- meionews 🌎
- Posts
- faltou espaço
faltou espaço
hoje foi difícil escolher as principais pautas do que está acontecendo no nosso planeta. isso é bom ou ruim? sem mais delongas vamos ao que interessa
O que você vai ver hoje?
📲 2 em 1: Um marco alarmante na geração de lixo eletrônico e Olimpíadas verde
🗑️Fim de uma era: pequenos municípios devem encerrar os lixões em quatro meses
☀️Sente essa energia: Lollapalooza contou com a iluminação sustentável da Neoenergia
🌱 O mundo dos negócios: Veja a Vert e o Divórcio de milhões
Um marco alarmante: geração de lixo eletrônico
MUNDO
Imagem | Exame
📲O mundo acabou de bater um ponto histórico de produção de lixo eletrônico: enquanto os países desenvolvidos possuem aproximadamente 109 dispositivos eletrônicos por pessoa, os países de baixa renda possuem apenas quatro. As estimativas mostram que até 2030, serão gerados 33% de lixo a mais que hoje e apenas 20% será reciclado.
E como a Europa entra nessa história? Primeiramente precisamos destacar que o continente possui muitos países desenvolvidos, e por mais que isso signifique e eles se encaixam na estimativa de 109 dispositivos eletrônicos por pessoa, atualmente a Europa tem índices bastante altos de reciclagem formal de lixo eletrônico, em torno de 43%. Outro ponto é que Paris quer realizar os Jogos Olímpicos mais sustentáveis de todos os tempos.
O relatório sobre a produção de lixo eletrônico é do portal The Wired e ele mostra que US$ 62 bilhões em materiais recuperáveis, como ferro, cobre e ouro, que chegam aos aterros todos os anos. A cada ano, esse lixo ainda libera mais de 57 toneladas de mercúrio, colocando em risco a saúde de seres humanos e outros animais.
Ainda falando de mundo…
Os franceses estão prometendo fazer bonito nas Olimpíadas
Imagem | O globo
🚲 Os franceses não ficam para trás quando o assunto é sustentabilidade: para os Jogos Olímpicos de Paris, eles pretendem fazer com que as emissões de gases efeito estufa sejam metade do que foi gerado em eventos esportivos mais recentes. Entre as principais medidas para alcançar essa meta estão a criação de mais espaços para bicicletas e a eliminação dos enormes geradores movidos a diesel.
Além disso, serão instalados painéis solares no Rio Sena e o cardápio preparado para os convidados terá mais opções vegetarianas e com menos carne. A estrutura para os jogos também aproveitará espaços já construídos para a Olimpíada de 1924 no país. Cerca de 95% dos espaços que receberão os jogos são edifícios antigos ou estruturas temporárias.
🏢Os prédios que foram construídos ainda têm uma pegada sustentável já que utilizam menos cimento e madeira e possuem painéis solares e vegetação nos telhados. Depois dos jogos eles serão reutilizados pelos residentes nas próximas décadas com o objetivo de revitalizar subúrbios da cidade.
Polêmica: mas como nem tudo são flores, a polêmica está no fato de que não haverá ar-condicionado na vila olímpica em pleno verão europeu. Porém, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, afirmou que os edifícios foram projetados para gerar mais sobriedade e dispensar a necessidade do aparelho.
Será mesmo que diante das mudanças climáticas os prédios irão cumprir o seu papel de ventilar adequadamente e promover conforto em meio a temperaturas de 40ºC?
Assuntos relacionados:
Fim de uma era: pequenos municípios devem encerrar os lixões em quatro meses
BRASIL
Imagem | FGM
🗑️Para atender a Lei 14.026/2020, os municípios de até 50 mil habitantes terão até o dia 2 de agosto de 2024 para destinar corretamente os resíduos sólidos e acabar com os lixões. Para isso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) preparou uma cartilha que explica sobre como encerrar os lixões, recuperar os terrenos e estruturar aterros controlados.
Marco do Saneamento: a Lei 14.026/2020 atualizou as normas e o Marco Legal do Saneamento Básico e colocou prazos para aprimorar as condições estruturais do saneamento básico no país e tratar dos prazos para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
♻️Com isso, as prefeituras estão com um prazo curto para se organizarem e encerrarem os lixões a céu aberto. Uma alternativa, que também está na cartilha da CNM, é a valorização dos catadores de resíduos em organizações e cooperativas.
Muito lixo: somente em 2022, 28 milhões de toneladas de lixo tiveram destinação incorreta. Esse valor significa 38,9% do total que foram parar nos 3 mil lixões a céu aberto espalhados pelo país. Estima-se que cada brasileiro tenha gerado uma média de 1,04 kg de resíduos sólidos por dia.
E as chuvas não param…
⛈️Enquanto isso, a destinação incorreta do lixo também é um dos alarmantes das chuvas que vem prejudicando diversos brasileiros. Até domingo (24), foram constatadas 25 mortes no Espírito Santo e no Rio de Janeiro por causa das fortes chuvas que geraram diversos transtornos nas regiões. Deslizamentos, alagamentos e acidentes foram as principais consequências das chuvas que em poucos dias ultrapassaram a média para todo o mês de março.
Assuntos relacionados:
Sente essa energia: Lollapalooza contou com a iluminação sustentável da Neoenergia
PATROCINADO
Imagem | Site neoenergia
🤘O Autódromo de Interlagos viveu dias intensos de muita música e energia (e lama -rs)nos últimos dias. Entre 22 e 24 de março aconteceu o Lollapalooza Brasil 2024 que contou com artistas nacionais e internacionais e ações sustentáveis de marcas parceiras do Meio Sustentável.
Em um movimento para promover mais sustentabilidade e a descarbonização, a Neoenergia foi apoiadora oficial do Lollapalooza Brasil 2024. A empresa fez a iluminação do local com postes de luz que fornecem energia por meio de placas solares.
☀️ A energia fotovoltaica é uma energia limpa e renovável e faz parte do pacote de transição energética que ainda possui a energia eólica e os biocombustíveis como aliados. Ela ainda é importante porque não emite nenhum gás efeito estufa ao ambiente, promovendo ainda mais a descarbonização no país.
Os postes desenvolvidos para o festival têm características importantes:
Capacidade de gerar 185 lm/W;
Cada lâmpada LED pode ser até 40% mais econômica do que as demais;
Os postes possuem capacidade de ficar com a luz ligada por 3 dias chuvosos ou nublados.
Ou seja, faça chuva ou faça sol, os postes da Neoenergia podem iluminar o seu dia sem causar prejuízos ao meio ambiente.
O Meio Sustentável conferiu de pertinho a ação da empresa no Lollapalooza, clique aqui e veja como foi!
Enquanto isso, no mundo corporativo…
ESG
VEJA a VERT
Imagem | Ciclo viv
👟Depois de consolidar a marca por 10 anos, a VERT está se transformando em VEJA no Brasil. Com sede no país desde o seu início, os criadores estão mudando o nome para convidar o público a verem além do tênis.
Sobre a marca: a VEJA foi criada em 2005 pelos franceses Sébastien Kopp e François-Ghislain Morillion com o objetivo de ressignificar a indústria da moda com um comércio justo. Eles viram no Brasil um polo extremamente promissor com matérias-primas em abundância.
🌳O tênis VEJA é feito com borracha e algodão orgânico que são extraídos de forma sustentável e com remuneração justa dos trabalhadores. As matérias primas são agroecológicas retiradas do Brasil, do Peru e da Amazônia.
A marca se chamava VERT no Brasil por questões legais de registro e hoje, após 10 anos, eles conseguiram modificar e tornar o nome único no país e em todos os mais de 100 países onde seus produtos são vendidos.
O divórcio de milhões
Imagem | exame
🍦Nesta semana a Ben & Jerry’s, fabricante de sorvetes, anunciou que está se separando da gigante de bens de consumo Unilever. Isso significa que pode haver uma grande mudança na marca de sorvetes que desde a sua criação prioriza os direitos humanos.
Contextualizando: a Ben & Jerry’s foi criada em 1978 por Ben Cohen, Jerry Greenfield e Jeff Furman pautando políticas de uso de ingredientes naturais, defesa de minorias sociais e a produção sustentável nas comunidades em que está inserida. Porém, em 2000 quando se uniu à Unilever, ela teve que se adaptar aos modelos de negócio da marca, deixando algumas características de lado.
Entretanto, os direitos humanos foram um valor que a marca não deixou para trás. O apoio à comunidade LGBTQIA+ é uma das suas principais pautas de ações ao redor do mundo. A marca chegou a processar a Unilever por querer vender seus produtos em regiões que iriam contra os seus valores.
🌡️A pauta climática também está dentro de suas ações e em 2015, quando participou da Cúpula de Paris, reuniu 35 países para pedir ações eficazes contra o aquecimento global. Além disso, a própria empresa possui políticas internas para a redução das emissões de carbono e o uso de energias limpas.
Assuntos relacionados: