Novo ano. Nova MeioNews 🌎

Estavam com saudades da nossa newsletter? Voltamos cheios de novidades e com astral renovado para 2022. Então... pegue seu chá em sua caneca reutilizável e vamos nessa!

Começamos 22 no Off white

Mundo

O calor tá demais na Espanha… Tendo um aumento de 8°C, a cidade de Barcelona propôs uma reforma para tentar diminuir as ondas de calor. Parecem poucos graus, mas vamos colocar em perspectiva:

  • 27°C é uma temperatura agradável, certo? Se adicionarmos mais oito graus teremos uma temperatura de 35°C, o que já é considerado bem quente.

A proposta é pintar os telhados de branco, que, de acordo com um grupo de pesquisadores de mudanças climáticas, pode reduzir até 4,7 graus celsius. Uma mudança drástica dessas pode mudar o cartão postal de Barcelona permanentemente. Quem já viu a cidade por cima sabe o quanto é linda! OBS: Na verdade ela é linda de todos os ângulos- rs!

Barcelona já vem sofrendo com as ondas de calor desde antes de 2020, suas temperaturas estão subindo mais rápido que a média global. Uma pesquisa feita mostrou que os materiais usados nas construções retém o calor. Já ouviu o ditado: "se não quer ajudar, não atrapalha”?

Mas por que pintar de branco? Se você era um aluno atento no ensino médio, com certeza você lembra do seu professor falar sobre a teoria das cores e sua reflexão. Acontece que as cores podem "absorver" ou "refletir" ondas de radiação solar, enquanto o preto absorve todas elas, o branco as reflete. Por isso é uma boa usar branco no verão - rs! 

A proposta já foi feita e entidades públicas, como o Plano Diretor Urbano, estão apoiando a causa, mas ainda não há resposta do governo. Vamos esperar por atualizações.  

O que mais foi destaque no mundo? 🌎

Já passou a chuva, e o sol já vem surgindo 

Brasil

Acharam que Meio News não ia comentar da chuva? Acharam errado. Não é nenhuma novidade que as chuvas causaram estragos no país, afinal foram pelo menos 200 mm por dia, segue tabelinha para entender melhor:

  • Fraca: de 0,1 a 10 mm/h

  • Moderada: de 20 a 30 mm/h

  • Forte: acima de 40 mm/h

Minas Gerais ainda está se recuperando dos estragos mesmo depois da redução das chuvas, houveram muitos prejuízos, não só de dinheiro, mas de vidas. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 24 pessoas morreram, cerca de 3.992 ficaram desabrigadas e outras 24.610 foram desalojadas. É de partir o coração…

Segue o resumo em cada cidade:

- Em Nova Lima, o Rio das Velhas subiu sete metros, deixando para trás muita lama e arrastando carros e móveis para fora das casas, e ainda derrubou muros e algumas casas. Quatro mil moradores foram afetados, e 162 pessoas que estavam ilhadas foram resgatadas. 

- Em Betim, foi o córrego Bandeirinhas que transbordou, a área mais afetada foi o bairro Citrolândia, comerciantes e lojistas amanheceram retirando lama e entulho das ruas. Trinta e seis mil pessoas afetadas, quase dez mil desalojadas e trezentas desabrigadas. 

- Brumadinho acordou esburacada, a estrada que liga a cidade com o distrito de Casa Branca está cheia de água e de buracos causados pela intensa chuva. Os funcionários da prefeitura fazem a limpeza das ruas enlameadas, 887 pessoas desalojadas e 305 desabrigadas.

- Em Mário Campos a situação é assustadora, do alto, nos helicópteros é possível ver casas totalmente submersas, é visível somente o telhado. 

- Em Raposos, há dez mil pessoas desabrigadas e desalojadas, outras 2 mil se cadastraram pedindo ajuda. 

Se você se solidarizou e pode ajudar acesse o site, para obter mais informações sobre doações. #prayforMG 

O que mais foi destaque no Brasil?

Tem seção nova na Meio News!

ESG

A sigla significa Environmental, Social and Corporate Governance, em bom português, Governança Ambiental, Social e Corporativa. É basicamente uma avaliação da consciência social e ecológica de uma empresa. Sabia? humm Não sabia? Então a partir de hoje você ficará fera nesse assunto! 

ESG  está muito em alta ultimamente já que mais e mais pessoas se preocupam com o bem estar das pessoas e do meio ambiente. Boas notícias são sempre um alívio. E como tudo que é boa notícia, o meio News não pode deixar de compartilhar com os nossos leitores. 

E vamos de notícia…

ESG em alta para 2022

Olha a responsabilidade empresarial crescendo aí minha gente! Estudos realizados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) afirmam que para mais de 87% das instituições financeiras o tema de ESG está em alta no mercado.

Com a pandemia, era esperado que esse tema tivesse uma recaída, e foi justamente o contrário. No início de 2020 aconteceu o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que teve como assunto o ESG. A ênfase maior foi em reduzir a emissão de carbono e conter o aquecimento global. Isso que nós chamamos de  reunião produtiva.

De acordo com eles, os países emergentes têm uma relação diferenciada com o S (social), quando na verdade as letras não deviam receber mais atenção que as outras. Vamos prestar atenção aí hein?!

O dois em um, como você nunca viu…

Inovação

Você também adora uma ferramenta que te serve para muitas coisas? Se você é daqueles que trabalha na cidade, tem sítio na roça e ainda vai viajar para a praia, e não tem carro pra isso tudo, então tem que conhecer o XBUS, um veículo que tem até dez versões de uso, desenvolvido pela empresa alemã Electric Brands.Oi? 10? SIM!

Ele está classificado na europa como um “quadriciclo de grande porte”, mas esse nome não faz juz ao xbus. Equipado com quatro motores 100% elétricos, ele é capaz de viajar em até 100 km/h, tem autonomia de 200 km, sendo que tem uma bateria opcional que estende essa distância até 600 km. Super bateria, hein?

O veículo  suporta até 1.600 kg, sendo que, na versão motorhome, tem espaço para uma cama de casal, uma cozinha com pia, frigobar e um fogão por indução. E o melhor de tudo, ele é 95% reciclável, seria esse nosso sonho de consumo? 

Trabalhadores constroem bicicletário com sobras de construção

Inspire-se

Por menos carros nas ruas! Devido a um aumento do uso de bicicletas, fez-se necessário um bicicletário, ou um local para guardar as bicicletas. 

Pensando nisso, alguns trabalhadores da GPL Incorporadora montaram um bicicletário com as sobras de aço da construção. Tem espaço para oito bicicletas e contou com a ajuda de 12 colaboradores. Um por todos e todos por um.

O almoxarife Antônio Artur Pereira de Matos ainda auxiliou na pintura da parede, que ficou com listras coloridas representando a faixa de pedestres. Criatividade nota mil.