem embalagens com plástico reciclado e reciclável e fórmulas biodegradáveis. 

Poluição atmosférica:

Sem a Onda Eco: Acontece quando qualquer agente químico, físico ou biológico modifica as características naturais da atmosfera.

Com a Onda Eco: A Onda Eco neutraliza as suas emissões anuais de gases do efeito estufa.

Poluição do solo:

Sem a Onda Eco: Um processo de degradação que compromete a qualidade dos alimentos, da água e do ar. É um problema global: os contaminantes são encontrados em todos os continentes.

Com a Onda Eco: A Onda Eco está implementando um sistema de logística reversa e os produtos possuem composição natural que não liberam contaminantes

A verdade que temos mais mil argumentos para você realizar essa troca positiva!

Vamos juntos com a Onda Eco: entre no site: https://www.ondaeco.com.br/loja/ e adquira o seu produto!

Selo Meio Sustentável de garantia! 

Cobertores fabricados com uniformes antigos são entregues para doação

INSPIRE-SE

No Brasil, são confeccionadas mais de 250 milhões de peças têxteis por ano e isso contribui para que essa indústria esteja entre as mais poluentes do mundo. É muita coisa…

Fundada há 8 anos, a Retalhar, empresa do segmento B que trabalha logística reversa, ajuda a dar um destino correto para milhares de uniformes que seriam descartados por companhias brasileiras. Já conheciam a Retalhar?

Por meio do upcycling, as roupas fora de uso se transformam em novos itens, que vão desde produtos personalizados a peças para doação. Entre estas peças estão cobertores que ajudam a aquecer pessoas em situação de rua, que dependem da solidariedade para se manterem aquecidas em dias de inverno rigoroso.

Algumas empresas, em parceria com a Retalhar, têm intensificado estas ações e destinado milhares de cobertores para a população vulnerável. Entre estas empresas está a FedEx Express, que reciclou cerca de 1,5 tonelada de uniformes antigos.

Muito bacana né? Aquela notícia para realmente inspirar!