- meionews 🌎
- Posts
- Dia delas
Dia delas
Todo dia é dia da mulher. Meio News não chegou no dia 8 de março, mas nós da equipe queremos parabenizar todas as mulheres pelo exemplo de força, luta e garra. E agora vamos lá!
Urânio Ucraniano
Mundo
Um trava-línguas nuclear! Na última sexta-feira (04) uma usina nuclear na Ucrânia, a maior da Europa, foi vítima de um incêndio. Que perigo!
O incêndio ocorreu em um centro de treinamento do complexo Zaporizhzhia, e não na usina propriamente dita. A usina está sob direção da Rússia que, após intensos combates, conseguiu apreender a fábrica que funciona normalmente. Não tá sabendo da invasão da Rússia? Clica aqui.
O fogo foi extinto na sexta-feira mesmo e um funcionário da Energoatom, que é uma empresa estatal responsável por administrar as quatro usinas nucleares da Ucrânia, afirmou que a Rússia estava no controle, não houveram mais incidentes, o fogo foi apagado e a radiação estava normal. Normal como?
O funcionário ainda comentou que todos já estavam em seus locais de trabalho e a estação estava operando de modo habitual, mas que sua organização não tinha mais comunicação com os gerentes da usina, e que estava alheio à situação da radiação e do manuseio dos materiais nucleares provavelmente perigosos. Notícias boas… né?
Amazônia Online
Brasil
A Amazônia entrou para o mundo das criptomoedas! Uma fundação de gestão e requalificação ambiental chamada Nemus é dona de 41 mil hectares do território da Amazônia, e querendo juntar o mundo tecnológico com o ambiental, criou uma NFT para serviços ambientais para ajudar a floresta.
O que é NFT? A sigla, em português, significa token não fungível, e é basicamente um item digital que originalmente não possui valor monetário, mas que por circunstâncias maiores são atribuídos a eles valor de mercado.
Como vai funcionar:
Cada NFT vai representar uma localização de uma determinada área das terras da Amazônia, e o seu comprador poderá monitorar em tempo real todos os projetos e atividades sustentáveis correspondentes ao seu território.
Mas espera aí… Ninguém vai adquirir as terras, somente a área na camada virtual que corresponde a ela. As primeiras NFTs correspondem a áreas de 8 mil hectares, mas o projeto tem intenções de aumentar a área preservada para 2 milhões de hectares.
A pessoa está literalmente comprando promessas de preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia, o que ajuda a proteger e desenvolver a região, além de gerar empregos e reduzir o desmatamento. Vai ter atendimento ao cliente? Esperamos que sim!
Feminismo in Natura
ESG
Já que ontem foi o dia internacional da mulher, por que não uma notícia para elas? Não é novidade para ninguém que as mulheres ganham menos que os homens, mas um dado da Fundação Getúlio Vargas sobre o mercado de trabalho mostrou que as mulheres recebem cerca de 30% a menos que os homens na mesma profissão. Isso é triste!
Pensando nisso, a Natura estabeleceu um plano para eliminar essa diferença salarial entre homens e mulheres. Até 2030 espera-se que essa inequidade de salário seja resolvida entre gêneros, desde que ocupem o mesmo cargo e tenham o mesmo tempo de casa. Igualdade!
Mas como fazer isso? A Natura explica: "Fizemos um mapeamento, trabalhamos com consultoria e estamos criando mecanismos que nos ajudam a fazer a gestão durante o ano, para que as admissões e movimentações também tenham um impacto em eliminar essa diferença” disse Lilian Ikeda, gerente de remuneração sênior da Natura &Co América Latina.
Não é a primeira vez que a Natura é feminista. Quando a pandemia do Covid-19 estava em alta, a empresa lançou o projeto “Visão de Sustentabilidade 2030 — Compromisso com a Vida”. Esse projeto tinha como objetivo garantir que 50% dos cargos mais altos fossem ocupados por mulheres. Sempre com meritocracia.
Além disso, 30% da mão de obra deveria incluir representantes do grupo LGBTQ+, inclusive em cargos de liderança também. Natura só da orgulho.
E você achava que o futuro do táxi era o Uber-rs
Inovação
Você ainda anda de táxi?🚗 No ano passado, uma startup norte-americana chamada Zoox revelou o projeto de um robotáxi, um veículo totalmente autônomo e elétrico. Seria um sonho?
O veículo é similar a uma minivan, quadrado, alto e com portas deslizantes. As rodas grandes e quinas arredondadas deram um visual bem fofo e estilo desenho animado para o carro. So cute!
Com espaço para até quatro passageiros, tem velocidade de até 120 km e uma bateria de 133 kWh que permite rodar por até 16 horas, e ele pode se locomover bidirecionalmente, ou seja, não é preciso manobrar ou virar ele anda nos dois sentidos. Quem não quer andar nesse carro?
Esse veículo não está aberto para compra direta ao consumidor, será exclusivamente para integrar um serviço de mobilidade urbana, o táxi.
A Zoox garante cuidar da condução, carregamento, manutenção e atualização de frota. O “piloto” somente pagará pelo serviço prestado. Ainda não existe data de lançamento. Vamos aguardar ansiosamente.
Doguinhos Ucranianos 🐾
Inspire-se
Já parou para pensar no que acontece com os animais de estimação deixados para trás? O Leonid e a Valentina, sim. Eles são um casal de veterinários que está acolhendo animais de estimação deixados para trás após o início da guerra.
O casal já tinha um programa de proteção de animais selvagens chamado Vet Crew, mas ele tomou um novo rumo quando a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro. Em Odessa, cidade onde estão sitiados, o casal começou a assistir um grande número de pessoas que deixavam o país às pressas e deixaram para trás seus animais.
Nessas situações é muito comum o abandono dos animais por não saber se serão aceitos nos locais de refúgio.
Pensando nisso, o casal começou a acomodar esses animais de estimação para que não fiquem desamparados, além de ajudar e informar como se refugiar em outro país com seu animal.
De acordo com eles, países como a Polônia, a Romênia e a Eslováquia estão aceitando refugiados com bichos de estimação sem necessidade de comprovação de vacina. Desse modo, não há necessidade de abandonar o animal.
Mesmo assim, o casal segue aceitando animais de estimação, e estão usando uma campanha de financiamento criada antes do início do conflito, para arrecadação de fundos para cuidar dos animais colhidos. Ao menos uma notícia boa no meio do caos.