Comece a semana ganhando

Surpresa! A onda eco, empresa de produtos de limpeza ecológica, presenteou essa semana nossos amados seguidores com 15% de desconto + frete grátis para todo o Brasil. Cupom: MEIOSUSTENTAVEL15

Sem mais carros na rua

MUNDO

Você já levou multa por excesso de velocidade? Lá em Paris está bem possível de acontecer, já que o governo limitou a velocidade de cerca de 60% de sua área central a 30 km/h, e se aplicará a cidade toda, mas algumas vias principais como a Champs-Élysées terá o limite de 50 km/h. 

  • Mas por que isso?As autoridades acreditam que essa será a forma mais eficiente de diminuir o trânsito, já que vai estimular caminhadas, ciclismo e o uso de transporte público.

Consequentemente vai diminuir o impacto no meio ambiente, além de reduzir acidentes automotivos e a poluição sonora. A intenção é boa, mas será que agrada a todos? 

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no cargo já no segundo mandato de seis anos, já retirou de circulação antigos carros a diesel, construiu quilômetros de ciclovias e livrou as margens do rio Sena dos carros. 

Vale lembrar que essa medida não é “antiautomovéis”, a intenção é limitar o números de carros nas ruas às viagens essenciais. Nas primeiras semanas a aplicação de multas será flexível, mas após o período de adaptação será cobrado dos motoristas. As cidades de Bordeaux, Estrasburgo e Toulouse também vão aderir ao projeto. 

O que foi mais relevante no mundo?

O sol, vê se me ilumina

BRASIL

No meio de uma crise energética, toda ideia é bem vinda.

A Elera Renováveis, antiga Brookfield Energia Renovável, inaugurou nesta última quinta-feira (2 de setembro), o Complexo Solar Alex, que servirá como um reforço na produção de energia elétrica, com capacidade de 360 MW, ele será capaz de abastecer cerca de 970 mil residências.

Sobre o complexo Solar Alex: O empreendimento ocupa área de 830 hectares, equivalente a mais de 800 campos de futebol e gerou cerca de 1.600 empregos diretos e 3.000 indiretos durante sua construção.

Foram investidos 950 milhões de reais sendo o primeiro parque solar da empresa a entrar em operação e fica entre os municípios de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte.

A Elera Renováveis faz parte do grupo Brookfield Asset Management, que opera já a mais de 100 anos e conta com 100 mil funcionários operacionais em 30 países espalhados pelo mundo. Ela implemento

u nos últimos anos um plano para expandir seu parque de maneira rápida e inovadora a partir de fontes de energia renováveis, como solar ou eólica. 

Vamos de dados...A Elera investirá quase R$ 4 bilhões em novos projetos hídricos, eólicos e solares até 2023. 

O que também foi destaque no Brasil?

Alô Ambev...

INOVAÇÃO

Bebendo com a consciência tranquila. A Ambev divulgou uma nota de que o equipamentos que resfriam, como geladeiras, freezers, frigobares, cervejeiras, etc; são responsáveis por aproximadamente 7% da emissão de gases poluentes, por isso a empresa decidiu investir em eco coolers, para reduzir o consumo energético e garantir emissão de gases menos poluentes. 

Esse projeto iniciou em 2008, com a transformação de mais de 660 mil refrigeradores comuns para equipamentos mais sustentáveis. Até o momento 70% dos equipamentos já foram substituídos por eco coolers, a meta é alcançar 100% até 2025. 

  • Resultado: Mesmo ainda não tendo toda a substituída, já foram reduzidos pelo menos 33 mil toneladas de gases tóxicos por ano, e economia de energia de 50%.

Além disso, a Ambev reaproveitou cerca de 172 toneladas de alumínio, 19 mil toneladas de ferro e 314 toneladas de cobre. De acordo com Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de suprimentos e sustentabilidade na Ambev, a empresa transformou esses materiais, deu um novo destino e também utilizou disso para inovar a produção. 

  • “Temos apostado no desenvolvimento sustentável dos refrigeradores utilizados em pontos de venda e estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. Com a transformação ecológica destes equipamentos reduzimos as emissões de gás carbônico no meio ambiente, algo que se assemelha ao que 4.360 carros geram em um ano``, diz Figueiredo. 

Iluminação natural 

COMECE POR VOCÊ

Ainda estamos todos preocupados com a crise hídrica, os apagões e o racionamento de água. Estamos enfrentando a pior crise em 91 anos, e ela ainda foi agravada pelo acionamento tardio de usinas termelétricas.

Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: Apague a luz.

Use mais luz natural, apague as luzes dos cômodos em desuso. Não utilize ar condicionado e ventiladores, vá para a rua sentir o vento natural; tire os aparelhos eletrônicos das tomadas, 

E não se esqueça de postar uma foto no instagram, usando a hashtag #ApagaALuz e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!

Voluntários retiram 18 toneladas de lixo do rio

PRÊMIO BOM EXEMPLO

Uma gincana organizada por um mutirão do bem com o objetivo de recolher entulho de um dos principais cursos d’água da região Nordeste, que é o Rio Capibaribe atingiu cerca de 100 voluntários e pescadores de Recife, que recolheram 18 toneladas de resíduos, entre eles haviam geladeiras, cadeiras, colchões e televisões, além de mais de 400 garrafas pet.

Foram retirados 40 sacos de garrafas de vidro, e o vencedor da gincana juntou sozinho 1,724 tonelada de lixo, e ganhou o prêmio de 500 reais. Mais do que merecido né?