- meionews 🌎
- Posts
- Me diz o porque?
Me diz o porque?
Boa tarde! Essa pergunta é para você que lê o meio news toda semana na hora do almoço e nunca divulga para seus amiguinhos! Mas tá em tempo... posta nossa newsletter no seu stories que iremos repostar
Aparando a grama
MUNDO
(Fonte | G1)
Um problema totalmente norte-americano. O estado da Califórnia assinou uma lei no dia 9 de outubro deste ano, que decreta que é proibido utilizar cortadores de grama com motores movidos a gasolina.
Se você não costuma assistir filmes de comédia clássicos dos EUA, a gente explica: Nos Estados Unidos é comum o uso de cortadores de grama motorizados que possibilita que você suba nele ( é quase um meio de transporte - rs)
A lei faz sentido, você vai cuidar das suas plantas fazendo mal ao meio ambiente? Confuso né?
E para ajudar na transição de motores que emitem gases tóxicos para os que não emitem, terá uma linha de 30 milhões de dólares. Já que os gases não só poluem o meio ambiente, mas também são a causa de muitos problemas de saúde, como asma, por exemplo.
A estimativa é que há pelo menos 14 milhões de equipamentos de jardinagem a motor a gasolina no estado, segundo a agência de controle de qualidade do ar da Califórnia. O soprador de folhas, que é outra coisa bem norte-americana e até o Bob esponja já usou, emite a mesma quantidade de gases que uma viagem de 1170 quilômetros de carro.
É muita coisa! Vamos ver se vão seguir o exemplo da Califórnia...
O que foi mais relevante no mundo?
Uma hora a mais ou a menos
BRASIL
(Fonte: Ciclo Vivo)
Você gosta do horário de verão? Alguns especialistas do Ministério das Minas e Energia (MME) estão avaliando a possibilidade da volta do horário de verão. Em vista do nosso problema com a energia e a famosa crise hídrica, a volta dessa hora polêmica vem sendo discutida.
Mas o que o horário de verão tem a ver com a energia? Em teoria, ao adiantar uma hora no relógio o dia fica mais "longo" o que diminui a necessidade de utilizar as luzes de casa, por exemplo, economizando energia ao se aproveitar mais da luz do sol.
Mas que fique claro que há muita discordância sobre o tema, muitos dizem que não há diferenças importantes no consumo de energia.
O horário de verão foi suspenso em 2019 pelo atual presidente, a volta dele ainda não foi decidida. Está em pauta já que todas as medidas para a redução do consumo de energia são viáveis nesse momento, mas também não é uma garantia.
A melhor opção continua sendo as medidas mais simples de economizar energia, diminuindo a utilização de aparelhos eletrônicos, apagando as luzes em desuso, ou ainda se você quiser uma mudança radical aposte na energia solar.
O que foi mais relevante no Brasil?
Falando nela…
INOVAÇÃO
(Fonte | Exame)
Todo mundo conhece alguém que está usando energia solar. Já nos gabamos da nossa energia renovável por aqui, mas só pra relembrar:
O Brasil tem cerca de 48% da sua matriz energética feita por fonte renovável, sendo que em escala mundial, a média está em 14%.
Em um período de três anos a instalação e uso das placas solares aumentaram em 2000%. Só em energia no Brasil, 85% é renovável, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME). Mais uma sigla pra conta -rs
Além disso...a energia eólica também vem crescendo muito, já tem mais de 700 usinas instaladas pelo país, e ela equivale a 11% da matriz energética.
Mesmo na pandemia a energia solar aumentou 70%, batendo recordes. Em 2018, o mercado municipal do Rio de Janeiro instalou mais de 5.000 placas fotovoltaicas para energia solar, poupando 900 mil reais na conta de luz.
Finalmente números bons sobre energia elétrica.
Jogue lixo no lixo
COMECE POR VOCÊ
Você sabia que... 95% do lixo nas praias brasileiras é plástico? Você sabia que já foram removidas pelo menos 385 toneladas das praias de uma única cidade?
Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: Jogue lixo no lixo.
Nesse verão quando for para a praia, seja um turista educado, junte o seu lixo, não deixe na areia. E lembrando que a espiga de milho e o coco tem que ir pra lixeira de orgânicos e não no chão.
E não se esqueça de postar uma foto no instagram, usando a hashtag #PraiaLimpa e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!