- meionews 🌎
- Posts
- Novos ares 🍃
Novos ares 🍃
Enquanto o Brasil avança na descarbonização, o Vietnã se torna a região com o ar mais poluído do mundo. Os novos ares chegaram para uns, mas para outros nem tanto..
O que você vai ver hoje?
🏆Triunfo do Biodiesel: mistura de combustível sustentável com tradicional avança rumo à descarbonização
😷Sufocante: capital do Vietnã registra ar mais poluído do mundo
⚠️Polêmica da semana: 55 árvores são cortadas no entorno do Mineirão para o Stock Ca
🛒Quando você compra e o mundo agradece: pesquisa mostra visão do brasileiro nas compras
Triunfo do Biodiesel: mistura de combustível sustentável com tradicional avança rumo à descarbonização
BRASIL
Imagem | Exame
⛽O início de março marcou um avanço importante para a evolução dos combustíveis no Brasil: agora o percentual de biodiesel misturado ao diesel aumentou 14%. Um novo aumento deverá acontecer em 1º de março de 2025.
O que isso significa?
No bolso dos brasileiros, não haverá alteração, mas para o meio ambiente, é um avanço rumo à descarbonização do setor de transporte de cargas rodoviário. Em 2023, o consumo do diesel no Brasil ultrapassou 25 bilhões de litros.
Contextualizando: esse montante tem sido agregado com 2 bilhões de litros extras importados de outros países. Com o aumento na adição do biodiesel, será possível reduzir o gasto em até R$ 7 bilhões e promover a geração de até 14 mil novos empregos já em 2024.
🌱Logo, essa mistura entre os dois combustíveis é importante para a sociedade, para o meio ambiente e para a economia. Ela ainda fortalece o agronegócio e a agricultura familiar, combatendo as desigualdades e respeitando as cultivares de cada região. Ao todo, em 2025, a demanda pela matéria-prima principal do biodiesel, que é a soja, pode chegar a 6 milhões de toneladas.
Mas não acaba por aí: há uma pressão em torno do assunto para incluir um piso mínimo de 15% para a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel no novo marco regulatório do setor, o projeto de lei (PL) 4.516/2023, conhecido como projeto do Combustível do Futuro.
Os políticos a favor da medida defendem que porcentagem menores que esse marco pode deixar o setor em vulnerabilidade. Em contrapartida, aqueles que mostram resistência alegam que as decisões sobre o aumento do teor devem ser centralizadas no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Assuntos relacionados:
Sufocante: capital do Vietnã registra ar mais poluído do mundo
MUNDO
Imagem | Um só planeta
😷Tampem os narizes! A capital do Vietnã, Hanói, registrou o ar mais poluído do mundo, sendo possível observar no horizonte o ar poluído e cinza. Com isso, seus 8 milhões de habitantes são orientados a usarem máscaras ao ar livre, manter as janelas fechadas e utilizar purificadores de ar.
Contextualizando: a cidade é uma potência asiática em ascensão, sendo que seu PIB demonstrou aumento de 8% em 2022 e 7% em 2023, mas sofre suas consequências por tamanho progresso. A péssima condição do ar é causada pelo alto nível de partículas poluentes emitidas por veículos, indústrias e construção civil.
🌪️Para se ter uma ideia, o nível de partículas conhecidas como PM2,5 no ar da cidade chegaram a 187 microgramas por metro cúbico na segunda-feira (4). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a média aceitável dessas partículas em 24 horas não poderia passar de 15 microgramas por metro cúbico.
As consequências dessa quantidade exacerbada de partículas nos ambientes são enormes para os seres humanos. Por serem partículas muito finas, elas podem penetrar nos pulmões e causar doenças, além de acumularem substâncias nocivas como cobre, chumbo, cádmio e manganês.
Do total de culpados pela poluição do ar,
25% é de responsabilidade dos veículos, sendo que praticamente cada habitante possui um;
30% cabe ao setor industrial, incluindo grandes centrais elétricas e fabris da cidade;
20% cai na conta da pecuária com a utilização de fertilizantes;
e os outros 25% vem da própria sociedade, com a utilização de carvão para cozinhar, a queima de resíduos agrícolas e a queima de lixo dentro e ao redor da cidade.
☀️Há uma ideia do governo vietnamita de investir na descarbonização do país, sendo que as ações giram em torno de suspender o desenvolvimento de novas usinas de carvão a partir de 2030 e investir em uma transição energética justa.
Assuntos relacionados:
Polêmica da semana: 55 árvores são cortadas no entorno do Mineirão para o Stock Car
Imagem | Folha
🌳As redes sociais dos mineiros bombaram na última semana com a notícia de que a Prefeitura de Belo Horizonte estava cortando 55 árvores no entorno do Mineirão para atender à corrida da Stock Car. A medida seria compensada com a plantação de 688 novas árvores na cidade, das quais 63 já teriam sido plantadas na avenida Carlos Luz.
Considerando que estamos em um estágio da natureza em que mais estamos perdendo do que ganhando… O que você acha disso? Conta pra gente:
Quando você compra e o mundo agradece: pesquisa mostra visão do brasileiro nas compras
CONSUMO CONSCIENTE
Imagem | Exame
👕Comprar um look novo agora é visto de forma diferente para os brasileiros. De acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva, os consumidores estão mais atentos aos impactos de suas decisões de compra, apesar da perspectiva geral ainda ser a busca por menores preços.
A pesquisa buscou analisar como a sustentabilidade se encaixa nos padrões de consumo, destacando a realidade em que vivemos de que os recursos naturais são limitados e o consumismo como responsável por custos sociais e ambientais. O resultado da pesquisa mostrou que os brasileiros estão tendenciosos a valorizar e questionar a sustentabilidade no momento de suas compras.
💻Foram analisados os consumidores de sites nacionais e internacionais e concluiu-se que o e-commerce brasileiro tem maior comprometimento com a sustentabilidade. Porém, também percebeu-se que a isonomia tributária em relação aos sites internacionais pode ser considerada um obstáculo.
Além disso, produtos menos comprometidos com o meio ambiente possuem mais incentivo fiscal, o que dificulta o consumo sustentável. A pesquisa mostrou que 9 em cada 10 brasileiros se sentiriam mal se suas aquisições fashions contribuíssem para a destruição do meio ambiente.
💸Os consumidores também acreditam, sendo 7 em cada 10, que o alto valor de impostos pagos pelas empresas brasileiras dificulta a oferta de produtos sustentáveis no mercado. Essa foi uma realidade que também motivou o estudo, buscando a viabilidade de igualar a tributação nacional e internacional.
As empresas de vestuário nacionais se destacaram, uma vez que 75% dos entrevistados acreditam que elas são mais comprometidas com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, principalmente quando comparadas com as empresas asiáticas.
Assuntos relacionados: