- meionews 🌎
- Posts
- avanços e retrocessos
avanços e retrocessos
Cada avanço traz novos desafios; é vital aprender com os retrocessos para seguir em frente. O importante é que o progresso prevaleça, e na news de hoje os avanços em direção a um mundo mais sustentável são maiores!
O que você vai ler hoje:
🌍Eleição nos EUA: Clima em jogo com consequências mundiais
🚬Reino Unido declara guerra à poluição com adeus aos vapes descartáveis
🎁Brindes sustentáveis: o segredo para marcas que desejam causar impacto positivo
🌳Rio de Janeiro: o único estado com aumento na cobertura florestal em 39 anos
Eleição nos EUA: Clima em jogo com consequências mundiais
MEIO AMBIENTE
A eleição presidencial americana entre Kamala Harris e Donald Trump trará impactos profundos para o clima global.
👩👨 De um lado, Kamala defende a transição para energias limpas, enquanto Trump mantém uma postura cética, prometendo intensificar a exploração de combustíveis fósseis e reduzir regulações ambientais.
A vitória de Trump significaria aumento nas emissões e uma possível retirada dos EUA do Acordo de Paris, como em seu primeiro mandato.
Com a COP29 marcada para seis dias após as eleições, o resultado ditará o papel dos EUA na diplomacia climática.
Atualmente, as emissões dos EUA caíram apenas 18% em comparação com 2005, bem abaixo da meta de 50% até 2030.
🌱 Kamala apoia políticas como o Green New Deal e a Lei de Redução da Inflação, voltadas para a energia limpa, apesar de ter recebido críticas por comemorar o aumento da produção de petróleo.
🚗 Já Trump prometeu eliminar regras que incentivam a transição para veículos elétricos e reduzir os limites de emissões de CO2 nas usinas, alegando que tais regulamentos afetam a economia americana.
Reino Unido declara guerra à poluição com adeus aos vapes descartáveis
MUNDO
Copyright Kirsty Wigglesworth/AP Photo
Imagine um mundo sem vapes descartáveis, que não podem ser reciclados e poluem o meio ambiente. A partir de junho de 2025, essa será a realidade no Reino Unido, com o governo aprovando uma legislação para banir o uso desses produtos. A medida, que visa proteger o meio ambiente e a saúde dos jovens, representa um marco na regulamentação de e-cigarros.
💬 De acordo com estimativas da ONG Material Focus, quase 5 milhões de vapes descartáveis são jogados fora toda semana, causando um impacto ambiental significativo.
O uso desses dispositivos descartáveis aumentou em mais de 400% na Inglaterra entre 2012 e 2023, impulsionado principalmente por jovens. Uma pesquisa recente revelou que 14% dos jovens adultos (18 a 24 anos) que não são fumantes regulares já começaram a utilizar e-cigarros.
♻️ Para combater esse cenário, a proibição dos vapes descartáveis visa reduzir o descarte inadequado e minimizar o apelo dos dispositivos para crianças e adolescentes. Andrew Gwynne, ministro da Saúde Pública, afirma que essa ação também ajudará a proteger a juventude de produtos que se tornaram populares entre os jovens.
Outros países europeus, como a França e a Bélgica, também seguiram o mesmo caminho, aprovando legislações semelhantes. Embora o vape seja menos prejudicial do que o cigarro convencional, ele não é totalmente inofensivo e só é recomendado pelo NHS para adultos que buscam parar de fumar.
Brindes sustentáveis: o segredo para marcas que desejam causar impacto positivo
PATROCINADO
Imagine receber um brinde que, além de útil, faz bem para o planeta. Incrível, né? 🤩 Isso deveria ser o padrão, no entanto, muitos brindes ainda são feitos de plástico e acabam esquecidos na gaveta, agravando um problema ambiental:
O mercado de brindes movimenta R$ 43,9 bilhões ao ano, e grande parte utiliza apenas plástico.
No Brasil, 3,44 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano, com apenas 1% reciclado.
🌱 Com 81% dos brasileiros adotando hábitos cada vez mais sustentáveis, as empresas precisam buscar alternativas mais conscientes para se conectar com consumidores engajados.
É neste cenário que surge a Catu, uma marca que está transformando o mercado, oferecendo brindes sustentáveis que não apenas divulgam marcas, mas também fortalecem a imagem das empresas como referências em sustentabilidade.
Dentre os vários produtos com propósito estão porta-celulares, chaveiros, porta-copos, e o melhor: todos são personalizáveis.
♻️ Cada produto promove práticas ESG, utilizando madeiras reaproveitadas, gerando empregos locais e mantendo uma baixa pegada de carbono na produção.
Se a sua empresa quer ser reconhecida pela sustentabilidade, nada melhor do que brindes com propósito, certo? Acesse o Instagram da Catu e inspire-se com ideias para transformar seu negócio!
Rio de Janeiro: o único estado com aumento na cobertura florestal em 39 anos
BRASIL

O Rio de Janeiro se destaca no cenário ambiental brasileiro, sendo o único estado a registrar aumento na cobertura florestal nos últimos 39 anos.
🌳 A área de Mata Atlântica cresceu de 30% para 32% do território, o que equivale a 87 mil campos do Maracanã! No entanto, o país perdeu 33% de suas áreas naturais no mesmo período, caindo de 20% para 13%.
🔥 Apesar da boa notícia, o estado enfrenta desafios, como as queimadas que devastaram 2.757 hectares de áreas verdes em setembro.
🔍 O coordenador do MapBiomas, Marcos Rosa, atribui o aumento florestal a políticas de reflorestamento e projetos ambientais consolidados, ressaltando que essas novas áreas ajudam a proteger as nascentes, mesmo que não absorvam tanto carbono quanto florestas mais antigas.
O crescimento vegetal é fruto de um esforço coletivo envolvendo comunidades e organizações, como a recuperação do manguezal na Lagoa de Itaipu, em Niterói.
O Rio está totalmente inserido na Mata Atlântica, com os maiores ganhos florestais em Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Teresópolis. 🌿