Quinta-feira... é a semana está voando

Achou que ia ficar sem newsletter essa semana? Achou errado! Bora de notícias que já estamos atrasados-rs

Alguém aí viu meu celular?

Mundo

Já pensou se alguém pagar por algo que iria para o lixo? Em Gana, na África, um homem chamado Eric Arthur, está coletando celulares quebrados por todas as ruas de Cape Coast. 

Ele se desloca até 160km e consegue coletar cerca de 400 celulares, sem contar seus ajudantes. Até o fim do ano a meta é recolher 30 mil unidades.

Cada celular é comprado do dono por 2,5 a 2,7 cedis ganenses, que equivale a aproximadamente R $2,50. Essa iniciativa está sendo financiada por uma empresa local holandesa chamada Closing the Loop (em tradução livre, Fechando o Ciclo).

A empresa envia todo o material para a Europa, e lá ele é reciclado por uma empresa de fundição que aproveita quase 90% do metal dos aparelhos, através da incineração do plástico.

A África não possui nenhuma empresa de fundição capaz de recuperar a pequena quantidade de metais, e por isso é necessário o transporte para outro continente. 

Ideia + ação =🌳💚🌎 

E a água levou…

Brasil

Meio News não é só notícia boa… Para quem não está sabendo, houve uma tempestade que arrasou o sul da Bahia. O governo decretou situação de emergência em 24 cidades do estado.

Primeiro vamos saber como tudo aconteceu:

Os especialistas estão dizendo que a umidade provinha da Amazônia e a formação de uma depressão subtropical que combinaram em uma grande tempestade. Assustador!

  • Depressão subtropical é um ciclone de ventos de baixa pressão a menos de 60km/h que se formam sobre os mares dos trópicos.

Tudo começou com a formação da zona de convergência do Atlântico Sul, que nada mais é do que uma corrente de umidade que segue da Amazônia até a Bahia e o sudeste do Brasil. 

A partir do dia 7 de dezembro observou-se uma área de baixa pressão no Oceano Atlântico, que evoluiu para uma depressão subtropical. Os ventos giram no sentido horário e esse evento é marcado principalmente pela formação de nuvens, tempestades e agitações marítimas. 

A chuva começou nas regiões leste e sul da Bahia, atingindo principalmente as cidades de Jucuruçu e Itamaraju. Quase um trava línguas.

O que a tempestade causou:

De acordo com o governador Rui Costa, as duas cidades estavam alagadas, literalmente embaixo d'água. Em Itamaraju pelo menos três pessoas morreram em um deslizamento de terra, o que também é bem comum em tempestades. 

Foi decretado situação de emergência em 24 cidades do estado e outros  decretaram ainda, estado de calamidade. A prioridade era retirar as pessoas de locais de alto risco. O que foi um desafio, pois o mal tempo dificultou as ações na área.

Foi mobilizado barcos, botes, aeronaves e caminhonetes para prestar socorro e retirar os moradores das áreas alagadas. 

Felizmente, em vários locais, já foi possível o resgate de pessoas doentes e grávidas. Suprimentos como cestas básicas, cobertores, lonas e medicamentos estão sendo distribuídos.

Se você conhece alguém nessa situação, ajude, comunique as autoridades locais, faça doações e você mora em algum desses lugares, solicite ajuda, procure por locais mais altos. #PrayForBahia 

Oh Sol vê se não esquece, e me ilumina

Inovação

A última de energia solar, promessa (sqn - risos). Não tem mais desculpa para não aderir a energia solar. Nem precisa mais de placa fotovoltaica.

  • Placa quem? São placas compostas por células fotovoltaicas que são capazes de captar a luz solar, e transformar a luz em energia elétrica.

Uma empresa brasileira chamada Eternit, produziu uma telha capaz de produzir energia solar. A melhor parte é que é feita de concreto, o que é mais barato que a cerâmica usada pela Itália. 

Não fomos os primeiros, a Tegola Solare, uma empresa italiana é quem ocupa essa posição, quando anunciou a telha solar, logo em seguida veio a Tesla, mas o terceiro lugar ainda está no pódio. 

A telha é feita integrando células fotovoltaicas a sua estrutura, o que significa que pode ser usada em praticamente qualquer construção. O que também fez com que não seja necessário um projeto especial, ou custos a mais com instalação de placas. Economia nunca é demais.

E já que são telhas, também podem servir normalmente na construção. Cada telha produz 1,15 kwh/mês. O que parece pouco, mas levando em conta a quantidade de telhas necessárias em uma construção, e o preço por hora do quilowatt, vale a pena.  

Comece por você 

Você sabia que: as empresas de cosméticos quando fazem seus testes eles torturam o animal? Você sabia que mesmo com milhares de petições ainda existem várias empresas que fazem testes em animais?

Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: Seja Pet-friendly.

Não é preciso adotar mil cães e gatos para ajudar esses animaizinhos. Não use produtos de empresas que fazem testes em animais, faça parte de petições, assine abaixo assinados. Denuncie aquela empresa que abusa dos animais.

E não se esqueça de postar uma foto no instagram, usando a hashtag #Pet-friendly e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!