- meionews 🌎
- Posts
- O atraso é de propósito
O atraso é de propósito
Apostamos que vocês pensaram que o time do meionews dormiu mais que a cama e esqueceram de enviar a edição desta semana. Mas estamos avaliando o melhor dia e horário para você receber as notícias <3
Promessas
MUNDO
Não faça promessas que não pode cumprir. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu dobrar o auxílio aos países em desenvolvimento e que são vulneráveis à crise climática, em seu discurso para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, da ONU. Muitos nomes compridos, e a gente vai te ajudar.
A Assembleia-Geral das Nações Unidas é um dos seis órgãos principais da ONU (Organização das Nações Unidas), é formado por membros de igual posição de todos os países, ou quase todos. Entre outras funções, eles são responsáveis por supervisionar o orçamento da ONU.
Mas afinal de contas o que faz a ONU?
A ONU é uma organização internacional criada inicialmente para servir de mediador em conflitos entre os países, hoje, ela também é responsável por defender os direitos humanos e promover e incentivar o desenvolvimento sustentável e econômico dos países, além da cooperação mútua entre eles.
Quando o assunto é aquecimento global, sabemos que estamos nos aproximando de um ponto onde não haverá mais medidas a serem tomadas. E como o presidente dos Estados Unidos também sabe disso, em seu discurso para a ONU, ele anunciou que pretende tornar o país o maior fornecedor de financiamento climático do mundo. Com isso, ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar a crise climática. Ele acrescentou 11 bilhões de dólares ao montante já prometido. É muito dinheiro.
Como assim já prometido? As nações do mundo inteiro se comprometeram com o Fundo Verde do Clima, que foi uma iniciativa de 2010, para solucionar as necessidades de suavizar a adaptação ao aquecimento global para os países menos desenvolvidos que mais precisam de auxílio.
Objetivo? Até 2020 os países mais ricos mobilizassem juntos cerca de 100 bilhões de dólares anuais para a causa e Biden está confiante de alcançar essa meta. Segundo dados, só foram mobilizados cerca de 79,6 bilhões em 2019, e com os impactos causados pelo Covid-19 os números de 2020 não são melhores.
Em uma tentativa de sensibilização, Biden citou diversas consequências da crise, tais como secas, inundações e tornados que trarão mortes e devastações. Ele afirma que os EUA vão liderar o caminho até a meta, e declara que os outros países também devem ter as "maiores ambições possíveis" para cumpri-la e ainda reduzir a emissão de gases tóxicos.
Biden chamou a responsa - rs
O que foi mais relevante no mundo?
O Brasil que a gente faz
BRASIL
Tá escondendo informação? Se nos Estados Unidos estão prometendo mundos e fundos, aqui no Brasil nem se dão ao trabalho, já estamos na fase das mentiras-rs
No dia 21 de setembro deste ano, o presidente Bolsonaro citou dados sobre o meio ambiente para a essa mesma reunião com a Assembleia Geral das Nações Unidas.
O que ele falou 1:
Ele afirmou que o desmate da floresta Amazônica teve uma queda de 32%
O que ele “esqueceu” de falar 1:
No primeiro semestre deste ano a Amazônia teve a maior área sob alerta de desmate em 6 anos, ou que no Cerrado,houve a maior área sob alerta de desmatamento para agosto desde 2018, já que o número de focos de incêndio foi o maior até hoje desde 2012.
O que não é bom, mas não deixa de ser verdade.
O que ele falou 2:
Bolsonaro afirmou também que 83% da energia do país vêm de energia renovável
O que ele “esqueceu” de falar 2:
Quando na verdade estão próximas de 50% de acordo com dados do próprio governo e uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).Em agosto os índices apontavam que 48% da energia vinha de alguma matriz renovável. Quem dera a porcentagem dele estivesse certa.
O que ele falou 3:
"São 8,5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 66% são vegetação nativa, a mesma desde o seu descobrimento, em 1500", disse Jair Bolsonaro
O que ele “esqueceu” de falar 3:
Está correto? Não. Visto que, pelo menos 9% desse total foram áreas que foram desmatadas e voltaram a crescer, obviamente não foram preservadas. Disse ainda que 84% do bioma amazônico está intacto, os analistas de entidades ambientais discordam:
"A diferença entre a alegação que o presidente apresenta e os dados oficiais é igual a quase o território da Inglaterra"
O que ele falou 4:
Sobre agricultura, o presidente afirmou que a nossa agricultura de baixo carbono utiliza só 8% do território nacional e alimenta um bilhão de pessoas.
O que ele “esqueceu” de falar 4:
Essa porcentagem anunciada por ele só se refere às lavouras, ignorando os 245 milhões de hectares ocupados pela agropecuária, que não se restringe a criação de gado, mas também inclui o plantio, e isso engloba cerca de 29% do território brasileiro.
E a agricultura também não é moderna e sustentável como ele comentou, especialistas ressaltaram grandes índices de desigualdade, clima ruim, uso de pesticidas e manejo errôneo de fertilizantes. Em uma perspectiva mais clara, o Brasil é o terceiro mais usuário absoluto de agrotóxicos no mundo inteiro.
Ei, você, já esqueceu de falar algo hoje? Rs. Espero que não seja tão importante assim…
O que foi mais relevante no Brasil?
Agricultura como você nunca viu
INOVAÇÃO
Chega de erva daninha! A startup Carbon Robotics dos Estados Unidos, desenvolveu um robô capaz de identificar e eliminar ervas daninhas usando inteligência artificial. A máquina, nomeada de Autonomous Weeder, utiliza lasers de alta potência para capinar de 6 a 8 hectares de horta convencional e orgânica. É sempre a mais confiável, agora então...
A startup promete que a utilização de seu robô melhora a:
Confiabilidade do produto
O rendimento da colheita
A previsão de custos do plantio.
Já que a inteligência artificial já está sendo eficiente em muitos outros setores, o fundador e CEO da Cargbon Robotocs, Paul Mikesell, está confiante e entusiasmado de trazê-la também para a agricultura.
A startup ainda afirma que o aumento de glifosato, que é um ingrediente presente em herbicidas, torna as ervas daninhas mais fortes, o que aumenta a necessidade de agrotóxicos, que, consequentemente, prejudica a saúde das pessoas.
Levando isso em conta, a empresa diz que esta será uma maneira mais econômica de se eliminar ervas daninhas, sem utilizar agrotóxicos. Nas fazendas orgânicas, as ervas daninhas são chamadas de plantas espontâneas, já que a sua interação com a plantação nem sempre é ruim, em alguns casos é até benéfico.
Mas as plantas espontâneas também são um indicador de que o solo pode estar pobre ou com falta de nutrientes, então nem sempre é indicado a remoção dessas plantas. O que não deixa de ser vantajoso o uso do Autonomous Weeder, visto que o projeto de lei “Pacote do Veneno”, que facilita o uso e fabricação de agrotóxicos está em pauta política. Pelo nome já dá pra ver que não é bom.
Os testes dos robôs aconteceram em plantações de brócolis, cebolas e entre outros vegetais, e o agricultor James Johnson, dono da fazenda de teste já encomendou dois modelos da máquina e está confiante de que não será mais necessário tanto uso de produtos químicos.
Vacina sim!
COMECE POR VOCÊ
Você sabia que os Estados Unidos voltaram a marcar 2 mil mortes por dia pela primeira vez em sete meses? No Brasil, no auge da vacinação, um ano depois da primeira abertura da pandemia, a taxa de transmissão está novamente fora de controle.
Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: Vacine-se.
Procure os postos de saúde perto da sua casa, se informe sobre a vacinação na sua cidade através do site da prefeitura da sua cidade, e após se vacinar continue usando máscara e álcool 70%. Não seja seletivo, vacina boa é vacina no braço.
E não se esqueça de postar uma foto no instagram, usando a hashtag #VacinaNoBraço e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!