- meionews 🌎
- Posts
- Ouviram do Ipiranga
Ouviram do Ipiranga
O gigante é independente! O que você vai fazer nesse feriado do dia da Independência? Nós do Meio News vamos estar aqui procurando as melhores notícias para deixar vocês cada vez mais informados! Bom
No olho do Tornado
MUNDO
(Fonte: El País)
Ninguém para. O furacão Ida alcançou Louisiana no dia 29 de agosto (domingo) deste ano com potência 4 na escala de furacões de Saffir-Simpson, que é somente um nível abaixo do máximo, e trouxe más lembranças do Katrina que passou por lá há 16 anos.
Contextualizando: O furacão Katrina alcançou o nível 5 na escala e foi responsável por 1.800 mortes, o terceiro mais mortífero da história.
Os ventos fortes e as informações de que o furacão era extremamente perigoso causou pânico no Estado, que teve evacuações em massa. Ainda sim, 41 mortos foram registrados, e a destruição é imensa, estima-se que os moradores vão ficar bastante tempo sem energia elétrica.
Opa.. mas pera aí… A empresa Louis Dreyfus Company, uma companhia de exportação de grãos, voltou a ter energia nessa última sexta-feira (03 de setembro). Alguém explica? Rs
O furacão foi tão destrutivo que causou inundações antes mesmo de tocar o solo e chuvas devastadoras a mais de 1.600 quilômetros de distância.
Mas por que isso aconteceu? Ele se juntou a uma tempestade úmida e forte enquanto se deslocava para o nordeste dos Estados Unidos, e também por causa do aquecimento global que foi causado pela queima de combustíveis fósseis.
Os especialistas disseram que tudo isso foi a causa de chuvas tão fortes, mas que também teve um pouco de má sorte, se o Ida tivesse passado só 160 quilómetros mais a leste, a maior parte das chuvas teriam caído no oceano. O destino age de maneiras misteriosas.
Deu até para ver o furacão do espaço, astronautas fotografaram o furacão Ida do espaço e as imagens são impressionantes e assustadoras, eles publicaram com mensagens desejando a segurança das pessoas afetadas. #HurricaneIda #StaySafe
Se você quer saber mais sobre como se formam os tornados, saiba aqui!
O que mais tem de interessante no mundo?
Se economizar, não vai faltar
BRASIL
(Fonte:R7)
A coisa está feia. Se você ainda não está sabendo da crise hídrica que está acontecendo, a gente te atualiza. Com a escassez de chuvas do mês de Agosto os reservatórios de água estão ficando cada vez mais vazios.
Não tem essa de copo meio cheio aqui! Isso está comprometendo o abastecimento de água e, por consequência, as hidrelétricas têm pouco material com que trabalhar, por isso as contas de luz estão mais altas e está tendo risco até de apagões.
No Rio a situação já está mais que crítica, a possibilidade de apagão já é iminente, os reservatórios já estão muito abaixo da sua capacidade, e a ideia de racionamento não está agradando ninguém. O fato é que isso já deveria estar acontecendo, algumas regiões metropolitanas do Rio já viram as consequências nas torneiras de casa.
A situação só tende a piorar nos próximos meses, uma vez que as previsões climáticas não estão ajudando, ainda que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tenha declarado que não haverá risco de desabastecimento público. Especialistas culpam as políticas públicas:
“O governo ainda não apresentou como vai ser, mas falou em um programa de bonificação para a população, uma redução voluntária e não obrigatória. Se reduzir você ganha um bônus que, na verdade, só vai aumentar a conta a ser paga pelo consumidor. Em nenhum lugar do mundo tivemos uma ação deste tipo dando bom resultado no consumo" disse Amanda Ohara, consultora do Instituto Clima e Sociedade.
De acordo com ela deve ser implementado um programa de redução que se solidarize com as pessoas de baixa renda, e aqueles que já consomem pouca água e não há como reduzir mais.
O que mais tem de interessante no Brasil?
Você viu meu carregador por aí?
INOVAÇÃO
(Fonte: thegreenestpost)
Os Estados Unidos estão planejando construir uma estrada que carrega os carros. Todos sabemos que carros elétricos são ótimos para o meio ambiente, mas o tempo de carga ainda é um obstáculo e é um dos motivos porque ainda não temos todos um carro elétrico. E os preços também não ajudam né?
Pensando nisso, os nossos amigos americanos do Norte…, mais especificamente uma cidade chamada Indianápolis, no Estado de Indiana, estão pensando em implementar uma tecnologia alemã de carregamento por indução, que já é uma realidade para os nossos smartphones, para carregar os carros enquanto dirigem.
A Magment, uma empresa de carregamento wireless projetou um modelo de concreto que será capaz de carregar carros elétricos com eficácia de até 95%. O Estado de Indiana ficará responsável pela implementação de bobinas sob o chão, enquanto a Magment será responsável por instalar o concreto tecnológico. As obras estão previstas para iniciar ainda esse ano!
Se interessou na empresa? Clica aqui.
E como vai funcionar? Basicamente serão enterradas nas grandes avenidas, bobinas de fios eletrificados que vão criar um campo magnético na superfície do asfalto que vão conversar com bobinas receptoras que deverão ser implementadas nos veículos, a fim de captar a carga enquanto se movimentam.
Porém, por conta do alto preço do cobre, necessário para o projeto, a empresa decidiu trocar por ferrita reciclada. Ainda por cima se preocupam com reciclagem, esse é um projeto de respeito.
Pausa para explicação: Ferrita é um tipo de cerâmica feita a partir da junção de óxido de ferro com óxido de níquel ou de cobalto. Ela que dá ao ferro suas propriedades magnéticas.
O desperdício hoje é a falta de amanhá
COMECE POR VOCÊ
Você já sabe o que está acontecendo no Rio, mas também pode acontecer em outros lugares. Falta de água, conta de luz cara, apagões.
Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: Economize água.
Água é nosso meio de vida, já reparou que praticamente tudo tem água? Imagine ficar sem ela. Por isso use economize, feche a torneira quando escovar os dentes, desligue o chuveiro quando lavar os cabelos e se ensaboar, não utilize mangueiras, use o balde, use o regador. Se a gente economizar, não vai faltar.
E não se esqueça de postar uma foto no Instagram, usando a hashtag #AguaParaTodos e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!
Adolescente constrói moto movida a luz solar
PRÊMIO BOM EXEMPLO
O jovem Samuel Aboagye é natural de Gana e já vem sendo reconhecido pelas suas tecnologias de baixo custo.
A moto que ele fabricou pode parecer simples, mas ela possui um painel solar acoplado na parte traseira que leva a uma bateria. E não é só isso, o veículo conta com freios, luzes e até auto-falantes Bluetooth.
Ele a construiu sozinho usando somente uma faca para cortar os pedaços de madeira e o motor da máquina de costura da mãe. Ele explica que utilizou a luz solar para reduzir a emissão de gases poluentes e diz que esse não é seu único projeto, ele já fez um drone, máquina de lavar máscaras e um alto-falante Bluetooth feito com um galão de água.