Sauna de aula 🥵

Tudo bem que um calorzinho no carnaval cai bem, mas depois que a folia acaba, ter que voltar à rotina nesse sol quente complica né?

“Sauna de aula”: Ideia sustentável alivia o calor dentro das salas de aulas

INSPIRE-SE

Imagem | escola Visconde de Taunay, em Blumenau

🔥Os dias de calor ainda vão demorar algumas semanas para passar e agora com a volta às aulas, é importante ficarmos atentos para não deixar que os estudantes desidratem e percam o rendimento

Um estudo do Banco Mundial fez uma projeção que mostra que o aumento de dez dias com temperaturas acima de 25 ºC no ano letivo pode levar os estudantes a perderem rendimento em matemática e português. Isso significa que se considerarmos 37 dias letivos de calor extremo, os estudantes perdem até dois pontos percentuais na média escolar.

  • Quase uma sauna: o problema ainda se agrava quando analisamos os dados do Censo Escolar de 2022, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que mostra que cerca de 70% das escolas públicas do Brasil não têm sistema de refrigeração.

🥛Foi pensando nisso que o Projeto Escola Sustentável fez um teste na escola municipal Visconde de Taunay, em Blumenau (SC), colocando caixas de leite longa vida como revestimento de parede pode reduzir o calor em ambientes internos. E pasmem: o resultado pode diminuir em até 8ºC a temperatura do local.

O projeto conseguiu engajar toda a comunidade escolar que recolheu centenas de caixas para revestir as paredes e até fazer cortinas. Depois de colocadas as caixas, as paredes foram pintadas novamente e o ambiente passou a oferecer maior conforto térmico aos alunos.

📚Os resultados do projeto de baixo custo foram além da diminuição do calor, o aumento da aprendizagem e concentração e a melhoria do ritmo dentro das salas de aula.

Estratégias de climatização

O conforto térmico não exige necessariamente um ar condicionado ou um ventilador, mas sim um ambiente climatizado. Isso significa que existem estratégias de baixo custo que podem melhorar a climatização dos ambientes. Confira:

  • Dispositivos de sombreamento;

  • Ventilação natural;

  • Materiais de isolamento térmico;

  • Brises.

🍃As escolas públicas do Brasil que querem melhorar a climatização dos seus ambientes contam com o auxílio do Ministério da Educação. Por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) elas conseguem assistência técnica e financeira para a aquisição de ventiladores escolares e aparelhos de ar-condicionado.

Imagem | paredes revestidas com caixas de leite longavida na escola Visconde de Taunay

Assuntos relacionados: