- meionews 🌎
- Posts
- Estamos de volta 🙌
Estamos de volta 🙌
A Newsletter mais querida do Brasil está de volta a todo vapor! Semanalmente você irá receber uma seleção das melhores noticias voltadas para as pautas ESG. Pegue seu chá ou café e venha conferir....
Brasil bate recorde mundial de latinhas para reciclagem

O Brasil acaba de alcançar um marco histórico na reciclagem de latas de alumínio, tornando-se líder mundial no processo. Isso significa que o país atingiu a impressionante marca de 98,4% de reciclagem de latas em 2022, uma conquista que não deve ser subestimada.
A reciclagem de latas de alumínio é um importante passo para o uso sustentável de recursos naturais, economia de energia e redução do lixo.
Essa conquista é resultado do esforço conjunto de empresas, cooperativas de catadores, governo e sociedade civil, que têm trabalhado duro para aprimorar suas tecnologias e estratégias de coleta seletiva e reciclagem de resíduos.
🏆 Esse titulo é nosso… O diretor da ABAL afirmou que o Brasil possui um dos melhores sistemas de reciclagem do mundo, permitindo que o alumínio seja transformado em novos produtos, contribuindo para a economia de recursos naturais e energia.
É importante ressaltar que esse recorde não foi alcançado por acaso, mas sim como resultado do engajamento de toda a sociedade em relação à sustentabilidade. E é por isso que várias empresas e organizações estão promovendo campanhas para incentivar ainda mais a reciclagem de latas e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos.
Então, se você ainda não faz parte dessa mudança, é hora de começar! Separe suas latas de alumínio e leve para reciclagem, certifique-se de descartar corretamente os resíduos e ajude a promover um futuro mais sustentável para todos nós.
Afinal, pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Junte-se a essa causa e faça a sua parte!
Se aprofunde no assunto:
Latam realiza seu primeiro voo internacional com combustível sustentável

A companhia aérea Latam acaba de dar um importante passo rumo à sustentabilidade ao realizar seu primeiro voo internacional com biocombustível sustentável. A viagem partiu de São Paulo e teve como destino Frankfurt, na Alemanha.
⛽ E sabe qual é a melhor parte? O biocombustível foi produzido a partir de óleo de cozinha usado, que seria descartado no meio ambiente!
Essa iniciativa faz parte do compromisso da Latam em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2050, em relação aos níveis de 2005.
E não é só isso, a empresa também está investindo em tecnologias mais eficientes e em programas de compensação de emissões.
A empresa tem trabalhado em parceria com outras empresas e organizações para incentivar o desenvolvimento de uma indústria de biocombustíveis sustentáveis no Brasil e em outros países da América Latina. Essa é uma ação muito importante, pois estimula a criação de soluções mais verdes e sustentáveis para a aviação.
Com essa iniciativa, a Latam se torna a primeira companhia aérea da América Latina a realizar um voo internacional com biocombustível sustentável. É um marco histórico que mostra que é possível voar de forma mais sustentável.
Se aprofunde no assunto:
Pneus sem ar para carros e bicicletas começam a ser testados

Você sabia que os pneus convencionais que precisam ser cheios de ar podem ter os dias contados? Isso mesmo! Já existem pneus sem ar sendo testados em carros e bicicletas em todo o mundo.
Esses pneus são diferentes porque têm uma estrutura interna que suporta o peso do veículo, eliminando a necessidade de ar. Isso faz com que sejam mais resistentes a cortes e perfurações, além de serem mais econômicos e sustentáveis.
E sabe qual é a melhor parte? Os fabricantes afirmam que esses pneus podem durar até três vezes mais do que os convencionais e são mais fáceis de serem reciclados.
E não para por aí! O uso dos pneus sem ar também pode contribuir para a redução do descarte incorreto de pneus, que é um grande problema ambiental em todo o mundo.
Imagine só poder andar por aí sem se preocupar em encher os pneus ou com o risco de um furo no meio do caminho? Com os pneus sem ar, isso pode se tornar realidade em breve!
Então fique de olho nas novidades e quem sabe você seja um dos primeiros a experimentar essa tecnologia revolucionária!
Se aprofunde no assunto:
Governo retoma grupo de trabalho para combate às mudanças climáticas

Você sabia que o governo brasileiro voltou a se mobilizar para combater as mudanças climáticas? Pois é, foi anunciada a retomada do grupo de trabalho interministerial que vai elaborar políticas públicas e estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e enfrentar os impactos do aquecimento global.
Esse grupo será coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e terá representantes de outros ministérios, organizações da sociedade civil e setor privado, ou seja, todo mundo junto e misturado trabalhando por uma causa maior.
🎯 As metas do grupo são ambiciosas: reduzir as emissões de gases de efeito estufa em setores como energia, transporte, indústria e agropecuária, além de ajudar as comunidades mais vulneráveis a se adaptarem às mudanças climáticas.
Essa iniciativa é super importante para garantir que o Brasil cumpra o Acordo de Paris, que tem como objetivo limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Além disso, essa ação vai contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono e mais resiliente, ou seja, uma economia que se preocupa com o futuro do planeta e de seus habitantes.
E aí, você já fez a sua parte para ajudar a combater as mudanças climáticas? Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença, como por exemplo, economizar energia e água, usar transporte público ou bicicleta, evitar o desperdício de alimentos e reciclar. Vamos juntos nessa luta pelo futuro do nosso planeta!
Se aprofunde no assunto: