- meionews 🌎
- Posts
- Começo ou recomeço? 🌍
Começo ou recomeço? 🌍
Toda semana nos deparamos com eventos bons ou ruins para natureza, mas o que não nos damos conta é que fazer o certo para ajudar a preservar o nosso futuro pode começar a qualquer momento.
Declaração de Belém entre os Estados é assinada durante Cúpula da Amazônia
MUNDO

📑E foi pensando neste recomeço que o Brasil realizou, na última semana, a Cúpula da Amazônia, evento que reuniu os chefes de Estado de oito países para discutir diretrizes da proteção e do desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Desse encontro entre o Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, saiu a Declaração de Belém que reafirma a cooperação amazônica junto dos chefes de Estado.
E tem mais: o documento assinado foi produzido com a colaboração da sociedade civil e tem o objetivo de promover os direitos dos povos indígenas e de comunidades tradicionais e locais, a igualdade de gênero e combate a discriminações.
Ainda mais importante, a cooperação busca soluções para evitar o ponto de não retorno da Floresta Amazônica. 🌱
Uma pesquisa recente mostrou que esse fato que antes parecia tão distante, pode estar bem próximo. Esse colapso pode acontecer já em 2029 e significa que a floresta não teria mais condições de se renovar naturalmente por causa das intensas queimadas e desmatamento.
Assim, a Declaração de Belém será um mecanismo de incentivo ao policiamento e à proteção dos direitos humanos, ao desenvolvimento sustentável e financeiro da região. Bem como a eliminação do tráfico e o apoio ao empreendedorismo, à pesquisa e ao gerenciamento dos recursos naturais.
Mas um ponto negativo foi que o documento não pautou assuntos importantes como o fim do desmatamento e a extinção dos planos de exploração de petróleo na região.
Assuntos relacionados:
Tecnologia cria hidrogênio a partir do etanol para abastecer veículos
INOVAÇÃO

Em busca de soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, a Shell inaugurou a primeira estação do mundo de abastecimento com hidrogênio renovável feito a partir do etanol na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP). ⛽
O que isso significa? O hidrogênio é um gás com bastante potencial para servir como combustível, mas para alcançá-lo, é necessário muito gasto de energia, o que pode gerar muito carbono. A iniciativa busca o hidrogênio verde, ou seja, em que sua produção não gere carbono, por meio da transformação do etanol.
Assim, a instalação dessas estações busca transformar o etanol em hidrogênio de forma fácil e segura, visto que no Brasil a fabricação de etanol é algo comum e fácil.
A ideia surgiu com uma parceria com a empresa Raízen, produtora de etanol. Se os primeiros testes derem certo, a ideia é deixar o hidrogênio mais próximo dos consumidores.
🚘Além disso, os testes serão feitos em um veículo da marca Toyota e busca resolver problemas como os pesos das baterias dos carros elétricos e a reutilização do etanol de segunda geração, ou seja, feito de resíduos.
E por que fazer isso? Levar o etanol dentro dos caminhões tanque para os postos é mais rentável do que distribuir o hidrogênio pronto. Fora que o custo para transformar o etanol em hidrogênio é baixo e replicar a tecnologia ainda é fácil.
A Shell explica que a partir deste projeto será possível distribuir o etanol em todo o Brasil para os postos poderem converter e abastecer os carros de forma rápida, segura e sustentável.
Assuntos relacionados:
Ondas de calor atingem o hemisfério sul em pleno inverno
MUNDO
😰 Lembra dos dias mais quentes do mundo que bateram recordes esse ano? Começaram agora as ondas de calor intenso no hemisfério sul em pleno inverno!
As temperaturas no norte da Argentina e do Chile são parecidas com aquelas encontradas no verão. Ainda, algumas cidades localizadas nos Andes estão com temperaturas maiores que 35ºC.
Meteorologistas estão dizendo que esse é um dos eventos climáticos mais extremos que a América Latina vem vivendo. É de se impressionar que em pleno inverno as montanhas dos Andes estejam chegando a 38ºC, isso porque na mesma altitude, o sul da Europa teve temperaturas menores no meio do verão.
❄️🔥Fora que essa onda de calor está acelerando o derretimento da neve abaixo de 3 mil metros, o que pode levar a consequências ainda maiores durante a primavera e o verão.
Cientistas explicam que o fenômeno climático El Niño em conjunto com as mudanças climáticas causadas pelos homens podem levar a climas ainda mais extremos. Com isso, cidades do Brasil, Argentina e Uruguai estão batendo recordes de temperatura.
🌦️ Eles alertam que nos próximos anos as temperaturas tendem a ficar ainda maiores, o que pode ocasionar tempestades severas na Amazônia e em outras partes do norte do continente, fora mortes e outros desastres.
Assuntos relacionados:
Lei que retoma Minha Casa, Minha Vida incentiva a energia fotovoltaica
ENERGIA LIMPA
Mais um ponto para o Brasil! O programa Minha Casa, Minha Vida agora voltou com uma lei que incentiva a energia solar nas casas. ☀️
A Lei 14.620/2023 além de retomar o programa, prevê os custos da instalação de equipamentos fotovoltaicos às casas dos conjuntos habitacionais.
E essa novidade chega dentro do contexto de expansão do Brasil de geração de energia a partir de placas solares: no final de julho, o país ultrapassou a marca de 22,5 gigawatts de energia elétrica gerada a partir dos equipamentos instalados em casas, comércios, indústrias, prédios públicos entre outras construções.
🏡 Junto a isso, a lei chega para democratizar o acesso à energia limpa para consumidores de baixa renda, uma vez que a tecnologia ainda diminui as contas de energia das casas e aliviará o orçamento das famílias.
Isso pode significar a redução de até 85% na conta de luz dos participantes do programa em 2023, e de 65% até 2028. 💰
A lei ainda prevê o treinamento de lideranças locais para operação e manutenção dos equipamentos solares, além de possibilitar perspectivas reais de melhorar a alimentação, saúde, educação, transporte e qualidade de vida da população.
Assuntos relacionados: