Do lixo ao luxo 💎

Esta frase nunca fez tanto sentido quando pensamos que a economia circular pode transformar diversos resíduos em artigos para consumo de alto valor agregado. Inspire-se em um novo modelo de consumo!

Economia circular: como contribuir para além da reciclagem?

BRASIL

Imagem | Um só planeta

Durante a COP28 o Brasil se comprometeu a reduzir 53% das suas emissões de gases efeito estufa até 2030, tornando-se um exemplo a ser seguido em todo o mundo. Mas para alcançar esse marco, um dos pontos chave é o impulsionamento da economia circular.

  • O que é? O conceito basicamente busca casar o desenvolvimento econômico com a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Isso significa desenvolver novos modelos de negócio e otimizar os processos já existentes.

O pilar mais comum da economia circular é a reciclagem, com a qual é possível transformar os resíduos em produtos com alto valor agregado, desde utensílios domésticos, a obras de artes e artigos de luxo. 🛍️

Porém, o início da cadeia de produção pode ser um responsável por 80% dos impactos ambientais, o que alerta para a necessidade de repensar o tipo de insumo que está sendo usado, a energia, os resíduos gerados (que também podem gerar outros produtos), enfim, pensar em um modelo de negócio mais ecologicamente correto e consciente.

🏭Algo que pode ser bem aproveitado é o processo de logística reversa, já que ele leva de volta às indústrias materiais que podem virar novos insumos. Em Belo Horizonte, por exemplo, há alguns projetos para se inspirar e contribuir:

Volte Sempre 🍻

O projeto da empresa Owens Illinois em parceria do a Heineken e o Grupo Seiva, juntou-se à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Belo Horizonte para recolher embalagens de vidros para que sejam triturados e virem novos insumos dentro das indústrias. 

O projeto conta hoje com mais de 1,2 mil estabelecimentos parceiros e as máquinas da Heineken de triturar vidro podem reverter o seu descarte em descontos e cashbacks para produtos da marca.

Vai Fácil 🚚

Outra iniciativa de logística reversa que ainda possui carbono neutro é a startup Vai Fácil, que chegou recentemente em Belo Horizonte e contribui para soluções sustentáveis para e-commerce. Empresas parceiras são a Centauro e a Nike.

A empresa é especializada em last mile, ship from store e logística reversa para e-commerce com premissas sustentáveis. Isso a torna referência no ramo e no compromisso socioambiental, também promovendo um serviço personalizado para cada um.

Assuntos relacionados: