natureza + tecnologia = preservação

O que você está fazendo para salvar as florestas do nosso país? Comece a pensar já que elas são o pulmão do mundo e você precisa de oxigênio para viver. Bora refletir!

É sobre usar a ciência ao nosso favor

INSPIRE-SE

Imagem | Coletora e quilombola Donária Messias dos Santos, a Preta, no Quilombo Nhunguara.

🗾“Use a tecnologia a seu favor” foi com certeza a frase de ação do quilombo Kalunga, o maior do Brasil com 8 mil pessoas e uma área de 200 mil hectares, mapeamento que só foi possível de ser realizado com georreferenciamento

  • O que é? O georreferenciamento é um processo que define a forma, dimensão e localização de um espaço. Ele é extremamente importante para que os proprietários possam definir suas áreas, por isso é muito utilizado pela agricultura, por exemplo.

No caso do quilombo Kalunga, foi possível definir o território extenso que abriga 39 comunidades, sendo que algumas já vivem na região de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás há mais de 250 anos.

🏘️O trabalho é uma das iniciativas adotadas pelos quilombolas e resultou em dados sobre a localização de cada família, produção agrícola, acesso à eletricidade e estado de preservação dos recursos hídricos e do solo. Entre os métodos usados, eles fizeram entrevistas com a população, levantamentos de campo e dados espaciais

Todo o projeto foi realizado por membros do quilombo e em parceria com o Fundo Internacional de Parceria de Ecossistemas Críticos (CEPF), que conta com a União Europeia, o Banco Mundial, o governo do Japão e outros organismos internacionais que subsidiaram o suporte técnico e de equipamentos.

  • E sabe o que é super legal nesse projeto? O fato de alinhar a cultura quilombola com as ações de preservação ambiental. Com isso, eles conseguem mapear as áreas biológicas de alta prioridade e propor ações.

💰Como resultado do mapeamento também foram identificadas 69 novas áreas que poderiam ser espaços de visitação dentro do turismo de base comunitária. Essas novas áreas representam 20 vezes mais do que era conhecido antes e tem a propensão de gerar mais renda às comunidades.

Gostou do nosso inspire-se de hoje? Então participe de iniciativas que buscam preservar os povos originários e o meio ambiente!

Bom final de semana, e até segunda que vem!