- meionews 🌎
- Posts
- Disciplina
Disciplina
Bom dia, boa tarde, boa noite terça-feira! Você que se encontra desmotivado nesta terça-feira lembre-se de se manter firme na disciplina! Ela retribui sabe como? Te motivando novamente. Vamos juntos.
Dirigindo meu carro
Mundo
Carro elétrico ou a diesel, qual seu favorito?🚗 Na Europa é o elétrico. As vendas de carros elétricos na Europa ultrapassaram o diesel pela primeira vez. Ai que festa! 🎉
Os dois carros são meios mais verdes que o carro movido a gasolina comum, ainda que o elétrico seja bem mais, afinal já existe energia limpa, então é um meio de locomoção sustentável.
Em pelo menos 18 países europeus a venda de carros elétricos superou a de carros a diesel, sendo que em dezembro de 2021 foram vendidos 175 mil carros, batendo o recorde de carros elétricos vendidos na Europa. É campeão!
Para fins de contexto: em 2021 foi decretado que até 2035, 100% dos carros seriam elétricos, e que todos os carros a combustão seriam removidos do mercado e seu uso proibido. Com esse bum do carro elétrico em dezembro e janeiro deste ano, a meta já parece alcançável.
Pensando nisso, novos postos de recarga deverão ser instalados. Está prevista a instalação de 3,5 milhões de pontos até 2030, e esse número deve chegar a 16,3 milhões até o final de 2050. Afinal, a energia elétrica será a nova gasolina - rs! Dalhe postos de recarga para todo lado!
O que mais foi destaque no mundo? 🌎
Nosso assunto favorito voltou
Brasil
Quem aí já estava com saudades da energia solar? Saibam que esse não é apenas o nosso assunto favorito. Muita gente só se fala nisso, porque o Brasil atingiu o número de um milhão de consumidores que aderiram à energia solar em suas casas, apartamentos, lojas, etc.
A geração de energia de todas as instalações são de 8,6 gigawatts de energia, o que equivale a pelo menos dois terços da potência da hidrelétrica de Itaipu. Opa.. pouca coisa não é!
Entre os estabelecimentos dos consumidores, temos 76,6% residencial; 13,4% comercial; 7,6% de produtores rurais; 2,1% industrial; 0,3% do poder público; 0,3% de serviços públicos e 0,1% de iluminação pública.
Para quem acompanha a Meio News, a energia solar não é novidade, mas nos últimos anos houve um crescimento acelerado do seu uso. Já no início de 2022 foi sancionada uma lei de marco regulatório. Calma aí, não é ruim.
As regras impostas começam a valer em 2022 e seguirão por dois anos, elas serão um incentivo à energia solar. A Absolar, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, é uma entidade sem fins lucrativos, e afirmou que o Brasil ainda está atrasado quando o assunto é abraçar a tecnologia solar. Apenas 1,1% dos consumidores de eletricidade fazem uso da energia solar. É muito pouco - sos!
Mas mesmo assim, a Absolar previu que em 2022 a energia solar instalada dobrará em comparação ao ano passado. Que faça sol, iremos precisar - rs!
O que mais foi destaque no Brasil?
O que vc sabe sobre seu banco?
ESG
O seu banco faz isso? O Bradesco levantou 500 milhões de dólares com um bond sustentável de cinco anos.💰🌳
Calma, a gente explica! Primeiramente os bonds são títulos de dívidas, ou seja, documentos que representam as dívidas de uma empresa ou do governo que pagam os juros ou vendem para investidores. Os bonds sustentáveis são papéis de dívidas que se referem especificamente a projetos ambientais.
É uma forma de financiar um projeto e o dinheiro recebido por meio dos bonds sustentáveis são carimbados, só podendo ser utilizados para programas de sustentabilidade, e devem ter benefícios sociais definidos. Coisa linda de se ler - rs.
Mas agora…voltando à notícia: os 500 milhões de dólares serão utilizados pela Bradesco para financiar e refinanciar projetos verdes e sociais que tenham a ver com os objetivos do banco e que sejam ESG. Vamos torcer para serem projetos muito benéficos.
Os papéis de renda fixa tem prazo de 60 meses e com taxa de retorno de 4,375% ao ano. Por trás do Bradesco, os outros colaboradores foram BBI, BNP Paribas, BTG Pactual, Citigroup, JP Morgan e UBS.
Em comunicado oficial, o banco afirmou: "Com a emissão [...], o Bradesco reforça seu compromisso em ser um agente de transformação positiva na sociedade, em linha com seu propósito e compromissos institucionais firmados".
Vamos ver que ideias o Bradesco terá para o meio ambiente.. dependendo viramos até cliente - rs.
Um novo tipo de crédito na sua conta
Inovação
Você já quis calcular o quanto você contribui para o aquecimento solar? Agora você pode! A Ambipar lançou um aplicativo chamado Ambify, com ele qualquer pessoa pode calcular a sua pegada de carbono e compensar comprando crédito de carbono.
Pegada?👣 Crédito? Oi? Pegada de carbono é como chamamos o impacto pessoal de alguém no meio ambiente, afinal não há como não deixar pegadas para trás né?
O crédito de carbono nada mais é do que um certificado de que aquela pessoa ou empresa diminuiu sua emissão de carbono. E é utilizado um sistema onde os créditos podem ser trocados entre as empresas, com o objetivo de chegar ao carbono zero.
O aplicativo vai disponibilizar a compensação de créditos para pessoas físicas, pois até então só empresas poderiam participar. O impacto será medido de acordo com os seus hábitos diários, então será possível saber o quanto você está contribuindo para o aquecimento global. Quem aí já pensou que aquela garrafa de plástico não ia fazer diferença? A Ambify te mostrará que faz sim!
O próprio aplicativo define um limite mínimo, já que não é fácil simplesmente não emitir carbono. O carbono também é essencial para a vida, então chegar a zero não é bem verdade, mas o excesso é um problema. Tudo em excesso faz mal.
Quem aí já está baixando o Ambify?
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente
Inspire-se
Você já quis escalar? Pois um grupo de alpinistas decidiu escalar as mais importantes montanhas, para recolher lixo.
Lixo nas montanhas: uma pesquisa do Programa Mundial para o Meio Ambiente da ONU (Pnuma), revelou que 99,7% dos alpinistas já encontraram lixo nas suas escaladas, a maioria sendo plástico, papel e lixo orgânico. Poxa pessoal :(
Pensando nisso, o Pnuma nomeou Nirmal Purja o Embaixador das Montanhas, ele é proveniente do Nepal e já escalou todas as 14 maiores montanhas do mundo em 189 dias. Inclusive escalou o Everest (primeira maior montanha), Lhotse (quarta maior montanha) e Makalu (quinta maior montanha) em menos de 48 horas. Avisa que o rei da montanha tem nome, Nirmal Purja - rs
Nirmal e sua equipe ficarão encarregados de recolher o lixo descartado indevidamente das mais importantes montanhas do mundo. A jornada começou em seu próprio território, o Monte Manaslu, no Nepal, é a oitava maior montanha, e os alpinistas conseguiram recolher 500 kg de lixo. A próxima parada é o Everest. Será que a montanha mais famosa é a que tem mais lixo? Isso não sabemos, mas sabemos que educação é bom e a natureza gosta. Lixo é no lixo!
Vamos esperar grandes coisas dessa equipe!