Compras mais sustentáveis?

Em uma semana de Black Friday, como os brasileiros estão se comportando em suas compras? Confira o meionews de hoje! 📲

O que você vai ver hoje?

💰Os brasileiros estão sendo mais sustentáveis em suas compras?
🌡️Se agora já está quente, imagine com mais 3ºC🥵
🛬United Airlines aposta em combustível sustentável e carros voadores para descarbonizar viagens

Os brasileiros estão sendo mais sustentáveis em suas compras?

BRASIL

Imagem | Exame

🔎Em plena semana de black friday, trouxemos algo para conscientizar: o consumismo que pode afetar negativamente o meio ambiente. Porém, também trouxemos algo para te inspirar: a pesquisa Future Consumer Index, da EY, mostrou que 73% dos brasileiros estão profundamente preocupados com a fragilidade do planeta.

  • Sabe o que isso significa? Que o modelo de consumo no Brasil vem mudando e elevando as opções sustentáveis. A pesquisa também mostra que 60% das pessoas estão adotando um modelo de vida ambientalmente consciente e 71% pretendem prestar mais atenção no impacto ambiental causado pelo seu consumo.

♻️A mudança no estilo de consumo também se reflete no modelo de vida, com isso, 77% dos brasileiros usam sacolas reutilizáveis, 93% tentam economizar água, 73% tentam reduzir as emissões e 80% reciclam ou reaproveitam produtos após o uso.

Essa mudança também se reflete no bolso das pessoas, enquanto 60% acreditam que custa muito comprar produtos sustentáveis, 46% estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Grande parte, cerca de 74%, apostam na economia de dinheiro para investir nesses produtos.💸

As decisões estão sendo mais conscientes também, uma vez que 66% compram com base no impacto do produto no ambiente e 68% no impacto ético, fora que 73% estão adotando alternativas e produtos sustentáveis.

  • Nossa dica: com base nessa pesquisa, compre consciente! Pesquise bem antes de comprar seus produtos, principalmente nessa época de black friday, para não investir errado e não cair em pegadinhas!

Assuntos relacionados:

Se agora já está quente, imagine com mais 3ºC 🥵

MUNDO

Imagem | Notícias de Belford Roxo

O Programa Ambiental das Nações Unidas (ONU), o PNUA, divulgou um novo estudo sobre as projeções acerca da elevação da temperatura global e mostrou que no caminho que estamos seguindo hoje, até o final do século, as temperaturas mundiais podem aumentar em até 3ºC.🔥

  • Contextualizando: o estudo saiu logo após a notícia de que alcançamos 2ºC a mais nas temperaturas que eram marcadas no século 19

De acordo com o relatório, as causas são as ações humanas e para reverter esse quadro, precisamos adotar medidas drásticas de combate aos combustíveis fósseis, e investir na transição energética e na remoção do carbono. E tudo isso deve atingir a porcentagem de diminuição de no mínimo 28% até 2030 para permanecermos com o aumento de 2ºC até 2100.

☀️Se quisermos voltar ao patamar que tínhamos antes, de 1,5ºC, precisamos ter uma queda de 42% até o fim da década. Porém, o relatório da ONU ainda mostra que:

Nenhum dos países do G20 está reduzindo emissões a um ritmo consistente com as suas metas de emissões líquidas zero. Mesmo no cenário mais otimista, a probabilidade de limitar o aquecimento a 1,5°C [até 2100] é de apenas 14%

Apesar das projeções negativas, o estudo mostra que ainda é possível limitar o aumento de 1,5°C nas temperaturas se a transição energética se tornar mais eficiente e acabar de uma vez com os combustíveis fósseis.

Assuntos relacionados:

United Airlines aposta em combustível sustentável e carros voadores para descarbonizar viagens

EMPRESAS

Imagem | Exame

✈️A descarbonização do transporte é uma pauta que preocupa grandes empresas. No caso da United Airlines ela vem apostando em estratégias que reduzam em 50% suas emissões de gases de efeito estufa, escopos 1, 2 e 3, até 2030. 

E para isso, suas alternativas são: o desenvolvimento de um combustível aéreo sustentável (SAF, em inglês) e a compra de 400 carros voadores movidos a energia elétrica. Ainda, a empresa prevê manutenções nas aeronaves que as tornem mais tecnológicas e promovam avanços na eficiência de combustível. Com isso, as aeronaves das gerações até 2050 terão 30% mais eficiência.

⛽Como estratégia de neutralidade de carbono, a empresa adota medidas operacionais, como rotas mais eficientes e uso de energia renovável, considerando ainda a futura adoção do SAF. Um dos maiores desafios da United para o desenvolvimento do combustível é a limitação do fornecimento de matérias-primas

Essas alternativas foram embasadas cientificamente pela Science-Based Targets (SBTi), que analisou as metas da empresa e certificou a conformidade com trajetórias científicas para limitar o aquecimento global

Dentro da própria empresa também são adotadas e revisadas constantemente ações de ESG por meio de comitês e a troca de experiências com stakeholders. Toda a estrutura da United vem se reinventando para promover atitudes mais sustentáveis em toda a sua governança.

Assuntos relacionados: