Último dia!

SIM SIM! Queira você sim, queira você não. Dezembro ta aí. E quais hábitos sustentáveis você implementou até aqui? Calmaaa.. você ainda tem 1 mês! Enquanto isso... bora para mais uma newsletter!

Vai viajar?

Mundo

Site de viagens é sempre uma facilidade, ainda mais agora. A plataforma Booking.com está lançando um novo projeto, o selo de Viagem Sustentável, que vai contar com alguns critérios de implementação. Já pode bater palma.

O novo selo exige que as propriedades sigam práticas totalmente sustentáveis, que garantirão um mínimo de impacto ambiental. A empresa estima que pelo menos 81% dos internautas estão atualmente buscando maneiras mais sustentáveis de viajar. Dá até um orgulho né?

Para ter o selo de Viagem Sustentável tem que ter cinco requisitos mínimos. Bora entender:

  • Lixo: Deve haver uma política de não desperdício de alimentos, sem plásticos descartáveis, reciclagem de resíduos e descarte consciente.

  • Energia e gás tóxico: Pelo menos 80% da energia utilizada deve ser proveniente de fonte renovável, e pelo menos 80% da comida deve vir da região local.

  • Água: Tem que ter economia de água, nada de desperdiçar. As toalhas podem ser reutilizadas, e tem a opção de não utilizar a limpeza diária.

  • Comunidades locais: As atrações devem priorizar os guias e empresas locais, assim como pequenos comerciantes. 

  • Natureza: A propriedade deve investir um percentual dos lucros em projetos sustentáveis, além de ter espaços verdes, como jardins.

A plataforma contou com a ajuda da Sustainalize, que é uma empresa de consultoria sustentável, para desenvolver uma metodologia prática para o funcionamento do selo, que foi desenvolvida oficialmente com a Travalyst Coalition e aprovada pelo Travalyst Independent Advisory Group. Só coisa boa, só coisa boa. (Quem falou com a voz do Olaf?).

O que mais foi destaque no mundo?

Alguém falou em liquidação?

Brasil

Você aproveitou os preços da Black Friday? Não é nenhum segredo que a maioria dos brasileiros esperam ansiosos pela Black Friday, que, em teoria, deveria vender produtos sem imposto. Mas hoje em dia é só uma mega promoção mesmo. 

O que está chamando atenção mesmo é a campanha Green Friday organizada pela YVY, Farm, Animale, etc. A ideia é promover a compra de produtos mais sustentáveis. A Farm por exemplo, apostou na linha zero carbono. Essa é a black que a gente gosta! 

A marca de roupas Animale, seguiu a linha de responsabilidade social. A cada peça de roupa vendida, os lucros serão revertidos em doações a ONGs do Instituto Dona de Si, Ampara e Oficina Muda. Isso é sustentabilidade social!

Muitos comerciantes pequenos que não são a favor do boicote da data promocional, afinal não há como competir com as grandes empresas, estão comprometidos com ações como doação de receita e replantio de árvores. Toda ajuda é válida e estamos aqui para apoiar o comerciante pequeno! 

O que mais foi destaque no Brasil?

Quer dar uma voltinha de barco?

Inovação

Táxis hoje em dia viraram Uber, mas quem não gostaria de ir sobre a água? Amsterdã lançou um novo jeito de se viajar pela cidade.

O chamado Roboat, é um táxi aquático nada mais é do que um barco, mas não tão simples assim, ele é totalmente elétrico. Ou seja, além de divertido, ainda é sustentável!

 O barco poderá transportar até cinco pessoas por vez, e funcionará por aproximadamente 10 horas ininterruptas mesmo sem um piloto a bordo. Sonho, né?

O barco conta com um conjunto de sensores que possibilitam a locomoção sem que haja nenhuma colisão com pedras, pontes, pilares, cais, objetos ou até outros barcos. Além de tudo é inteligente! 

Ainda tem mais, além de servir como meio de transporte o Roboat ainda será capaz de coletar lixo,além de transporte de carga e de produtos. É bom demais pra ser verdade!

No momento o Roboat ainda não está autorizado a transportar pessoas, então os testes estão limitados a transporte de objetos. Mas vamos esperar ansiosos pela inauguração deste táxi aquático! 

Comece por você

Você sabia que: descartamos cerca de 130 bilhões de máscaras por mês? Você sabia que máscaras descartáveis são consideradas lixo hospitalar?

Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: descarte a máscara corretamente.

Não é pra deixar de usar a máscara! Mas temos algumas opções, você pode obter a máscara de pano que é lavável e reutilizável. Jogue sua máscara descartável em lixeiras de banheiro, não é exatamente hospitalar, mas é lixo sanitário. Não se esqueça de arrancar as alças da orelha, para que nenhum animal se enrosque nelas.

E não se esqueça de postar uma foto no instagram, usando a hashtag #MascaraNoRosto

e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!