- meionews 🌎
- Posts
- Loading... 2024 ⌛
Loading... 2024 ⌛
Perto do começo e longe do fim. Estamos chegando em 2024 com avanços na pauta sustentável, e no caminho certo para um mundo ecologicamente correto. Vem com a gente para as últimas do ano de 2023.
O que você vai ver hoje?
📑Regulamentou: Câmara aprova PL para mercado de carbono no Brasil, mas isenta agro
🤕Ação e reação: China sofre com novo terremoto e perde mais de 130 pessoas
🚀Japoneses criam motor de foguete espacial que funciona com esterco de vaca
Regulamentou: Câmara aprova PL para mercado de carbono no Brasil, mas isenta agro
BRASIL
Imagem | Instituto socioambiental
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (21) o Projeto de Lei que regulamenta o comércio de carbono dentro do Brasil. Apesar de ser um ponto positivo para a manutenção do lançamento dos gases efeito estufa, um dos setores mais poluentes do país ficou de fora do projeto: a agropecuária.🏭
Contextualizando: em 2022, o Brasil emitiu 8% menos gases efeito estufa quando comparado a 2021. Parte disso é por causa da diminuição do desmatamento e das queimadas. Em contrapartida, a agropecuária aumentou a porcentagem de emissão de gases em cerca de 3,2% em relação ao ano anterior. O setor é o segundo no país que mais polui, sendo responsável por 27% das emissões.
A PL prevê que as empresas que emitem mais de 10 mil toneladas de carbono por ano devem participar do mercado regulado. Com isso, a ideia é compensar o mal (carbono) com o bem (meio ambiente).
Isso significa que cada tonelada de carbono equivale a uma quantidade X de créditos que devem ser investidos em projetos de sustentabilidade.
💸As empresas que não cumprirem as regras estarão sujeitas a multas, cujo teto pode ser de até 5% do faturamento bruto da empresa. Logo, se as empresas não apresentarem relatório anuais e não fizerem o investimento correto, elas poderão pagar muito caro.
Apesar da regulamentação ser um grande avanço nas medidas de proteção ao meio ambiente, a agricultura e a pecuária ficaram de fora da PL. O relator da proposta, Aliel Machado (PV-PR), afirmou em entrevista que tentou inserir medidas, mas que não houve acordo durante a votação.
🌱A proposta foi aprovada com 299 votos favoráveis e 103 contra. Ela também permitirá que o mercado seja controlado de forma estadual, sendo que cada região poderá reger suas regras.
E você: o que acha dessa votação?
Assuntos relacionados:
Ação e reação: China sofre com novo terremoto e perde mais de 130 pessoas
MUNDO
Imagem | G1
🚨Na última semana a China passou por um novo terremoto, de magnitude 5,9 na escala Richter, deixando mais de 130 pessoas mortas e ao menos 980 feridos. O local do acontecido era de difícil acesso, o que complicou o resgate e salvamento das pessoas.
De acordo com os noticiários locais, o lugar possui muitas montanhas e baixa temperatura. Esta é uma das regiões mais pobres do país, chamada de Gansu. Prédios e casas ficaram destruídos, soterrando moradores e deixando os demais sem água e energia elétrica. 💧
O abalo aconteceu por volta de meia noite no horário local e 16 horas no horário de Brasília. Mais de cinco milhões de pessoas vivem em um raio de 100 km do epicentro. Diversos tremores secundários aconteceram nos dias seguintes, cinco dos quais tiveram uma magnitude superior a 2,5. O tremor secundário mais severo teve uma magnitude de 4,6.
Contextualizando: a China é uma das regiões do planeta que mais sofre com abalos sísmicos de alta magnitude. O abalo mais forte aconteceu em 2005, com 7,0 na escala Richter e 1km de profundidade, deixando 87.652 pessoas mortas. A fatalidade ainda gerou um enorme tsunami que ocasionou em mais estragos na região.
Desastres como esse possuem um fator natural da movimentação das placas tectônicas, mas são agravados com os fenômenos climáticos gerados pela poluição do homem.🌊
Assuntos relacionados:
Japoneses criam motor de foguete espacial que funciona com esterco de vaca
INOVAÇÃO
Imagem | Um só planeta
🚀Uma startup japonesa conseguiu um grande feito de fazer funcionar um motor de foguete à base de esterco de vaca. Isso significa que no teste de fogo, onde o motor precisa funcionar por 10 segundos, ele passou.
O combustível na verdade é um biometano fabricado a partir do esterco obtido nas fazendas leiteiras da região onde se localiza a startup - Hokkaido, a ilha mais ao norte do Japão.
Contextualizando: o biometano é um combustível sustentável que pode ser utilizado em veículos leves e pesados. Ele emite menos gases poluentes na atmosfera, já que é produzido através do gás retirado do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de resíduos orgânicos.♻️
A empresa, chamada Interstellar Technologies, planeja fazer mais testes com o foguete até o final de janeiro e a expectativa é que seja possível usar a aeronave no lançamento de satélites em órbita baixa da Terra.
🌍O feito da empresa é um marco importante para as expedições fora do planeta. Por causa do potencial poluente, a utilização do biometano traria proporções espetaculares para a diminuição desses impactos.
Assuntos relacionados: