- meionews 🌎
- Posts
- Let it go ☃️
Let it go ☃️
Olha, eu sei que tá difícil, pra gente também está, acredite, compartilhamos o mesmo sentimento: Frozen, dá um tempo amiga! Agora só um cafezim com notícias quentinhas para começar o dia.
Parque instala “hotel” para abelhas no Rio de Janeiro
MEIO AMBIENTE

Bee Movie live action veio aii 🐝
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro decidiu instalar um “Hotel para Abelhas Solitárias” no Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá. Fala sério se não é um Bee Movie real?!
A ideia é abrigar abelhas sem ferrão, mas que são fundamentais para a polinização de diversas espécies frutíferas, em especial a acerola e o maracujá.
🍯 Mas quem são essas abelhas solitárias?
Ao contrário do filme em que a abelhinha acaba perdendo o ferrão, essas espécies já nascem sem e inclusive têm a característica de não viverem em comunidade e não produzirem mel.
Do total de espécies de abelhas no mundo, 85% se caracterizam como solitárias, você sabia? Por isso a iniciativa é importante, porque além de abrigar essas espécies, ela também viabiliza a visita de turistas e cataloga as diversidade existente no Brasil. - são mais de 300!
Além de proporcionar a elas um ambiente ideal para fazerem seus ninhos e acompanharem suas crias, bem como ajudar o ecossistema por meio da polinização de flores e frutos.
🏘️ E a hospedagem não é nada ruim, viu? O “hotel” e os “quartos” foram feitos de diversos materiais naturais como bambus, madeira bruta, troncos de árvores, folhas secas e cascas de árvores, tudo pensando no habitat natural das visitantes.
Assuntos relacionados: 👇
EUA libera comercialização de carne produzida em laboratório
INOVAÇÃO

Como já dizia Neil Armstrong: “esse é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”.
Pela primeira vez o mundo poderá consumir uma carne produzida em laboratório. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos autorizou a produção e a venda desse alimento cultivado em laboratório, sem a morte animal.
🧬 Mas porque isso é um grande avanço?!
Você já ouviu falar do caos que é o agronegócio para o meio ambiente?! Somente no Brasil, ele é responsável por 76% das emissões de gases do efeito estufa.
Então, essa notícia é importantíssima, pois ela é um marco para um consumo mais consciente.
Entusiastas deste modelo de produção afirmam que ele é mais sustentável sendo que a carne é produzida sem antibióticos e sem emitir gás metano ligado à pecuária.
🍗 As duas empresas aprovadas para fazerem a comercialização foram a Good Meat e a Upside Food, ambas produtoras de frango criado a partir de células animais. Mas além delas, mais de 150 empresas trabalham nesse ramo e já levantaram mais de US$ 2,8 bilhões em investimentos.
A Good Meat já vende sua carne sustentável em Cingapura, primeiro país a permitir a produção e venda desse alimento. Além disso, a ideia inicial é inserir a carne no menu de grandes restaurantes antes de levá-las a supermercados.
Assuntos relacionados: 👇
Pesquisadores criam concreto feito com cana-de-açúcar
SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Alternativa sustentável para a construção civil 💡
Pesquisadores da Universidade de East London (UEL), arquitetos do escritório Grimshaw e da fabricante de açúcar Tate & Lyle Sugar se uniram para buscar soluções sustentáveis para a engenharia civil a partir da reutilização de bioresíduos.
🪴 E eles encontraram: chegaram a um concreto produzido com o bagaço da cana-de-açúcar junto com outros ligantes naturais.
🤔 Mas a iniciativa não veio do nada, claro:
Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), lançado na COP27, mostrou que a construção civil foi responsável por mais de 34% da demanda de energia mundial e cerca de 37% das emissões de gás carbônico ao ambiente.
Então a criação desse concreto veio a partir da necessidade de desenvolver componentes de construção de baixo carbono e reutilizar os insumos da agricultura veio de brinde.
🧱 De acordo com os pesquisadores, o processamento da cana-de-açúcar, por ser o maior cultivo do mundo, já gera produtos suficientes para substituir o concreto ou o tijolo.
Aí entra o Sugarcrete, o concreto biológico criado do bagaço da cana totalmente moderno e sustentável. Ele apresenta propriedades mecânicas, acústicas, de fogo e térmicas de alta qualidade. Dentro dos testes de padrão industrial, ele se mostrou altamente resistente.
Mais testes ainda mostraram o potencial promissor do produto quando utilizado para fazer painéis de isolamento, blocos de suporte de carga, pisos estruturais e lajes de telhados.
Será esse o futuro da construção civil? Eu já imagino, hein!
Assuntos relacionados: 👇
ONU adota tratado histórico para proteção do alto-mar
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Nada de ideia mirabolante para explorar o alto mar ❌🌊
A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o primeiro marco regulatório para a proteção e o uso sustentável do mar aberto e sua biodiversidade.
Foram muitos anos de discussão, mas chegaram a um acordo que irá proteger uma área correspondente a 40% da superfície do planeta e 64% dos oceanos. 🐠
Além disso, ele cria regras para solucionar disputas por recursos naturais, navegação e imbróglios em mares que não têm nenhuma jurisdição.
Fora a proteção ambiental, é meus amigos?! O oceano sozinho é responsável por criar metade do oxigênio que os seres humanos respiram. E tem gente ainda deixando lixo chegar ao mar.
🪸 Esse acordo ainda é importantíssimo para proteger centenas de milhares de espécies localizadas em alto mar. Apesar de muitas delas ainda não serem reconhecidas, cerca de 1,3% dessas águas estarão protegidas.
Outro ponto que o pacto ajudará é na conservação de pelo menos 30% da cobertura terrestre e oceânica prevista na 15ª Conferência da Biodiversidade da ONU, a COP15.
A única parte negativa é a burocracia para o tratado entrar em vigor: ele só começará a valer de fato 120 dias após ao menos 60 de seus signatários o ratificarem. Mas a expectativa é que isso ocorra antes da próxima Conferência dos Oceanos da ONU, marcada para junho de 2025.
Assuntos relacionados: