O pão de cada dia 🥐

Como você ganha o seu pão de cada dia? E até onde você quer chegar? Um croissant ou um pãozim de sal já resolve? Bem, só sei que o que combina com os dois é um bom cafezim com notícias da hora 🔜☕

Projeto remunera pescadores que recolhem lixo do mar

BRASIL

E bora começar o dia com notícia boa? Tem gente ganhando o pão de cada dia de forma mais sustentável no litoral 🌊

O projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo está pagando a pescadores que coletam resíduos do mar enquanto fazem suas atividades. Não é demais?!

A iniciativa é da Fundação Florestal e repassa o valor via cartão-alimentação de até R$ 600,00. Tudo depende da quantidade de lixo que é recolhido.

  • Desde o início, o projeto já recolheu mais 550 kg de lixo do fundo do mar e repassou R$ 7.935,00 aos pescadores.

Além dele, no litoral brasileiro encontramos projetos e ecobarreiras que retiram esses resíduos e dão um destino correto a eles. Como exemplo temos:

  • O projeto Ecoboat/Renove que atua no Rio de Janeiro e consiste em um barco coletor de lixo;

  • Em Recife, os estudantes da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves criaram uma ecobarreira com garrafas pet unidas por um cabo para reduzir a quantidade de resíduos sólidos no canal do ABC;

  • Já em Porto Alegre, a ecobarreira presente no córrego Arroio Dilúvio já recolheu 500 toneladas de resíduos plásticos.

Iniciativas como essas - como você bem sabe e se não sabia, tô te contando agora - são super importantes para ajudar o oceano a se livrar de cerca de 171 trilhões de partículas de plástico existentes no fundo do mar. 

⚠️ E vou te contar outra coisa: a gente também pode fazer a nossa parte simplesmente jogando lixo nas LIXEIRAS, local onde eles devem ficar e não nas ruas e nas praias! 

Assuntos relacionados: 👇

Robô da Suécia ajuda a reflorestar a Amazônia

INOVAÇÃO
É clichê, mas é real: a tecnologia a favor do homem e ainda mais da natureza 🌱

Um projeto piloto está testando a utilização de um robô para automatizar tarefas de plantio no reflorestamento da Amazônia.

Nosso querido amiguinho robô chamado YuMi utiliza princípios da robótica e da tecnologia em nuvem no plantio de sementes em regiões afetadas pelo desmatamento.

🎯 A iniciativa junta a tecnologia da empresa ABB RobotStudio Cloud com a missão da ONG Junglekeepers de proteger 55 mil hectares de floresta amazônica.

Em uma demonstração inédita, o robozinho conseguiu acessar áreas remotas da Amazônia peruana e acelerou o processo de plantio de sementes no local. É o nosso Wall-e da vida real 😍

📌 Mas como ele trabalha? Bem, ele é tão inteligente que consegue cavar um buraco no solo, jogar a semente, compactar a terra e marcar o local com uma etiqueta para rastreamento.

E tem mais: com ajuda do robozinho, os voluntários da ONG conseguem concentrar esforços maiores em trabalhos de patrulha e conscientização.

  • Dados mostram que mais de 870.000 km² da floresta amazônica tenham sido desmatados desde 1985, uma área maior do que a França, o Reino Unido e a Bélgica juntos.

Então, com o trabalho do YuMi, a estimativa é que seja possível replantar uma área de dois campos de futebol todos os dias. É uma golaço de avanço tecnológico em prol do meio ambiente ⚽🌳

Assuntos relacionados: 👇

Suécia planeja construir primeira rodovia que carrega carros elétricos no mundo

MOBILIDADE

⚽ E mais um gol para a Suécia: o país está estudando e testando uma estrada elétrica que recarrega os carros enquanto eles andam.

Além de tecnológico, o projeto reduz a produção de grandes baterias para os automóveis, gerando uma economia de 70% em toda a cadeia de produção.

🚗 Cabe dizer aqui que utilizar baterias menores significa usar menos recursos minerais raros, explorar menos o meio ambiente para isso, e consequentemente, baratear o custo de produção, o que torna os veículos elétricos mais acessíveis à população.

Para a nossa alegria, os testes já começaram em um trecho de 20 km em uma rodovia que liga grandes cidades da Suécia. Até o momento, está dando tudo certo!

Já pensou não ter que ir a um posto abastecer o seu carro?! É muita comodidade meus amigos!

📌 Mas como essa engenhoca funciona? Bem, basicamente, são instalados trilhos especiais acima ou abaixo da pavimentação das estradas que em contato com o veículo geram a transferência de energia.

Mas, porém, contudo e entretanto, três opções estão sendo testadas para veículos de grande, médio e pequeno porte. A primeira, é voltada e limitada a veículos grandes como os bondes. Já as outras serviriam para carros de todos os tamanhos. 

Já foram realizados três testes em vários locais do país com veículos de condução em massa, como o nosso querido busão de cada dia. Mas há perspectivas de testes que englobam carros pequenos também. 

Assuntos relacionados: 👇

Tecnologia brasileira traz solução para reciclagem de embalagens multicamada

RECICLAGEM

Agora é a nossa vez de brilhar 🌟🌟

Uma tecnologia brasileira pretende solucionar o problema da reciclagem de embalagens multicamadas.

🤔 Mas espera aí, o que seriam essas embalagens? Sabe aquele pacote de salgadinho que parece plástico ou papel por fora, mas são metálicas por dentro?! Essas são as multicamadas que são um grande problema para a reciclagem atual.

Elas são difíceis de reciclar, já que o material gerado por elas tem uma reutilização limitada.

Com isso, elas são descartadas como lixo não reciclável, indo para os aterros sanitários gerando prejuízos ao meio ambiente. 

  • A cada ano o mercado nacional movimentou cerca de 170 mil toneladas dessas embalagens de polipropileno biorientado, ou seja, o filme plástico de snacks e biscoitos que inclui também alumínio, tinta de impressão, verniz e adesivo.

♻️ Mas agora tudo mudou: uma tecnologia desenvolvida pela Deink Brasil é capaz de fazer a delaminação e a desmetalização, ou seja, separar as camadas de metal, tintas e vernizes da camada de plástico. Seria um processo químico que dissolve e separa os elementos antes da reciclagem mecânica dos materiais. 

O processo revoluciona a reciclagem atual já que permite o reaproveitamento das embalagens laminadas e gera uma resina que pode ser utilizada como matéria-prima para diversas indústrias como linha branca, eletrodomésticos, injeção e embalagens como filmes e rótulos.

Assuntos relacionados: 👇