- meionews 🌎
- Posts
- Chuvinha boa
Chuvinha boa
Se você é do time que vê uma chuvinha e pensa logo em maratonar séries e filmes, tamo junto! Mas antes disso, está permitido entender mais sobre sustentabilidade no Brasil e no mundo! Vamos nessa.
O Tâmisa é o último que morre.
Mundo
O ditado pode estar errado, mas ele não foi o único. Após ser declarado biologicamente morto, o rio Tâmisa, localizado no sul da Inglaterra e desaguando no mar do Norte (tecnicamente é o Oceano Atlântico), foi flagrado contendo várias espécies de peixes, que incluem peixes comuns, focas, cavalos marinhos, enguias e até tubarões. Que?
Tubarão no rio? Sim, uma espécie pequena e venenosa de tubarão foi avistada no Tâmisa. Esta espécie geralmente fica em águas mais profundas, mas especialistas acreditam que eles tenham “saído para caçar”. Devido a recente ressurreição do rio, esses peixes foram em busca de alimento, e as águas salgadas que banham a Inglaterra dão um bom habitat.
Esse “renascimento” mostra o quão positivo está sendo o processo de despoluição do rio, que hoje é a casa de mais de 100 espécies de peixes. A Zoological Society of London (ZSL) vem trabalhando desde 2003 para a recuperação do Tâmisa, e um grande informativo é a presença das focas. As focas são um dos maiores predadores da cadeia alimentar, ou seja, significa que há fonte de alimentação.Foca nisso (desculpa leitores, não consegui me segurar)
Mas nem tudo são flores… O Tâmisa ainda recebe parte do esgoto da Inglaterra, mas isso vai mudar. Uma rede de esgoto será construída e cerca de 95% do esgoto que deságua no rio será desviado, as obras estão previstas para acabar em 2025, e espera-se que o impacto disso sobre a qualidade da água seja imenso.
O que mais foi destaque no mundo?
Mais uma da energia solar
Brasil
A gente não se cansa de falar dessa coisa maravilhosa que é o sol. É hora dos mineiros brilharem! Minas Gerais bateu o recorde nacional de produção de energia solar. Que trem doido sô.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado de Minas alcançou e ultrapassou a marca de 2 GigaWatts de potência fotovoltaica instalada e em operação. Desde 2012 o investimento em energia solar vem sendo um pioneirismo dos mineiros. Foram gerados mais de 60 mil empregos, além de garantirem um investimento de mais de 10 bilhões de reais, que ajudaram a passar pelo período de recessão econômica que afetou o Brasil. O estado do pão de queijo dando o que falar.
Não são só as grandes indústrias que estão mantendo esse recorde não, vários pequenos e médios sistemas de geração foram e estão sendo a fonte de energia primária do estabelecimento, tais como casas, apartamentos, lojas, indústrias, entre outros. Dá até um orgulho da nossa terrinha.
O que mais foi destaque no Brasil?
Batatinha quando nasce vira sacolinha
Inovação
Muita gente ainda não usa a ecobag, então isso é muito importante. Um estudante brasileiro, olha a gente brilhando de novo, desenvolveu um plástico sustentável e biodegradável a partir da batata.
O projeto, que não só servirá para a produção de sacolas biodegradáveis, mas outros produtos de plástico também, foi feito por um adolescente do Ceará com a tutoria de um professor. O plástico foi pensado e estudado por três anos, durante o seu ensino médio.O que você fez durante o seu ensino médio…ok, não precisa responder - rs
Com o seu projeto, Matheus Brito foi convidado a participar da maior feira de engenharia da América Latina, o FEBRACE. A escola de Matheus em Juazeiro do Norte, Colégio Paraíso, além de orientar o estudante ao lado do professor Leonardo Sousa, escreveu em seu site que “As descobertas científicas dos nossos alunos nos enchem de orgulho!”. Foi um recado geral, mas sabemos para quem foi, né? Alô Matheus…
Não foi só a oportunidade de participar de um grande evento que ele ganhou não, Matheus também foi matéria na revista e-Ciência na categoria de “Iniciação Científica Júnior”. No futuro o garoto espera e está realmente confiante que seu produto será utilizado na fabricação de sacolas plásticas. Vamos esperar grandes coisas desse pequeno cientista!
A onda faz eco.
Patrocinado
Se você não usa Onda Eco ainda, você não é seguidor do Meio Sustentável!
Não é nenhuma novidade por aqui que a qualidade e inovação dos produtos é incrível, e nem todas as ações sustentáveis e socialmente positivas promovidas por eles. Uma marca completa, né?
Embalagens possuem o Selo Eu Reciclo são feitas de plástico reciclado, retirado do litoral e dos oceanos.
Sistema B
Produtos de limpeza ecológicos, produzidos 100% a partir de ingredientes naturais, à base de plantas e biodegradáveis
Produtos veganos com o certificado SVB.
Não faz mal para o seu pet e nem para a sua saúde
Agora Onda Eco promoveu um evento com o propósito de neutralizar a emissão de carbono. Com a contribuição de parceiros, foram plantadas 250 mudas de árvores nativas para compensar a emissão de carbono da empresa no ano de 2020. Dá até um quentinho no coração.
Além da jardinagem, houve um momento para meditação e discussões sobre veganismo e hábitos saudáveis. Quer saber mais sobre veganismo? dá uma olhada no site.
Se você ainda não conhece, não usa ou nunca ouviu falar de Onda Eco, você precisa dar uma olhada no site deles e trocar todos os seus produtos de limpeza. A marca que ajuda a limpar a sua casa sem sujar o meio ambiente! Afinal, não existe planeta B, não é mesmo?
Seja Onda, faça Eco.
Comece por você
Você sabia que: atualmente cerca de 160 mil pessoas estão em situação de rua? Você sabia que existem campanhas solidárias o ano inteiro, em qualquer lugar do Brasil?
Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: Participe de Campanhas
Muitas campanhas solidárias e/ou ecológicas são realizadas em prol da sociedade e do meio ambiente, então seja voluntário. Às vezes as campanhas são feitas ao ar livre, então além de ajudar o próximo e o mundo, você também vai se exercitar. Limpar a praia, recolher o lixo, doar cobertores e agasalhos, distribuição de cestas básicas, vale tudo para contribuir com a comunidade.
E não se esqueça de postar uma foto no instagram, usando a hashtag #SejaVoluntario e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!