Já é carnaval! 🥁

O primeiro dia oficial do carnaval já começou e durante a folia você pode ter ao seu lado atitudes sustentáveis para apoiar! Confira nossas dicas e inspire-se!

Sustentabilidade na folia: confira ações que irão impactar positivamente

INSPIRE-SE

Imagem | Menos 1 lixo

O carnaval é época de alegria e muita diversão e junto a isso, ano após anos, estamos pulando junto com a consciência ambiental. Em 2024 grandes festas estão promovendo ações socioambientais para minimizar os impactos da folia.

Vem conferir!

Circuito Barra-Ondina🎤🎶

Para quem vai curtir o carnaval de Salvador esse ano terá uma surpresa muito especial: a prefeitura da cidade está com um projeto durante a folia para apoiar os catadores de materiais recicláveis. Denominado de EcoFolia Solidária, a iniciativa busca incentivar as cooperativas de catadores e fortalecer a cadeia produtiva de recicláveis.

Com isso, os catadores contarão com um espaço para o depósito e comercialização dos recicláveis e a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As mulheres catadoras de resíduos também terão um espaço dedicado só a elas durante o carnaval, onde terão café da manhã, espaço para tomarem banho, locais para descanso, massagens e até acupuntura.

Carnaval de BH 🎊

A cada ano que passa o carnaval de Belo Horizonte vem recebendo mais e mais foliões para curtir a festa. Neste ano, como o palco principal do evento ficará no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, para preservar os animais e a natureza, a prefeitura irá disponibilizar duas ambulâncias e equipe especializada em resgate de fauna formada por médicos-veterinários.

Além disso, o Bloco de Belô, que comemora 10 anos nesta folia, pretende plantar 2.500 mudas de espécies nativas da flora da capital mineira. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também irá plantar uma mini floresta com os blocos de rua do Carnaval de Belo Horizonte, com o objetivo de compensar parte das emissões de CO2 geradas no evento.

Marquês de Sapucaí 💃🎉

A maior passarela do samba do Brasil também vai contar com desfiles sustentáveis. Algumas escolas de samba, como a Intendente Magalhães e Império Serrano, encararam o desafio de deixar o carnaval mais sustentável na Marquês de Sapucaí. A ideia é reciclar o lixo gerado durante os desfiles e fazer os cálculos e ações para a compensação de carbono.

Nas ruas do Rio de Janeiro, a Liga Carnavalesca Amigos do Zé Pereira, apadrinhada pelo centenário Cordão do Bola Preta, irá promover ações em prol do meio ambiente. Entre elas estão o plantio de mudas no Parque Lage e o recolhimento dos resíduos gerados para a reciclagem.

♻️O carnaval pode andar de mãos dadas com a sustentabilidade, basta encararmos ações e atitudes mais conscientes com o nosso meio ambiente. 

Então, bora curtir um carnaval ambiental?

Assuntos relacionados: