- meionews 🌎
- Posts
- Bola na área⚽
Bola na área⚽
E começou a Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023! E já começamos com uma vitória avassaladora! Eai... você também irá apoiara as nossas meninas?
Empresa cria palmilha que aquece ou esfria os pés
ESG

Inovação e sustentabilidade a gente vê por aqui! ✅
Precisamos concordar que ficar com o pé gelado é a pior coisa que tem né? Agora imagine, nesse frio que Deus deu no Brasil, você poder usar um calçado com uma palmilha que deixa o seu pé quentinho?!
Essa solução agora é possível graças ao francês Bruno Aubert que criou uma palmilha inovadora capaz de regular a temperatura dos pés: no frio, quentinhos, no calor, fresquinhos. 🦶
Esse efeito, apesar de já existir no mercado, só acontecia separadamente, ou era palmilha fria ou quente. Agora, o inventor juntou as duas funções por meio dos princípios do ciclo de Carnot, que geralmente é utilizado em ar condicionado para resfriar o ar.
Mas ele foi além: tradicionalmente esse processo é feito com produtos nocivos ao ambiente, mas o francês utilizou o processo na sua invenção utilizando somente a circulação do ar e a pressão dos pés.
Um gênio é um gênio né, meus queridos? 🧠
Em termos técnicos, nosso pé em cima da palmilha atua como compressor de ar e o material se aquece, ao mesmo passo que a hiperelasticidade do produto atua como um expansor que o esfria através de um bocal.
Mas como isso de fato vai funcionar né? A palmilha tem dois lados, é como se o ar ficasse comprimido e esquentasse um lado e esfriasse o outro. Então, cada lado tem uma cor, vermelho e azul, que difere o lado quentinho e o frio.
Assuntos relacionados: 👇🏽
Nova Lei altera CLT para igualdade salarial entre mulheres e homens
ESG / GOVERNANÇA

Girl power! ❤️🔥👊
Mais uma vitória mais que necessária para as mulheres: entrou em vigor a Lei da Igualdade Salarial, nº 14.611/2023, que garante a igualdade salarial entre os gêneros e abre espaço para discussões mais amplas sobre a discriminação.
E tem mais: a partir de agora, empresas com mais de 100 funcionários serão obrigadas, a cada seis meses, a produzirem um relatório de transparência salarial e de critérios remuneratórios.
Relembrar é se decepcionar: de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019, a mulher recebe cerca de 77% a menos que os homens, sendo R$ 1.985 para mulheres frente a R$ 2.555 dos homens. 🤡
Com a Lei, as empresas serão obrigadas a desenvolver planos e metas com prazos definidos para mitigar as diferenças caso sejam encontradas nos relatórios. Além disso, serão supervisionadas por representantes sindicais e dos funcionários.
E digo mais: se não publicar o relatório da vergonha, vai ter que pagar multa sim! O valor é calculado proporcionalmente à folha salarial da empresa, limitada a 100 salários mínimos.
E se for constatado que pessoas no mesmo cargo recebem diferente baseado em sexo, raça, etnia, origem ou idade, a multa pode chegar a 10x mais que o salário reajustado do funcionário, além de pagar os retroativos.
Ou seja, se liga, hein?! A malha fina da Lei de Igualdade está por ai! 🤔
Assuntos relacionados: 👇🏽
Absolut lança garrafas de papel comercialmente após quatro anos de testes
ESG / AMBIENTAL

Boa notícia aos amantes de uma boa vodka: beber nunca fez tão bem! 🥂
Após quatro anos de testes controlados, a Absolut Vodka lançou comercialmente uma garrafa de papel para ser testada durante três meses na rede de supermercados britânica Tesco.
A iniciativa surgiu de uma parceria com a fabricante de embalagens Paboco (the Paper Bottle Company) e as empresas The Coca-Cola Company, Carlsberg, P&G e L’Oréal para desenvolver embalagens mais sustentáveis.
Com isso, surgiu a garrafa de vodka que é composta por 57% de papel e uma barreira de plástico reciclável. E tem mais: a desenvolvedora garantiu que ela pode ser reciclada dentro do ciclo do papel.♻️
O pioneirismo vem no ramo de destilados já que é a primeira vez que esse tipo de garrafa será vendida comercialmente.
Além disso, os três meses de teste irão recolher insights de consumidores, varejistas e parceiros da cadeia de suprimentos para direcionar os próximos passos da Absolut para lançar de vez uma garrafa totalmente biodegradável e comercialmente viável.
O que foi percebido até o momento é que em comparação às garrafas de vidro, as de papel são oito vezes mais leve e suportam as bebidas com o teor alcoólico de 40%.
O design continuará de acordo com o tradicional da marca, mas a empresa acredita que a garrafa tem um potencial de ser reutilizada pelos consumidores principalmente para levarem para festivais.
Aqui no Brasil eu já imagino essa garrafa na prateleira de baixo da porta da geladeira com água gelada para as visitas 😅
Assuntos relacionados: 👇🏽
Olimpíadas de Paris irá utilizar cadeiras de plástico reciclável
RECICLAGEM

Um viva a iniciativas sustentáveis de impacto mundial! 🌍🎉
Por causa da escassez de materiais virgens para fabricar produtos de plástico, a alternativa alcançada foi reciclar o lixo para a produção de cadeiras para a Olimpíada de Paris de 2024.
Ok que não é a melhor das justificativas, mas já que, em comparação às Olimpíadas do Rio em que 40 toneladas de lixo eram retiradas por dia da Baía de Guanabara, a iniciativa tende a reciclar e não descartar ou incinerar o lixo.
♻️Além disso, esses Jogos Olímpicos prometem ser os mais verdes, com iniciativas que inibem a utilização de plásticos de uso único e incentivam as pessoas a utilizarem o transporte público para ver os jogos.
Com isso, os assentos da Arena de Porte de la Chapelle, em Paris, e do centro aquático olímpico de Saint-Denis serão feitos de plástico reciclado, o que gira em torno de 11 mil cadeiras.🏊♀️
O plástico que será utilizado nessa confecção sairá das lixeiras amarelas localizadas em Seine-Saint-Denis, o que corresponderá a cerca de 100 toneladas de plástico reciclável.
Esses materiais serão recolhidos pela empresa de reciclagem Lemon Tri que em parceria com a construtora sustentável Le Pavé, trituram, aquecem e comprimem o plástico para se tornarem folhas que irão até os fabricantes das cadeiras.
Assuntos relacionados: 👇🏽