Novos começos 🆕

Começar a semana depois de um feriado é difícil, mas adiar começos e mudanças é muito pior, vai por mim! E é assim que eu te chamo com seu cafezim para ver as notícias da semana ☕

Cidade Jundiaí recicla quase 100% dos resíduos da construção civil

RECICLAGEM

♻️ Mais um tópico que vai deixar sua cidade mais sustentável: reciclagem de resíduos da construção civil.

A Prefeitura de Jundiaí decidiu apostar no reaproveitamento dos resíduos da construção civil para obras de infraestrutura da cidade. O material pode ser usado para pavimentação de estradas rurais, insumos para obras e como componente do concreto ecológico.

E sabe o que é melhor? Essa reutilização gera economia para a prefeitura e menos danos ao meio ambiente. 

  • Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz mostrou que a reciclagem desses materiais resultou em 22% de economia na execução da pavimentação asfáltica, além de aproximadamente 50% na produção de blocos de vedação.

  • Dados da prefeitura mostraram que a cidade contabiliza 264 mil toneladas de resíduos da construção civil por ano. Com a iniciativa, eles conseguiram reduzir 1.600 pontos irregulares de descarte para menos de 50 locais.

📱 Além disso, foi criado um sistema de gerenciamento online com o cadastro de prestadores de serviço de remoção dos resíduos. Com isso, as pessoas conseguem descartar corretamente em caçambas que vão para as usinas.

Nas usinas, os materiais são separados em papelão, plástico, madeira, metal, entre outros, que passam por um triturador.

No final do processo, são dispostos seis subprodutos que são aproveitados nos serviços municipais

E tem mais! A cidade ainda reutiliza os resíduos das podas de árvores que viram adubo e o lodo do esgoto se torna um fertilizante seguro e eficaz para a agricultura.

Assuntos relacionados: 👇

Japão pretende irradiar energia solar do espaço para a Terra

ENERGIA LIMPA

Energia ilimitada? Vokerê 😎

O Japão anunciou um projeto que pretende irradiar para a Terra a energia solar que alguns satélites coletam no espaço. Genial né?!

A ideia ainda fica melhor porque, se der certo, os painéis solares em órbita podem fornecer energia renovável de forma ilimitada

🤔 O objetivo é fazer isso funcionar até 2025, porém o custo benefício não é dos melhores.

Por meio da agência espacial do Japão, a JAXA, o projeto conseguiu transmitir, com sucesso, 1,8 quilowatt de energia do espaço para a Terra.

  • Mas de onde surgiu isso? Bem, já tem uns anos que o Japão e o Estados Unidos estudam essa ideia e já gastaram uma graninha por ela

🎯 E como vai funcionar? De forma geral, o objetivo é enviar alguns satélites com painéis solares para o espaço e através de microondas transmitir a energia coletada para a Terra.

Vale dizer que no espaço os painéis solares conseguem capturar a luz solar em qualquer hora do dia e ainda não têm interferência das nuvens.

Mas é agora que essa ideia super legal e sustentável cai por terra, literalmente 😑

Para produzir uma matriz para o satélite que pode gerar 1 gigawatt de energia custaria cerca de US$ 7 bilhões com as tecnologias atualmente disponíveis.

Entretanto, com essa quantidade de energia, seria possível alimentar aproximadamente 3,5 mil casas por um mês, por exemplo.

Assuntos relacionados: 👇

Resíduos se transformam em cápsulas de semente para regeneração da natureza

INOVAÇÃO

💡 É de soluções sustentáveis que você gosta, @?! Pois então tome!

Sustentabilidade, tecnologia e inovação transformaram os resíduos da indústria farmacêutica e de celulose em cápsulas de sementes que garantem o cultivo de árvores e a regeneração de áreas degradadas.

Ainda, com auxílio de drones, as cápsulas são ótimas opções para a regeneração de áreas mais remotas e de difícil acesso.

A ideia inovadora foi desenvolvida pela Ambipar, empresa brasileira que trabalha com gestão ambiental e quer reduzir o descarte de cápsulas de colágeno que iriam para os aterros sanitários.

O potencial dessas cápsulas é gigante já que elas protegem as sementes do sol e dos insetos e possuem nutrientes e organismos benéficos que aumentam a probabilidade de germinação em solos degradados. 

💼 O equipamento que produz as cápsulas trabalha 8 horas por dia, e consegue entregar 30 mil biocápsulas. Para plantar 1 hectare, são necessárias 20 mil cápsulas que são distribuídas por drones autônomos.

A tecnologia já chegou na Amazônia e são distribuídas por cooperativas de povos tradicionais, o que movimenta a economia local.

Para a agricultura, a biocápsula ainda aumenta a produtividade da soja, milho e outras hortaliças por meio do seu componente chamado Ecosolo, capaz de melhorar a retenção da água na terra. 

A empresa destaca que já foram plantadas mais de 1,2 milhão de sementes, com pelo menos 60% de produtividade e monitoramento constante.

Assuntos relacionados: 👇

ONG lança desafio para não comprar roupas novas de junho a setembro

MODA

Serão tempos difíceis para as patricinhas, mas muito valiosos 💎

Uma organização sem fins lucrativos lançou um desafio de não comprar roupas novas no período de 1º de junho a 1º de setembro.

👗 E aí, você aguentaria?

A ideia é reduzir o consumo excessivo e conscientizar para os impactos da indústria da moda, principalmente as fast fashions, na poluição e descarte de peças no meio ambiente.

  • Você sabia que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo? A ONG Global Fashion Agenda apontou que mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram lançados ao ambiente em anos recentes.

  • E digo mais: as compras em fast fashion ajudam na projeção do aumento em 60% no descarte desses resíduos, o que pode chegar a 140 milhões de toneladas nos próximos oito anos.

O #NoNewClothes é uma iniciativa da ONG Remake que luta por salários justos e sustentabilidade para o mundo da moda. Assim, o desafio incentiva o conserto de roupas, trocas, aluguéis ou compras de brechós - contanto que esteja reutilizando algo.

Topar esse desafio significa reinventar o modo como consome e utiliza suas roupas.

Além disso, a ideia pretende reduzir a pegada de carbono, construir hábitos mais sustentáveis, diminuir o lixo e o melhor de todos: economizar dinheiro 🤑

Assuntos relacionados: 👇