A força de vontade 🤝

No mundo atual, precisamos de mais inovações. Quem quer, corre atrás e faz, mesmo com pouco, o que se é possível naquele momento. Inspire-se e faça como a gente!

Modelo sustentável de ecobarreira segura até 5x mais lixo

INSPIRAÇÕES

Imagem | Diego Saldanha

♻️Mesmo com pouco, cerca de R$ 1 mil, Diego Saldanha conseguiu mudar a realidade do local onde mora. O ativista paranaense montou uma ecobarreira para segurar o lixo que poluia o rio em que ele brincava quando era criança.

O rio em questão, é o Atuba, com cerca de 30 km de extensão. Ao final do seu trecho, ele se encontra com o rio Iraí que deságua nas tão famosas Cataratas do Iguaçu.

A barreira foi desenvolvida de forma simples, com galões, corda e rede de proteção. Mas o seu potencial foi tão grande que em seis anos de desenvolvimento do projeto, ele já conseguiu retirar cerca de 15 toneladas de lixo.🗑️

Esse é o carro-chefe dos seus projetos desenvolvidos ao longo do tempo. Por causa do impacto positivo, a barreira já foi replicada em mais de 50 cidades em todo o Brasil. Diego conta em entrevista ao Meio Sustentável que o seu sonho é conscientizar o máximo de pessoas que ele puder.

  • Ponto de partida: a inspiração de Diego foi a necessidade e o inconformismo acerca da falta de cuidado e movimentação dos órgãos públicos para a despoluição dos rios. “É um trabalho de formiguinha porque precisa acreditar muito, o fator principal é a resiliência, porque tem muitas dificuldades no caminho. A eco barreira foi o carro-chefe, há 6 anos atrás. E, assim, uma iniciativa que era necessária criar, mas ninguém, ninguém fazia”, conta.

🌊E falando em resiliência, o seu principal projeto é conscientizar as pessoas, por isso, segue fazendo palestras ao redor do país para empresas e escolas. Ele também desenvolveu uma forma compacta da barreira ecológica, chamada de eco peneira, que é uma ótima solução para auxiliar na limpeza das praias.

Conheça mais a história de Diego Saldanha clicando no botão abaixo e inspire-se!

Assuntos relacionados: