- meionews 🌎
- Posts
- Dias melhores sempre
Dias melhores sempre
Carnaval cancelado e escolas cancelando a volta às aulas. Sabemos que 2022 não começou bem, mas não vamos desanimar, dias melhores virão. Então pegue seu chá e café e vamos ao que interessa.
O lixo veste Prada
Mundo
Você sabia que roupas também podem ser recicladas?♻👕 Os chilenos estão precisando dessa informação urgentemente. O Deserto do Atacama virou um verdadeiro lixão para roupas. S0S
As roupas vieram dos Estados Unidos, Europa e Ásia para serem revendidas, mas cerca de 70% dessas roupas vão parar no lixo. Que desperdício.
Pelo menos 50 importadoras recebem dezenas de toneladas de roupas por dia e distribuem as peças por todo o país para revenda.
As roupas chegam na Zona Franca de Iquique, conhecida como Zofri, que é um imenso parque industrial com mais de mil empresas que comercializam seus produtos sem imposto. Pra quê shopping?
O Chile, sendo o maior importador de roupas usadas da América do Sul, recebe 90% desse tipo de mercadoria, as roupas se acumulam nas lojas e não são vendidas, são descartadas. E ninguém quer se responsabilizar!
No Chile é proibido descartar produtos têxteis em depósitos, pois causa instabilidade do solo, então essas roupas estão sendo descartadas de forma ilegal em lixões clandestinos, e ainda existem pessoas que são pagas para fazer isso. O que é ainda pior!
A roupa, principalmente o poliéster, que é um dos mais encontrados no lixo, é composto de uma resina plástica derivada do petróleo que leva mais de 200 anos para se decompor, e enquanto isso, elas vão liberando micropartículas de plástico que vão parar na atmosfera e no mar. Super prejudicial ao meio ambiente.
Faz cerca de 15 anos que esse lixo têxtil está se acumulando, mas agora está atingindo proporções enormes, para melhor entendimento, o lixão está com o tamanho de 420 campos de futebol. É roupa demais!
Meu Deus, e agora? Tem dois planos em andamento, mas não vai ser nada fácil.
Programas de erradicação de lixões clandestinos🗑:
Para isso é necessário a aprovação do governador regional, e a falta de fiscalização e controle é um fator que atrapalha muito.
Incorporação da roupa usada à Lei de Responsabilidade Estendida do Produtor:
Nessa lei as empresas produtoras e/ou importadoras terão obrigações para com as roupas usadas, mas ainda é preciso elaborar um decreto de regulamentação.
Bom, não sabemos qual plano será executado primeiro, mas uma coisa é fato: precisa entrar em prática pra ontem!
O que mais foi destaque no mundo? 🌎
Bumbum limpinho
Brasil
Até os bebês impactam o meio ambiente - rs.👶 Para quem não sabe, a fralda descartável leva em média 400 anos para se decompor, e levando em conta que um bebê pode utilizar até 8 fraldas em um só dia, em um ano são 2880 fraldas. As suas fraldas ainda estão por aí!!
Pensando nisso, o estado de São Paulo criou o projeto "Minha Primeira Reciclagem", a Huggies e a Boomera (centro de reciclagem em São Paulo) em parcerias com escolas, eles vão separar os resíduos orgânicos do plástico utilizado na fabricação das fraldas.
As escolas serão responsáveis por armazenar as fraldas apropriadamente por uma semana, que serão recolhidos através de 3 coletores, dois externos e um interno, instalados pelo pessoal da Boomera. Para participar, as escolas só têm que preencher o formulário no site da iniciativa. É fácil demais!
Depois de recolhidas, as fraldas passarão pela tecnologia desenvolvida pela Boomera que vai separar os resíduos, assim o plástico separado poderá voltar para o ciclo de produção de novos produtos. Isso é reciclagem em ação!
É o primeiro programa de reciclagem de fraldas da América Latina, e estamos todos muito orgulhosos!
O que mais foi destaque no Brasil?🟢🟡
Uma iniciativa radical
ESG
E a Boomera que tá nessa notícia também? Dessa vez com outra empresa tão famosa quanto. A Nestlé e a Boomera estão juntos numa iniciativa que irá transformar os sachês de Nescau em itens esportivos. Nescau radical, literalmente - rs.
A Nestlé já vem de olho na circulação das suas embalagens há um tempo, e recentemente passou a transformar suas embalagens em traves de futebol, cestas de basquete e postes de vôlei.
O esquema é o mesmo, a cooperativa de reciclagem coleta as embalagens, e a Boomera fica responsável por transformar o plástico das embalagens no produto final. Foram cinco meses de coleta de sachês. Mas valeu a pena.
O projeto além de recolher todas essas embalagens que iriam parar em aterros sanitários, ainda incentiva a prática de esportes. E não para por aí…
Os produtos finais foram destinados à ONG Bairro da Juventude, em Santa Catarina, e aos catadores que ajudaram a coletar todo o material. Olha aí a responsabilidade social do ESG.
E agora presente no ar
Inovação
Motor elétrico não é novidade pra ninguém. ✈Mas no avião, é sim. A empresa israelense Eviation desenvolveu o primeiro avião elétrico de passageiros, e ele está pronto para decolar!
No fim de janeiro o avião passou pelos últimos testes de motor no Aeroporto Municipal de Arlington, em Seattle. E estará pronto para seu primeiro voo em algumas semanas.
O avião, batizado de Alice, tem tecnologia de bateria semelhante a um carro elétrico, com apenas trinta minutos de carregamento será possível voar por cerca de uma hora, o que dá cerca de 700 quilômetros. Essa Alice faz maravilhas - rs.
O avião deveria alçar voo antes da virada de 2022, mas devido ao clima ruim do noroeste do Pacífico, os testes tiveram que ser adiados. Quem espera sempre alcança!
A velocidade máxima do Alice é de 461km/h, em comparação um Boeing 737 tem velocidade máxima de 946km/h. Não é tão rápido, mas é carbono zero. Sendo assim, não to com pressa - rs.
A Eviation é uma empresa especializada em viagens aéreas elétricas, e ela espera que os aviões elétricos para 40 passageiros sejam realidade em sete a dez anos. Nós também.
Pé na areia, cigarro no lixo
Inspire-se💚
Se vai fumar, então pelo menos não jogue a bituca no chão. Uma única bituca de cigarro contém milhares de substâncias tóxicas, e ainda sim, encontramos várias delas na areia das praias. Triste né?
Para solucionar esse problema três empresas fizeram uma parceria, a Bem Bolado Brasil, vende itens de tabacaria, a Poiato Recicla, usina de reciclagem de cigarro, a Flow Sustentável, empresa de desenvolvimento sustentável. Só gente influente.
O projeto consistiu em instalações de caixas coletoras de bitucas pela cidade e totens com cinzeiros logo na entrada da praia. Não tem mais desculpa!
As cidades beneficiadas foram São Sebastião (praia Maresias, Juréia e Camburi) e Ubatuba (praia do Itamambuca, Itaguá, uma pista de skate e no centro).
Já no primeiro mês, dezembro de 2021, foram coletadas mais de seis mil bitucas de cigarro, que são transformadas em uma massa celulósica utilizada para fazer papel. Reciclagem nunca é demais! Estamos empolgados com esse novo projeto!