- meionews 🌎
- Posts
- CO2 agora é aliado?
CO2 agora é aliado?
O coitado do gás carbônico, quase sempre apontado como vilão, está prestes a virar herói. Vem entender essa reviravolta surpreendente no meionews de hoje
O que você vai ler hoje:
🔬 Cientistas brasileiros transformam CO₂ em combustível limpo e barato
🐐 Em Mataró, cabras são as novas "bombeiras" para combater incêndios florestais
🦌 Colorado desvia o trânsito e constrói a maior ponte do mundo para animais
💍 A maior fábrica de alta joalheria do mundo é italiana e sustentável
Cientistas brasileiros transformam CO₂ em combustível limpo e barato
TECNOLOGIA
Você já imaginou o gás carbônico, um dos vilões do aquecimento global, se tornando a solução para um dos maiores desafios da transição energética? A equipe de cientistas brasileiros do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), uma parceria entre a FAPESP e a empresa energética anglo-holandesa Shell, alcançou esse grande feito.
Eles desenvolveram uma tecnologia inovadora capaz de converter dióxido de carbono (CO2) em metanol, um combustível limpo e versátil, que pode abastecer veículos de grande porte, como navios, carros e caminhões.
O processo desenvolvido pelos pesquisadores utiliza um fotocatalisador, um material capaz de converter luz solar em energia para impulsionar reações químicas. Com ele, o CO2 e a água são combinados, formando o metanol.
A grande vantagem é que a tecnologia é de baixo custo e alta eficiência, podendo ser replicada em larga escala. A expectativa é que, em um futuro próximo, essa tecnologia possa ser implementada em usinas termelétricas e siderúrgicas, transformando as emissões de CO2 em uma fonte de energia limpa.
Em Mataró, cabras são as novas "bombeiras" para combater incêndios florestais
MEIO AMBIENTE
A cidade de Mataró, na Catalunha (Espanha), encontrou uma solução inusitada e ecológica para combater incêndios florestais: um rebanho de cerca de 300 cabras. Em um projeto-piloto financiado pela União Europeia, os animais estão sendo usados para limpar a vegetação seca, que serve de combustível para o fogo, criando assim barreiras naturais contra as chamas.
A estratégia, que resgata práticas de pastoreio antigas, tem se mostrado eficaz, pois as cabras comem todo tipo de vegetação, incluindo plantas espinhosas e de difícil acesso para máquinas. O projeto, liderado por pastores nômades, não só ajuda a proteger a cidade, mas também contribui para a sustentabilidade e valorização de uma profissão tradicional.
Apesar de ser um trabalho exigente, a iniciativa já é considerada um sucesso pelas autoridades locais e deve ser permanente. A ideia já é usada também em outras regiões, como na Califórnia, mostrando que, em alguns casos, a natureza pode ser a melhor aliada no combate às mudanças climáticas. 🐐🌎
Colorado desvia o trânsito e constrói a maior ponte do mundo para animais
MEIO AMBIENTE
Cansado de ver a fauna pagando o preço do progresso, o Colorado está erguendo a maior ponte do mundo exclusiva para animais silvestres. Com mais de 60 metros de comprimento e 61 de largura, a estrutura liga áreas verdes separadas pela rodovia I‑25 e promete reduzir drasticamente os atropelamentos.
E está funcionando: a estimativa é de queda de 90% nas colisões com animais, que antes ocorriam quase diariamente. O projeto, que será concluído até dezembro, mostra como a infraestrutura inteligente pode proteger tanto a vida selvagem quanto os motoristas. 🦌
Além de segura, a travessia é verde até no topo: a ponte está sendo coberta com vegetação nativa, integrando-se ao ecossistema local e incentivando o uso pelos animais.
A maior fábrica de alta joalheria do mundo é italiana e sustentável
ESG
A tradição e o luxo da alta joalheria ganham um novo capítulo na Itália. A Bvlgari inaugurou em Valenza, na região de Piemonte, aquela que se tornou a maior fábrica monomarca de joias do mundo. Mas o que a torna tão especial não é apenas o tamanho, e sim a forma como a empresa uniu artesanato de excelência com um forte compromisso com a sustentabilidade e a inclusão.
A chamada "Manifattura Bvlgari" é um projeto de longo alcance que reforça a visão da marca de supervisão de todo o processo de produção, desde a matéria-prima até a peça final. Com mais de 33.000 m² e 1.100 funcionários, a fábrica conta com 4.100 painéis solares que cobrem 50% de sua necessidade energética.
A Bvlgari também investiu na formação de novos talentos, inaugurando a "Scuola Bvlgari", uma academia para artesãos que, além de preservar a tradição do "Made in Italy", promove a inclusão de profissionais de 31 nacionalidades diferentes.
A fábrica mostra que é possível inovar e crescer no mercado de luxo sem abrir mão da responsabilidade social e ambiental, provando que excelência e sustentabilidade podem, e devem, andar de mãos dadas. O projeto impulsiona a economia local e estabelece um novo padrão para a indústria de joias. 💍💎



