- meionews 🌎
- Posts
- o prazo é 2050
o prazo é 2050
a COP29 chega mais uma vez com metas ambiciosas, mas ainda assim, extremamente necessárias para melhorar as condições de vida no planeta. Vem com a gente que hoje só tem notícia boa!
O que você vai ler hoje:
🌍COP29: até o Papa avisou! Será esta a última chance para salvar o planeta?
🔋Brasil Lidera Inovação com Primeira Estação de Hidrogênio Verde a Partir do Etanol
🚮O crescimento do uso de IA pode gerar até 5 milhões de toneladas de lixo até 2030
🚛Governo de Minas Gerais firma acordo com montadora chinesa pelo uso de hidrogênio verde em caminhões
🥐Inspirada por outras cidades europeias Paris adota zona livre de carros
COP29: até o Papa avisou! Será esta a última chance para salvar o planeta?
CLIMA
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP29, será um marco na luta contra o aquecimento global, reunindo líderes globais para discutir medidas concretas. Com foco em ações urgentes, a conferência deste ano promete mudanças mais profundas e compromissos reais, indo além de promessas vagas.
Durante o evento, os países participantes deverão apresentar planos revisados para reduzir a emissão de gases poluentes, com metas ambiciosas de “emissão zero” até 2050.
🪴 As nações também irão discutir formas de proteger os recursos naturais, como florestas e rios, essenciais para frear o aquecimento global.
🌧️ Além disso, a COP29 coloca em destaque a importância de apoiar países vulneráveis, que já sofrem com os efeitos extremos do clima, como secas e enchentes.
Outro ponto importante é a participação de comunidades locais e indígenas, cuja contribuição é vital para a preservação dos ecossistemas.
💬 A COP29 chega em um momento crítico, e até o Papa fez um apelo contundente aos líderes globais para que tomem ações verdadeiramente efetivas. Em uma declaração recente, ele pediu que a humanidade reconheça sua responsabilidade urgente com o planeta, destacando que o tempo para medidas simbólicas acabou.
Com o aumento das metas de corte de emissões, a proteção das florestas e o incentivo a fontes de energia limpa em pauta, o encontro pode ser decisivo.
🌎 Para muitos, a COP29 é a última chance de unir esforços e impedir que o aquecimento global alcance um ponto irreversível — uma corrida contra o tempo que agora tem até apoio espiritual.
Brasil Lidera Inovação com Primeira Estação de Hidrogênio Verde a Partir do Etanol
ENERGIA
O Brasil deu um passo pioneiro na energia sustentável com a inauguração da primeira estação de hidrogênio verde a partir do etanol. 🌿 Localizada na USP, em São Paulo, essa estação inovadora será responsável por abastecer três ônibus urbanos que circularão pelo campus e um rodoviário com autonomia para ir e voltar de São Paulo a Piracicaba. 🚍✨
Desenvolvida pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), em parceria com FAPESP e Shell, a estação usa uma tecnologia da startup Hytron.
O sistema aquece etanol e água a 750°C para produzir até 100 kg de hidrogênio por dia, combustível que promete evitar a emissão de milhares de toneladas de CO2.
🔋 Além de fornecer energia limpa, o projeto permitirá testes em tempo real sobre a eficiência de veículos movidos a hidrogênio.
⛽ Com o objetivo de oferecer uma alternativa viável ao diesel, o hidrogênio produzido é competitivo e altamente puro. Isso permite que o Brasil avance na transição energética sustentável, testando novas soluções e inspirando mais inovações para um planeta mais verde. 🌍💡
O crescimento do uso de IA pode gerar até 5 milhões de toneladas de lixo até 2030
TECNOLOGIA
Estudo da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade Reichman, de Israel, prevê que a crescente demanda por Inteligência Artificial (IA) poderá gerar um aumento significativo no lixo eletrônico até 2030. A produção de resíduos pode atingir 5 milhões de toneladas, um salto em relação aos 1,2 milhão de toneladas descartados em 2020. 🗑️
💻 Equipamentos usados no desenvolvimento de IA, como módulos de memória e dispositivos de armazenamento, têm uma vida útil curta e acabam sendo substituídos por versões mais modernas. Esse descarte, rico em metais pesados tóxicos como chumbo e mercúrio, exige uma gestão cuidadosa para evitar impactos ambientais.
🔎 O estudo alerta que, além do crescimento do volume de lixo eletrônico, fatores como restrições geopolíticas, como a proibição dos EUA de vender GPUs de última geração para a China, podem acelerar o problema.
💡 A solução para minimizar esses impactos seria ampliar a reciclagem e desenvolver hardwares mais recicláveis e duráveis, o que poderia reduzir a produção de lixo eletrônico em até 86%.
Governo de Minas Gerais firma acordo com montadora chinesa pelo uso de hidrogênio verde em caminhões
BRASIL
A GWM, montadora chinesa, assinou um acordo com o governo de Minas Gerais para o desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, fortalecendo a mobilidade sustentável no estado.
O memorando foi assinado em Xangai pelo governador Romeu Zema, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que liderará a produção do combustível. ✍️
🚛 Por pelo menos 12 meses, o projeto buscará trocar tecnologias e pesquisas para abastecer caminhões da GWM Hydrogen, unidade focada em hidrogênio verde. O acordo, que pode ser renovado por mais 60 meses, tem o objetivo de reduzir as emissões do setor de transporte pesado, um desafio ambiental significativo.
A Unifei fornecerá o combustível e desenvolverá estudos para otimizar essa tecnologia.
💬 O governo mineiro planeja implementar uma tributação diferenciada para o hidrogênio verde, incentivando sua competitividade. "Queremos ser referência em energia renovável", afirma Zema.
⛽ Além de ser renovável, o hidrogênio verde não emite CO2, contribuindo para a descarbonização de veículos pesados e promovendo soluções energéticas sustentáveis.
Inspirada por outras cidades europeias Paris adota zona livre de carros
MUNDO
No início de novembro, Paris deu mais um passo rumo à sustentabilidade ao inaugurar uma zona livre de carros no centro da cidade, inspirada em iniciativas semelhantes de cidades como Londres e Madri.
Com a criação da “Zona de Tráfego Limitado” (ZTL), motoristas comuns estão proibidos de circular nos primeiros quatro arrondissements, uma área de 5,5 km² onde vivem cerca de 100 mil pessoas.
Apenas veículos de emergência, ônibus, táxis, moradores e trabalhadores locais têm permissão para dirigir dentro dessa zona, além de motoristas com compromissos médicos ou de compra na região.
🌱A iniciativa visa diminuir a poluição do ar e o ruído, problemas críticos no centro da capital francesa.
💬 De acordo com a Agência Europeia de Meio Ambiente, a qualidade do ar em Paris está acima do limite de segurança da OMS, com uma concentração de partículas finas de 10,5 μg/m³ – mais que o dobro da recomendação.
📉 O projeto deverá reduzir o tráfego em vias movimentadas, como a Avenida de l'Opéra e o Boulevard de Sébastopol, em até 30% e 15%, respectivamente.
Embora alguns moradores e comerciantes questionem a viabilidade e o impacto econômico da medida, o ambientalista e responsável pelo transporte em Paris, David Belliard, reforça que o transporte público está amplamente disponível.