- meionews 🌎
- Posts
- Consciência e consistência
Consciência e consistência
Essas duas palavras são elementos essenciais para construir qualquer coisa! Consciência te dá clareza e foco, já a consistência te gera resultados. Bora pra mais um resumo das melhores noticias!
Califórnia vai proibir venda de carros novos a gasolina
MUNDO
Regra exigirá que todos os carros novos vendidos na Califórnia até 2035 estejam livres de emissões de combustíveis fósseis
Olha, olha que 2035 tá logo ali, hein? A Califórnia deve começar a implantar seu plano de proibir a venda de carros novos movidos a gasolina, segundo artigo do The New York Times. A regra, emitida pelo Conselho de Recursos Aéreos, exigirá que todos os novos veículos vendidos no Estado até 2035 estejam livres das emissões de combustíveis fósseis.
Essa restrição é mega importante e vou te explicar o por que:
A Califórnia não é apenas o maior mercado automotivo dos Estados Unidos, mas também porque mais de uma dúzia de outros estados seguem o exemplo da Califórnia ao definir seus padrões de emissões.
Pelo menos outros 12 estados poderiam adotar a nova regra de veículos de emissão zero da Califórnia em breve. Outros cinco estados devem adotá-la em cerca de um ano, informa o NYT. Se esses estados seguirem adiante, as restrições às vendas de veículos a gasolina se aplicariam a cerca de um terço do mercado automobilístico dos Estados Unidos.
"Isso é enorme", disse Margo Oge, especialista em veículos elétricos que chefiou o programa de emissões de transporte da Agência de Proteção Ambiental dos presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama. "A Califórnia agora será o único governo do mundo que exige veículos com emissão zero", afirma. Incrível!
Quer reciclar o papel da figurinha do álbum da Copa? Casal de SP deu jeito
BRASIL
Se você está completando o álbum de figurinhas da Copa do Mundo, sabe como é a sensação: Rasgar o pacote e colar o retrato de um jogador de futebol no papel é prazeroso, quase relaxante. Bendita copa!
O hobby sazonal de crianças e adultos volta com força a cada quatro anos, seguindo o ritual antigo, mas também exige responsabilidade com o meio ambiente.
Vamos de informação importante:
Sabe aquele papel branco que serve de base para o adesivo, por exemplo? Ele é reciclável e não deve ser jogado no lixo comum. O papel branco tem nome: liner. E, se você parar para analisar, é usado por aí em todo tipo de adesivo. De forma resumida, há dois tipos: o de papel e o sintético - e ambos recebem o mesmo tratamento de reuso.
Na zona oeste da capital, a gestora ambiental Patricia Meirelles e o economista Sergio Talocchi iniciaram um projeto de coleta dos liners pela região metropolitana do estado. A princípio, o casal só queria fazer a coleta no prédio onde moram. A divulgação, no entanto, fugiu do controle na internet e acabou virando um projeto maior.
"Como pais de três filhos, nós vimos a movimentação da troca de figurinhas e pensamos em começar a coletar o liner, pois sabemos a dificuldade de reciclar esses papeizinhos. A ideia era fazer o trabalho só no nosso condomínio ou na escola dos meninos. Só que um mandou um flyer da campanha para um, outro mandou para o outro, e eu acabei recebendo mais de 200 mensagens de WhatsApp só no primeiro dia. Eram pessoas querendo saber como reciclar as sobras das figurinhas em todo o estado de São Paulo, até do Rio de Janeiro", conta Patrícia - Quando a gente diz que tem muita gente engajada no tema é sobre isso aqui!
Já sei, vocês querem saber como participar, né?
O casal pede para que as pessoas separem os liners numa caixa ou num saco plástico. O projeto já tem uma conta no Instagram @movimentosobrenos e pedidos diários de coleta no Whatsapp pelo número (11) 99939-3054.
Vamos falar de From Future, digo consumo consciente…
PATROCINADO
Que 15 de outubro é o dia do consumo consciente isso você já sabe (ou não - rs) e que você a cada dia que passa vai mudando a sua cabeça em relação ao consumo isso eu tenho certeza, até porque você é um assinante da nossa newsletter! ;)
Quer consumir de forma mais consciente e não sabe como, né?
Mas como essa newsletter sempre traz algum tipo de solução, jamais decepcionaria vocês no dia de hoje!
Conheça a From Future, marketplace que possui opções alternativas para que você possa comprar itens do seu cotidiano (e fora dele) de marcas com propósito sócio-ambiental. Lá você vai se surpreender e descobrir que sim, é possível encontrar praticamente tudo que precisamos em versões mais sustentáveis. Ai que sonho!!
Sim pessoal! É isso mesmo! Você não precisa mais ficar buscando novas marcas em diferentes lugares para consumir de forma consciente – pode deixar que a From Future faz tudo isso por nós! Lá é o lugar onde consumidores conscientes encontram marcas conscientes.
Acesse a plataforma e venha conhecer as formas mais criativas de ser consciente. Ao mesmo tempo queremos que você desenvolva o seu próprio estilo de vida consciente, de acordo com seus hábitos, manias, gostos e desgostos.
Durante todo o mês de outubro, a From Future está trazendo vários conteúdos exclusivos sobre o tema e algumas ferramentas que podem nos ajudar a criar novos hábitos - você não vai querer ficar de fora.
incluir botão para o site e para o insta (para acompanhar os conteudos de consumo consciente)
Jovem de 16 anos usa resíduos de açaí para construir filtro que garante água limpa a comunidades do norte do Brasil
INSPIRE-SE
Estudante de Química no Instituto Federal de Rondônia, David Henrique, de 16 anos, foi provocado a pensar inovações simples que pudessem ajudar cidades de todo o mundo a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O desafio fazia parte de um programa internacional de bolsa de estudos, o AFS Global STEM Academies, mas levou David a pensar a respeito de uma realidade local. Esses programas tem nosso coração!
É na região norte do país que estão localizados todos os municípios brasileiros com pior índice de acesso à água potável, segundo último relatório do Instituto Trata Brasil sobre o tema. A comunidade onde David nasceu é um desses lugares, o que fez o jovem viver na pele todos os desafios que o consumo de água insalubre pode trazer para a vida de uma pessoa.
Mas como transformar essa realidade? David foi buscar a resposta na natureza. Provocado pelo AFS Global STEM Academies, ele idealizou um filtro de água feito com o caroço do açaí – fruto típico da região norte do país.
Do processo de extração da polpa do açaí, cujo consumo é bastante popular em todo o Brasil, sobra, entre outros resíduos, o caroço. E é exatamente ele que David usou como matéria-prima para produzir um carvão ativado capaz de purificar a água. O filtro necessita ainda de outros três materiais, também bastante abundantes na região: algodão, pedra e areia.
Com esses elementos, o garoto criou a inovação, capaz de filtrar da água insalubre todas as suas impurezas. Para garantir que o recurso se transforme em potável, o toque final é um banho de 15 minutos em luz ultravioleta – etapa que, no projeto de David, acontece por meio de uma bateria que pode funcionar à base de luz solar. Tudo foi pensando!
A ideia foi reconhecida por uma banca de especialistas em Impacto Social da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e garantiu a David uma das vagas do AFS Global STEM Academies para um intercâmbio no Egito.
O menino aprendeu um monte sobre inovação social na viagem e agora trabalha para aprimorar sua ideia e encontrar investidores que topem patrocinar o filtro de caroço de açaí, a fim de levar água potável às comunidades do Norte que ainda não têm acesso ao recurso. Voa, David!