- meionews 🌎
- Posts
- Coragem 💪
Coragem 💪
“Andar com fé eu vou, CAFÉ não costuma faiá...” Já acordou? Já pegou o seu café com fé para vencer mais um dia? Bora com a gente desbravar esse mundão de notícias!
Chegou um novo freio para o garimpo e o comércio ilegal de ouro no Brasil
BRASIL

Lembra quando a gente disse que o STF proibiu o comércio de ouro com base na “boa-fé”? Pois agora temos uma nova ferramenta para confirmar a origem do metal: a Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO).
A iniciativa criada pela Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) é uma ferramenta que vem ajudando tanto a joalherias, bancos, etc, quanto a Polícia Federal.
👉 Legal né? Mas vamos lembrar porque chegamos até aqui?
O garimpo ilegal cresceu cerca de 495% de 2015 a 2020, de acordo com o Instituto Escolhas. Somente em unidades de conservação indígena, o crescimento foi de 301%.
E quais as consequências disso? contaminação dos rios, florestas e danos às comunidades que residem naquele local. Os efeitos da exploração são sérios e desastrosos!
🎯 Porém, a nova ferramenta indica a origem da matéria-prima, ou seja, se é de uma mina social e ambientalmente responsável ou veio do garimpo ilegal.
Ela já está disponível online, mas ainda em fase de testes.
A boa notícia é que ela já mostrou resultados promissores que ajudarão o Governo Federal a frear as ações do garimpo principalmente na Amazônia.
Assuntos relacionados: 👇
Startup transforma sustentabilidade dos produtos em informação
PATROCINADO

O quanto os seus colaboradores e os seus clientes conhecem as iniciativas de sustentabilidade de sua empresa?
🤔 Você sabe comunicar a sustentabilidade dos seus produtos ao seu público, com informação de qualidade, acessível e padronizada?
Não sei se vocês lembram… mas na última semana o Reino Unido propôs um conjunto de medidas para acabar com o greenwashing.
🇧🇷 O que você talvez não saiba é que no Brasil já temos uma plataforma que auxilia as empresas a engajar seus stakeholders, de forma confiável.
Estamos falando da Central 12, uma iniciativa diferenciada que ajuda a indústria a amplificar sua atitude sustentável, ao mesmo passo que auxilia o consumidor final a conhecer os atributos e os desafios sociais e ambientais dos produtos que consome.
De acordo com um relatório do Global Investor Survey realizado em 2022, 91% dos investidores brasileiros acreditam que os relatórios de sustentabilidade podem ter greenwashing.
🗣️ Está na hora de mudar isso aí, né?!
Se sua empresa é sustentável, você precisa divulgar isso (com responsabilidade)!
🤝 A Central 12 atua neste ponto: ajuda a identificar as questões ambientais, sociais e pós consumo das cadeias produtivas e a transformar essas iniciativas em valor, por meio de informação adaptada a normas globais de comunicação de sustentabilidade e transparência.
Com viés nessa análise, ela ainda disponibiliza um rótulo digital, acessado por QR Code ou link, para que o consumidor conheça as informações dos produtos, organizadas em 4 áreas: iniciativas ambientais, sociais, depois de consumir e transparência. Veja o rótulo digital feito para a Dengo Chocolates.
👉 Por fim, você é consumidor e quer colaborar com a Central 12, para que mais e mais produtos tenham informações de sustentabilidade que te ajudem a fazer escolhas conscientes? Então, participe dessa pesquisa e avalie o rótulo digital!
Designers criam sofá que se transforma em bote salva-vidas
MUNDO

Por essa nem o Elon Musk esperava – e superava!
A criatividade frente às mudanças climáticas gerou um fruto inesperado: um sofá multifuncional que se transforma em um bote salva-vidas, criado pela agência criativa Mother.
Já pensou? Que doideira né?
Agora quando o céu desabar ou o mar transbordar você pode ficar tranquilo e a salvo sentado em seu sofá, rs – contém ironia 🙃
🛟 O sofá ainda possui a cor laranja característica de botes salva vidas, suas almofadas podem virar boias e sua estrutura é toda feita de madeira reciclada.
Mas até que ponto é sustentável? Precisamos lembrar que a sustentabilidade é feita de ações e um sofá/bote salva-vidas não vai salvar o planeta. – fica a dica!
Fora que a Terra vem sofrendo com a emissão de gases efeito estufa no meio ambiente e isso vem causando um desequilíbrio enorme no clima. E as consequências disso são tempestades mais severas, dias mais frios ou mais quentes e principalmente mais riscos para a saúde.
Para você ter uma ideia, o número de dias extremamente quentes, quando a temperatura passa de 50°C, registrados a cada ano, dobrou desde a década de 1980. São cerca de 14 dias de calor extremo por ano.
🥵 Suou ai? Porque eu suei, mesmo nesse frio.
Portanto, apesar de peculiar, a iniciativa busca salvar as pessoas em caso de desastres intensos, mas o seu objetivo principal mesmo é fazer com as pessoas tirem a bunda do sofá e façam alguma coisa!
Assuntos relacionados: 👇
Garrafas pet viram mochilas através de startup britânica
ESG

🤴 Carta aberta ao Rei Charles III:
Tem iniciativa ambiental transformando a reciclagem de plástico por ai! A startup GroundTruth, localizada no Reino Unido, está fabricando mochilas a partir de garrafas pet com até 10 anos de garantia.
Que tal usar uma delas para levar seus tacos de golfe? Uma ótima alternativa para ajudar o meio ambiente com classe e estilo.
🎒 Mas além disso, somente uma mochila é feita a partir de 123 garrafas e a matéria-prima, obtida delas, teve um desempenho 40% melhor que o material tradicional.
Os acessórios também são produzidos a partir de gás carbônico capturado da atmosfera e o forro interno é feito a partir de redes de pesca.
Vamos relembrar? De acordo com o Índice de Fabricantes de Resíduos Plásticos, o uso de plástico bateu o recorde mundial em 2021, sendo descartadas 139 milhões de toneladas métricas de resíduos plásticos de uso único e emitindo 450 milhões de toneladas métricas de gases de efeito estufa.
Porém esse é um problema que a startup busca resolver: até 2025, ela pretende remover mais de 10 milhões de garrafas plásticas do meio ambiente para transformá-las em produtos de alto desempenho.
Assuntos relacionados: 👇
Turistas brasileiros estão dispostos a pagar mais por viagens mais ecológicas
MERCADO

“Pé na areia, caipirinha, água de coco, cervejinha…”
Eu sei que essa música te lembra praia, sol, água do mar… Ainda mais nesse frio, um solzinho não cairia mal né? E o que não cairia mal também é fechar uma viagem confortável e mais ecológica, não é mesmo?!
🔎 Uma pesquisa realizada pela Booking.com mostrou que 55% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por viagens mais sustentáveis.
Porém, a pesquisa também mostrou a preocupação acerca das incertezas das mudanças climáticas, sendo que 32% acreditam que a crise ambiental tende a piorar nos próximos meses.
Então bora conscientizar? Escolher viajar de forma mais ecológica é um grande passo para ajudar o meio ambiente. A pesquisa ainda mostrou que 90% dos brasileiros querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses.
Inclusive, a Booking criou um selo de viagem sustentável para fomentar hospedagens ambientalmente responsáveis.
💸 Mas tem aquela coisa né, um incentivo financeiro também vem de bom grado: 54% dos viajantes gostariam de descontos ou incentivos econômicos para apostar em escolhas ecológicas.
Além disso, 48% gostariam de ganhar pontos que pudessem ser trocados por benefícios grátis ou descontos extras em sites de reservas.
Assuntos relacionados: