- meionews 🌎
- Posts
- Como seria?
Como seria?
Bom dia pessoal! Para começar o dia, vamos de reflexão. Me digam uma coisa: se todo mundo ficasse na cama segunda-feira por causa do friozinho… como seria?
Rumo ao ouro
MUNDO
(Reprodução: Freepik)
Olha elaaaaa…. A Noruega agora é o país que mais utiliza energia renovável no mundo. Ela é líder em energia renovável de acordo com a porcentagem de uso energético, que alcançou os 56%.
Quem é o segundo? você deve estar se perguntando… É o Brasil!!
Estamos com 45% de uso de energia limpa. Quase lá né? Enquanto que aqui somos famosos por nossos biocombustíveis, 45% do abastecimento dos noruegueses vem das hidrelétricas uma vez que lá há muitos vales e rios, e aumento das chuvas tornou esse meio de obtenção de energia ainda mais viável.
No clima das olimpíadas, vemmmmm ouro!
Chega de falar deles, é nossa vez de brilhar. O Brasil é o segundo colocado mundial no que diz respeito à energia sustentável, mas somos líderes na fabricação e utilização de biocombustíveis e resíduos energéticos, além da energia solar, eólica e hidráulica.
Já o terceiro colocado no pódio (ficou com a medalha de bronze- rs) é a Nova Zelândia que lidera no uso de energia eólica e solar. Os nossos amigos kiwis tem uma localização privilegiada no “Roaring Forties”, que é um conjunto de fortes e constantes ventos.
Curiosidade: os neozelandeses ganharam o apelido de kiwi, pois a ave de mesmo nome é o símbolo de seu país.
Ps: estamos falando sobre energia renovável. Você sabe a diferença entre energia renovável e energia limpa? Clique aqui e te explicamos.
O que mais tem de interessante no mundo?
Eu tenho uma boa e uma má notícia
BRASIL
Começando pela boa notícia, afinal ninguém merece notícia ruim em plena segunda-feira.
Animais ganham ponte segura para atravessar
Abre alas que eles vão passar: A PlantVerde, uma startup brasileira, concluiu um projeto para uma ponte verde para que animais silvestres possam “atravessar a rua” em segurança.
Essa ponte é uma passagem feita com a fauna local, acima da Rodovia Nova Tamoios. Essa é uma compensação ambiental para a restauração florestal. O financiamento veio da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e mais de 40 profissionais entre trabalhadores rurais, coordenadores e fiscais de obra foram responsáveis por tornar isso real. Afinal, nossos animaizinhos merecem atenção.
Foram priorizadas as espécies nativas que bordeiam a floresta. Dessa forma, foram utilizadas 18 espécies arbóreas nativas, e entre essas espécies pelo menos seis delas estão em risco de extinção, como o cedro-cheiroso.
Como diria É o Tchan: Passa leão, passa andorinha quero ver você passar em cima da pontinha. rs
Vem ouvir a música para ler o resto das notícias!
Agora uma notícia não tão boa, mas ainda sim necessária.
Nada de novo por aqui
(Reprodução: Daniel Beltra/Greenpeace/Divulgação
A Amazônia registra mais de cinco mil focos de queimadas só neste mês de julho, ainda que exista o decreto proibindo o uso do fogo para desflorestar áreas de gado.
Olha o paparazzi: O Greenpeace sobrevoou as áreas em chamas e fotografou tudo, flagrando manadas de gado nas áreas recém queimadas. Bendito paparazzi, né? rs
Não é só aqui: Incêndios na Turquia e na Grécia, devastaram zonas florestais. Foram necessários 16 aviões, 51 helicópteros e mais de 5.000 operacionais para combater os incêndios, que já deixaram mais de 10 mil pessoas desalojadas.
Aproveitando a onda de crime ambiental... estamos GRILADOS
Outro ponto a se discutir é a aprovação do projeto de Lei “Grilagem”. Esse PL (projeto de lei) regulariza a ocupação indevida de terras públicas e facilita o desmatamento ambiental. Ele já teve autorização parlamentar e segue para o Senado.
O Greenpeace disse em carta aberta que esse projeto é a legalização do roubo de terras públicas, segue um trecho da carta:
“Ao invés de prevenir e combater o crime ambiental e esquemas organizados por grandes ladrões de terras públicas, a Câmara legaliza o que é ilegal”.
Quem concorda, respira - rs
O que mais tem de interessante no Brasil?
Não tem tomada do lado da cama? A parede vai carregar seu celular
INOVAÇÃO
Pesquisadores da Universidade Técnica Chalmers, na Suécia, estão criando um protótipo de bateria ecológica à base de cimento. É, cimento, de construção mesmo.
Pode parecer absurdo, mas pode dar muito certo. Os pesquisadores do Departamento de Arquitetura e Engenharia Civil, adicionaram pequenas quantidades de fibras de carbono em uma mistura à base de cimento. A capacidade da bateria ainda é considerada baixa, mas espera-se que o grande volume de uma construção supere essa limitação.
Já imaginou a parede da sua casa carregar seus eletrônicos? Isso que eu chamo de idade da pedra.
O fato da bateria ser recarregável é apenas mais um ponto positivo. Um mar de ideias já estão surgindo, como a possibilidade de acoplar isso a um painel de energia solar, sendo uma fonte de energia totalmente limpa e autossuficiente. Um sonho, né?
Mas nem tudo são flores… Ainda existem alguns desafios pela frente como a extensão da vida útil da bateria e o desenvolvimento de formas de reciclagem.
O concreto é muito durável, ele suporta em torno de 50 a 100 anos, e as baterias deverão corresponder a isso, ou devem ter uma forma fácil de ser substituída e reciclada ao final de sua vida útil.
Estamos daqui torcendo para dar tudo certo. Rumo ao futuro!
Desafio da semana
COMECE POR VOCÊ
Você sabia que os dez municípios campeões de gases de efeito estufa (GEE) do Brasil emitem juntos 172 milhões de toneladas brutas de gás carbônico.
Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: vá de bicicleta!
Vá a pé, de bicicleta, de patins, de patinete, de carona solidária, de ônibus, acredite se quiser é melhor do que carro.
E não se esqueça de postar uma foto no Instagram, usando a hashtag #SemCarroNaRua e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!
Abrigo compra 27 cadeirinhas de rodas para cães com deficiência motora
PRÊMIO BOM EXEMPLO
Uma ONG da província de Chonburi, na Tailândia, adquiriu em torno de vinte e sete cadeiras de rodas para os cãezinhos deficiente que foram acolhidos por ela. Bastou colocá-las nos cães que eles saíram correndo felizes. Todos eles foram vítimas de acidentes automobilísticos. Vamos ter cuidado com os doguinhos, minha gente!
Quer saber tudo sobre a noticia acima? Acesse o nosso Instagram e acompanhe toda essa história linda!