- meionews 🌎
- Posts
- O que 1% do seu dinheiro representa? 💸
O que 1% do seu dinheiro representa? 💸
E se você doasse 1% da sua renda a projetos sobre mudanças climáticas? Uma pesquisa mostrou que 69% das pessoas estão dispostas a isso. E você?
Startup busca alternativas econômicas para estimular compensação de C02 pelas agroflorestas
INSPIRE-SE
Imagem | Um só planeta- O CEO da Agroforestry, Gabriel Neto (à direita) ao lado de família de agricultores
🌱Que tal investir em agroflorestas como forma de ajudar na compensação de carbono e minimizar as mudanças climáticas? O engenheiro florestal Gabriel Neto baseou seu trabalho nesse tipo de produção para buscar formas de financiá-las. Foi assim que nasceu a Agroforestry.
O que é? As agroflorestas são um sistema misto de uso e ocupação do solo em que árvores nativas e culturas agrícolas ou forrageiras são plantadas de forma associada. O problema, porém, é que esse tipo de manejo depende de conhecimento prévio e investimento.
Contextualizando: Gabriel Neto começou a estudar as agroflorestas e percebeu que seu impacto socioambiental é ótimo, porém, o retorno econômico pode demorar, o que preocupa e desanima alguns produtores.
🌽Com isso, em 2020, o engenheiro juntou cerca de 50 agroflorestores para trocar experiências e buscar a melhor forma para financiar os projetos. Ele entendeu que um modelo de cooperativa serviria muito bem, principalmente se seguissem um modelo de agroindústria, o que ajudaria a diversificar os produtos e obter mais renda.
Em paralelo, nasceu a Agroforestry com ajuda de investidores e participação em programas de aceleração de startups. Hoje a empresa tem mais de 20 funcionários e atua oferecendo o aplicativo GPS Agroflorestal, onde é possível identificar no mapa todas as árvores plantadas, conhecer informações sobre as propriedades e escolher a agrofloresta que deseja beneficiar.
🌳Assim, ele recolhe investimentos e distribui a famílias dedicadas à reconstrução de ecossistemas. Em cerca de dois anos de operação, foram destinados recursos a 205 famílias para realizarem o cultivo de 583 espécies, o plantio de mais de 280 mil árvores, a maioria na Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado, e assim recuperar 387,1 hectares de áreas degradadas e capturar 13 mil toneladas de CO2.
Gostou do nosso inspire-se de hoje? Então continue nos acompanhando para conhecer novas iniciativas sustentáveis!
Assuntos relacionados: