- meionews 🌎
- Posts
- Empatia
Empatia
Você já olhou para alguém e pensou… O que passa na cabeça dela? E já que estamos começando uma nova semana, que tal começarmos sendo empáticos? Coloque-se no lugar do outro.
Que tal um mar verde para refrescar?
MUNDO
Madri está no processo de construir um anel florestal com cerca de 500 mil árvores.
Objetivo: reduzir a onda de calor e os níveis de CO2. Vão ser absorvidos até 175 mil toneladas de CO2 por ano.
Nada como respirar ar puro, não é mesmo?
Serão 75 km de floresta, o que equivale a cerca de 800 campos de futebol, as árvores que serão plantadas são nativas do Espanha, são chamadas de pinheiro negro. Elas são a escolha perfeita, pois requerem pouca água e são de fácil manutenção. Também serão usadas a faia, o zimbro espanhol e outras espécies de carvalho nativas de áreas áridas.
Mas não para por aí...o conselheiro do meio ambiente e desenvolvimento urbano de Madrid afirmou que essa tem que ser uma atitude global. Para grandes cidades que geram muito CO2 devem ser aplicados diferentes métodos de combate à degradação ambiental. E isso deve envolver a população.
É sobre isso.
Quando começa?
O plantio começou em dezembro de 2020 e estima-se que vão demorar cerca de 12 anos para plantar todas as árvores.
Por que anel florestal?
As primeiras árvores formam um bosque que circularão por toda a cidade. As áreas verdes serão unificadas formando um círculo. Anel.. círculo.. entenderam? risos
Você deve estar se perguntando como vai ser a circulação por Madrid com todas essas árvores? Bom, eles também pensaram nisso. O bosque terá cerca de 20 pontes e túneis por onde vão circular as rodovias e trilhos de trem.
O que mais tem de interessante no mundo:
Se usar plástico você vai em cana, amigo
BRASIL
Se você for a Fernando de Noronha fique esperto, a prefeitura da ilha decretou em dezembro de 2018 que proíbe a utilização e distribuição comercial de produtos plásticos e de isopor. Mas caso seja pego descumprindo o decreto, não terá maiores consequências.
Até aí beleza, mas você me pergunta: tá meio news, mas por que tá me dando notícia velha?
É que até hoje, ainda não havia nenhuma punição para os infratores. Mas a partir de agosto deste ano, vão ser distribuídas multas de até R$ 22 mil e até o fechamento de portas será decretado.
Obs: Turistas não passam despercebido hein?! A fiscalização já começará no aeroporto.
A fiscalização iniciou em 2019, mas só no mês passado é que o governo retomou a campanha. Recomendam-se que utilizem outras alternativas como reutilizavéis, retornáveis ou papel. Barcos de passeio também estão incluídos nessa.
Atenção: Depois da segunda notificação de infração, é multa.
Contextualizando: Você sabia que Fernando de Noronha, e isso inclui todo o arquipélago que é constituído por 21 ilhas, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas, o que significa que esse é um local valioso e deve ser preservado.
Resumindo: você não será preso. Mas estar preso a hábitos.
O que mais tem de interessante no Brasil:
Lá vem mais robôs, estamos na era digital mesmo
Inovação
Como assim? É, tem mais robôs na área, será que finalmente eles vão dominar?
Edwin Bos e Martijn Lukaart desenvolveram um robô autônomo, que pode detectar bitucas de cigarro nas praias, até mesmo se estiverem parcialmente enterradas. Ele se chama BeachBot e funciona com inteligência artificial. Mas o que não é assim hoje em dia não é mesmo? Até o seu rádio agora fala com você (Aléxia, assinar MeioNews)
Funcionamento do BeachBot: o robô mapeia e coleta restos de cigarro, que são um dos maiores poluentes das praias hoje em dia. Ele tem câmeras para que não esbarre em nada e nem em ninguém. Assim que encontra uma bituca os seus braços cavam a areia e retiram um lixo. Depois de cheio o armazenamento da máquina deve ser esvaziado. Ele funciona a bateria que dura cerca de uma hora.
Reflexão: Podia ser energia solar né? já que vai ficar o dia todo na praia mesmo…
O objetivo: evitar que os cigarros cheguem ao mar,existem muitas substâncias tóxicas que poderiam prejudicar o equilíbrio daquele ecossistema. Já estão em fases de testes e o desafio da vez é tornar o robô mais rápido. Numa primeira experiência ele coletou somente dez bitucas de cigarro em meia hora.
Desse modo, os criadores estão reunindo duas mil fotos de bitucas de cigarro na praia para que sejam armazenadas no banco de dados e possam ser processadas pelo BeachBot. Eles estão pagando 25 cents (centavos de dólar), para cada foto coerente e bem tirada. Eles esperam que esse valor simbólico reuna uma comunidade, para que todos se sintam parte do projeto.
O BeachBot é um homem do povo!
E já que o assunto de hoje é lixo, que tal você também fazer parte disso?
Comece por você
Você sabia que cerca de 40% de todo o lixo do Brasil é descartado indevidamente? São cerca de 30 milhões de toneladas de lixo sendo descartado de forma incorreta.
Vamos ao exemplo das baleias?
Uma cachalote, que é a maior da espécie, pesa em média 14 toneladas.. reflita agora a quantidade de lixo descartada de forma incorreta
Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: recicle o seu lixo.
Faça como quiser, em casa, no trabalho, na rua. Separe o lixo corretamente, implemente coleta seletiva no seu bairro, jogue uma garrafa de plástico na lata de lixo vermelha. Qualquer coisa vale.
E não se esqueça de postar uma foto no instagram, usando a hashtag #ReciclandoLixo
e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!
Uma foto vale mais que mil palavras
Prêmio Bom exemplo
A iniciativa, que decorre no âmbito do Programa Eco-Escolas, foi desenvolvida com vários estabelecimentos de ensino da região. A edição deste ano do “O mar começa aqui” contou com a participação de 124 municípios, que pintaram um total de 796 bueiros.
Os desenhos tinham como objetivo alertar para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, e em especial da qualidade da água doce e salgada.